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MOTIVAÇÃO.

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Apresentação em tema: "MOTIVAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 MOTIVAÇÃO

2 PRÁTICA EM CRM

3 OBJETIVO Aprofundar a compreensão em relação à Prática do CRM, desmitificando o uso de suas ferramentas.

4 ROTEIRO Atitude X Comportamento Fases do CRM Fase Prática em CRM:
Conceituação; Tipos; Metodologia; Prazo.

5 I ATITUDE X COMPORTAMENTO
“Postura do corpo, posição, jeito, aspecto, maneira, norma de procedimento que uma pessoa mantém em determinada conjuntura, propósito ou maneira de expressão.” (Dicionário O Globo) “Modo de comportar-se, procedimento.” (Dicionário O Globo) Programa (cont.): -Fases – Especificar todas as fases do Treinamento, conforme previsto no Capítulo 5 (Componentes do Treinamento em CRM) desta IAC.” (9.1.14) -Metodologia: -“Efetuar o controle da metodologia utilizada em cada fase do Treinamento em CRM...“ ( a) -“Descrever e implementar a metodologia prevista no Capítulo 5...” ( b) PERCEPÇÃO / TEORIA AÇÃO / REAÇÃO / PRÁTICA

6 II ATITUDE X COMPORTAMENTO
Programa (cont.): -Fases – Especificar todas as fases do Treinamento, conforme previsto no Capítulo 5 (Componentes do Treinamento em CRM) desta IAC.” (9.1.14) -Metodologia: -“Efetuar o controle da metodologia utilizada em cada fase do Treinamento em CRM...“ ( a) -“Descrever e implementar a metodologia prevista no Capítulo 5...” ( b) COMPORTAMENTO

7 III ATITUDE X COMPORTAMENTO
INTENSIDADE ATITUDE / TEORIA ESTRESSORES INTERNOS / EXTERNOS COMPORTAMENTO / PRÁTICA Programa (cont.): -Fases – Especificar todas as fases do Treinamento, conforme previsto no Capítulo 5 (Componentes do Treinamento em CRM) desta IAC.” (9.1.14) -Metodologia: -“Efetuar o controle da metodologia utilizada em cada fase do Treinamento em CRM...“ ( a) -“Descrever e implementar a metodologia prevista no Capítulo 5...” ( b) TEMPO

8 I FASES: 1a. FASE - CONCEITOS INICIAIS
1ª. Fase / Treinamento dos Conceitos Iniciais (5.1): - Combinação de métodos conceituais e práticos de treinamento para introduzir a Filosofia do CRM, tais como: aulas expositivas, apresentações audiovisuais, debates, exercícios simulados e exemplos em vídeo (cenários) de comportamentos adequados e inapropriados (5.1.2). MUDANÇA DE ATITUDE Programa (cont.): -Fases – Especificar todas as fases do Treinamento, conforme previsto no Capítulo 5 (Componentes do Treinamento em CRM) desta IAC.” (9.1.14) -Metodologia: -“Efetuar o controle da metodologia utilizada em cada fase do Treinamento em CRM...“ ( a) -“Descrever e implementar a metodologia prevista no Capítulo 5...” ( b) RECOMENDAÇÃO – APLICAR PARA CADA SEGMENTO ENVOLVIDO COM A ATIVIDADE AÉREA, SEPARADAMENTE, DE MODO A POSSIBILITAR A EXPOSIÇÃO, DEBATES E VIVÊNCIAS DE SITUAÇÕES QUE LHE SEJAM ESPECÍFICAS (5.1.5 e – b)

9 II FASES: 2a. FASE - PRÁTICA
- Deve ocorrer em período não superior a 3 (três) meses após a 1ª. Fase e tantas vezes quanto necessária (5.2.1 e c). - 30 (trinta) dias antes do fim do prazo previsto, a organização poderá solicitar, por escrito, prorrogação do mesmo ao Órgão Fiscalizador, o que, após análise, poderá ser concedida ou não (5.2.1, 10.13). 2ª. Fase / Prática em CRM (5.2): - Serve como reforço à 1ª. Fase (5.2.1). - Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.) (5.2.1). MUDANÇA DE COMPORTAMENTO Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM. RECOMENDAÇÃO - APLICAR A TODOS OS SEGMENTOS ENVOLVIDOS COM A ATIVIDADE AÉREA, EM CONJUNTO (5.2.2 e – c)

10 III FASES: 3a. FASE - RECICLAGEM
3ª. Fase / Reciclagem em CRM: - Deve transformar-se numa parte inseparável da cultura da organização (5.3.1). - Deve ocorrer a cada 2 (dois) anos (5.3.2 e f). REFORÇO DAS 1a. E 2a. FASES EXIGÊNCIA - APLICAR PARA TODOS OS SEGMENTOS ENVOLVIDOS COM A ATIVIDADE AÉREA, EM CONJUNTO, VISANDO REFORÇAR OS CONCEITOS DE CRM E DE FATORES HUMANOS, UMA VEZ QUE O TREINAMENTO EM CRM FUNCIONA MELHOR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO (5.3.3 e f). Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM.

