A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Colégio PORTINARI 2010 Educação Física ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

2 Introdução Revolução industrial Avanço tecnológico Conforto
Antes da revolução industrial as pessoas eram mais ativas porque viviam constantemente se movimentando no trabalho na escola, em família e nas horas de lazer. Revolução industrial Avanço tecnológico Conforto

3 Paralelo a esse conforto, as pessoas passaram a ficar mais tempo diariamente deitadas ou sentadas adotando um estilo de vida menos ativo e conseqüentemente menos saudável. Com o avanço tecnológico que propiciou o aparecimento de equipamentos que facilitam o trabalho, as tarefas diárias passaram a ser mais fáceis de serem executadas sem gastar muita energia com deslocamentos a pé e trabalho braçal.

4 COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA
Performance Composição corporal Agilidade Flexibilidade Coordenação Velocidade Saúde Resistência anaeróbica Equilíbrio Resistência aeróbica Força e resistência muscular

5 Aptidão Física Relacionada à Performance
Inclui componentes necessários para uma performance máxima no trabalho ou nos esportes de alto rendimento. Aptidão Física Relacionada à Saúde Possibilitam mais energia para o trabalho e o lazer proporcionando menor risco de doenças crônico-degenerativas.

6 ATIVIDADE FÍSICA Qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética que resulte em gastos energéticos acima dos níveis de repouso. Exemplos: os esportes, as caminhadas, as artes marciais, as atividades moderada ( com intensidade entre 65% a 70% da F.C. máxima).

7 APTIDÃO FÍSICA Aptidão que em inglês significa fitness é definida como sendo uma condição na qual um indivíduo tenha energia suficiente para evitar a fadiga e desfrutar da vida de forma mais agradável. É a capacidade dos pulmões e músculos funcionarem de forma eficiente. É a habilidade dos sistemas circulatórios e respiratórios do corpo para prover combustível durante atividade física contínua.

8 Saúde Segundo a OMS (1948), “Saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental, e social e não somente ausência de doença, ou debilidade.”

9 COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA
RELACIONDA Á SAÚDE Força e resistência muscular Força muscular é a medida máxima de força que pode ser produzida por um músculo ou grupo de músculo.

10 Flexibilidade Flexibilidade é a habilidade das articulações movimentarem-se livremente em varias direções.

11 Composição corporal A massa corporal total é composta de massa corporal magra e massa de gordura . A massa corporal magra inclui os ossos, músculos, órgãos e os líquidos.

12 Tempo sentado assistindo
Pirâmide da Atividade Física Tempo sentado assistindo TV e no computador Diminuir Atividades de lazer Exercícios leves 2–3 vezes semana Exercícios aeróbicos Dança e Esportes 3-5 vezes semana Deslocamentos a pé Atividades diárias Todos os dias

13 Benefícios Atividade Física
Controle do Peso Corporal Melhora Mobilidade Articular Diminui Pressão Arterial Benefícios Atividade Física Melhora Resistência Insulina Melhora Perfil Lipídeos Melhora Resistência Física Melhora Força Muscular Aumenta Densidade Óssea AGITA São Paulo

14 Aumenta Auto-estima Diminui Depressão Benefícios Atividade Física
Alivia Stress Mantém Autonomia Melhora Auto - Imagem Reduz Isolamento Social Aumenta Bem Estar AGITA São Paulo

15 acadêmico e vocacional
Aumenta freqüência às aulas Melhora desempenho acadêmico e vocacional Benefícios Fase Escolar Melhora relação com os pais Pessoa responsável Diminui a delinqüência e reincidência Reduz distúrbios de comportamento Diminui uso de substâncias aumenta abstinência

16 Leve à Moderado Moderado Intenso Muito Intenso
BENEFÍCIOS Supra Exercício Esporte Fitness RISCOS Vida Saudável Vida Ativa Leve à Moderado Moderado Intenso Muito Intenso

17 PLANEJAMENTO COM DUAS AULAS POR SEMANA
EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: PROPOSTA COM AULAS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA. AULAS PRÁTICAS E DEMONSTRATIVAS.

18 PLANEJAMENTO COM DUAS AULAS POR SEMANA
EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL I: PROPOSTA COM AULAS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA. INICIAÇÃO A GRANDES JOGOS E JOGOS COM REGRAS APROPRIADAS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. AULAS PRÁTICAS COM INICIAÇÃO AOS ESPORTES DE QUADRA CONFORME ESTRUTURA DO COLÉGIO.

19 PLANEJAMENTO COM DUAS AULAS POR SEMANA
EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL II: DUAS AULAS POR SEMANA; SENDO UMA AULA PRÁTICA, CONTEÚDO SAÚDE E UMA AULA PARÁTICA. INICIAÇÃO A GRANDES JOGOS E JOGOS COM REGRAS APROPRIADAS AO DESENVOLVIMENTO M ORTOR. AULAS PRÁTICAS COM INICIAÇÃO AOS ESPORTES DE QUADRA CONFORME ESTRUTURA DO COLÉGIO.

20 EQUIPE PENTA CAMPEÃ DO JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ 2009


Carregar ppt "ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google