11 I FASE PRÁTICA EM CRM - DEFINIÇÕES
Conhecimentos Habilidades Experiências Competência Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM. Competência - Capacidade para apreciar e resolver determinado assunto, pessoa de grande autoridade em algum assunto (Dicionário O Globo)

12 II FASE PRÁTICA EM CRM - DEFINIÇÕES
HABILIDADES – “Perícia, capacidade moral ou intelectual, aptidão, astúcia, manha” (Dicionário O Globo) HABILIDADES TÉCNICAS (taskwork) – Voltadas para o desempenho da tarefa (SALAS, PRINCE, BRANNICK, 1992) HABILIDADES COMPORTAMENTAIS (teamwork) – Voltadas para o comportamento de equipe (SALAS, BAKER,PRINCE,SHRESTHA,OSER,1992) Treinamento Técnico em Simulador Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM. Treinamento Prático do CRM LOFT - Alto custo e alto grau de realismo Outros tipos- Baixo custo e baixo grau de realismo Alto custo e alto grau de realismo

13 III FASE PRÁTICA EM CRM - TIPOS
Sala de aula – Exercícios, dinâmicas, técnicas de grupo; Vôo de linha – Observação e feedback. CENÁRIO INDIVIDUO-INDIVIDUO Requer criatividade dos FACILITADORES para montar cenas do trabalho real, independente do grau de realismo do ambiente e dos procedimentos operacionais Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM. ÊNFASE da AC a / FAA /1991

14 IV FASE PRÁTICA EM CRM - TIPOS
LOFT (Line Oriented Flight Training / Treinamento Orientado para o Vôo de Linha) – Simuladores de alta fidelidade; CBT (Computer Basic Training / Treinamento Básico em Computador) – Estudos Dirigidos no computador; ITS – (Instrument Training System / Sistema de Treinamento por Instrumento) – Softwares de jogos computacionais em aviação; RV (Realidade Virtual) – Softwares de jogos computacionais em aviação, com o uso de devices de animação e imersão virtual (luvas, capacetes, óculos etc.) CENÁRIO INDIVIDUOS-COMPUTADOR (PC-COMPUTER BASED TRAINING) Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM. Requer criatividade dos FACILITADORES para montar cenas do trabalho real, independente do grau de realismo do ambiente e dos procedimentos operacionais ÊNFASE da AC a / FAA /1991

15 V FASE PRÁTICA EM CRM - METODOLOGIA
Definição das ferramentas (hardware / softwares) e dos materiais (mapas, checklists, cartas de navegação etc.) a serem usados; Definição das variáveis críticas a serem observadas, com base nesse conteúdo; Elaboração das cenas, com base nessas variáveis (plotar dificuldades, parâmetros das soluções e papéis a serem desempenhados); Análise do resultado da Pesquisa do Diagnóstico de Cultura Organizacional; Correspondência com o conteúdo da 1a. Fase dos Conceitos Iniciais; Definição do público-alvo, tipo de operação e facilitadores em CRM; Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM.

16 VI FASE PRÁTICA EM CRM - METODOLOGIA
Estabelecimento dos recursos para subsidiar a avaliação (gravação, filmagem, registro escrito etc., com autorização dos participantes); Elaboração dos instrumentos de avaliação (questionários / entrevistas de reação); Levantamento estatístico dos dados desses instrumentos; Análise do desempenho das equipes frente às variáveis críticas, com base nos parâmetros de soluções plotados; Feedback às equipes do levantamento estatístico dos dados e da análise das variáveis críticas; Gestão do processo (acompanhamento). Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM.

17 VII FASE PRÁTICA EM CRM - METODOLOGIA
Exemplo de uma cena para treinar as habilidades comportamentais de planejamento, comunicação e tomada de decisão: Transporte de 2 passageiros de GIG / RJ para GR / SP num EC-135; O vôo progredia durante o briefing ; A tripulação foi informada pelo CTA que o aeroporto estava fechado devido a falha de energia na Torre, tendo que decidir novo curso; O facilitador fazia o papel de CTA; Havia planejamento da opção mais apropriada, e, caso a tripulação não a escolhesse, o CTA faria o redirecionamento; Houve perda de comunicação do rádio interno com a Torre, tendo a tripulação que usar SOP e mudar a frequência. Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM.

18 VIII FASE PRÁTICA EM CRM - METODOLOGIA
(4) Considero que este sistema pode ser utilizado para o Treinamento em CRM; Considero que o jogo consiste de uma forma apropriada para se praticar os conceitos do CRM. Exemplo de Questionário de Reação: (1) Me senti preparado para o que eu precisava fazer; (2) Senti dificuldade para efetuar a navegação aérea; (3) Gostaria de voar mais missões orientadas por treinamento; Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM.

19 FASE PRÁTICA EM CRM - PRAZO
ATÉ 3 MESES DEPOIS... 2a. Fase – Prática em CRM 1a. Fase – Conceitos Iniciais REVISÃO DA IAC A DE 2 EM 2 ANOS 2a. Fase - Reciclagem Programa (cont.): Cont. Fases – 2ª. Fase: Pode ser realizada em sala de aula, vôos de linha (RBHA 91, 121 e 135), simulador de vôo (Line Oriented Flight Training – LOFT / RBHA 121) ou outros tipos de simuladores (CBT, ITS, VR etc.). -No caso de sala de aula, poderão ser utilizados exercícios (dinâmicas de grupo, dramatizações, simulações de papéis e outras técnicas). - No caso de vôos de linha, o facilitador deverá acompanhá-los, trabalhando as situações transcorridas com ênfase nos conceitos de CRM.

20 ROTEIRO Atitude X Comportamento Fases do CRM Fase Prática em CRM:
Conceituação; Tipos; Metodologia; Prazo.

21 OBJETIVO Aprofundar a compreensão em relação à Prática do CRM, desmitificando o uso de suas ferramentas.

22 FECHO A Prática do CRM tem que ser levada a sério, de modo a dar frutos saudáveis, ou seja resultados positivos em relação à navegação no espaço de segurança da organização!


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