A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Maria de Fátima Q. S. Narciso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Maria de Fátima Q. S. Narciso"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Maria de Fátima Q. S. Narciso
A Amazônia Terra de Extremos Profª. Maria de Fátima Q. S. Narciso

2 A Amazônia A história da Amazônia é também a história do maior rio do mundo: o Amazonas. Desde a sua descoberta casual em 1542, a relação dos homens com essa região vem mudando: Paraíso na terra e inferno verde.

3

4 A descoberta 1542- Uma expedição comandada por Francisco Orelana percorre o rio Amazonas.

5 E dessa expedição a origem do nome:
Frei Gaspar de Carvajal, cronista da expedição relatou o enfrentamento dos desbravadores e das guerreiras amazonas. Elas nunca mais foram vistas, mas ficaram por muitos anos na memória dos viajantes .

6

7 O Reino da Canela: Em busca de fortuna e glória, a viagem custou duzentos cavalos, mil cães, dois mil porcos, quatro mil índios, 250 fidalgos espanhóis. Os viajantes comeram seus cintos e botas cozidos com ervas, ao final, nenhuma riqueza material, mas haviam navegado o maior rio do mundo.

8

9 1637: a segunda viagem: Pedro Teixeira partiu de Belém em canoas com sua tripulação. Chega a Quito oito meses depois. Em 1639, retorna a Belém, tendo sido o primeiro homem branco a percorrer o rio nos dois sentidos. Pedro Teixeira garantiu a posse de grande parte do território amazônico para o Brasil.

10 Os viajantes: A partir do século XVIII, cientistas e pesquisadores começam uma nova fase de exploração do Amazonas: buscam agora, conhecer as riquezas da fauna e da flora. Alfred Russel Wallace escreveu um texto que antecipa as idéias evolucionistas de Darwin.

11

12 O ciclo da borracha Em 1743, a seiva da seringueira era descrita pela primeira vez por Condamine, um estudioso francês. Conhecida como cao o`chu – “a árvore que chora”, logo tornou-se o produto vegetal mais cobiçado do planeta.

13 A Hevea Brasiliensis

14

15

16

17 Extratores da borracha.

18 A Estrada de ferro Madeira-Mamoré
Construída para escoar a borracha produzida no interior da floresta, tornou-se símbolo da irracionalidade provocada pela ambição humana e pelo desrespeito à floresta e seu frágil equilíbrio natural.

19

20 Acampamento de construtores.

21

22 O Teatro Amazonas Com o fim da exploração da borracha, a região entra em decadência. Restam as marcas de um passado glorioso.

23 A Biodiversidade A diversidade natural da Amazônia permite muitos usos. Ainda hoje, pouco se conhece desse potencial. Essa riqueza desconhecida está sendo destruída.

24 A Fauna

25 A Flora Hoje, estamos aprendendo a descobrir que a verdadeira riqueza não está na Floresta Amazônica, mas é a Floresta Amazônica.

26

27 Um desafio para o futuro:
Lutar pela preservação da floresta, Garantir qualidade de vida para seus habitantes Conhecer as possibilidades de exploração medicinal, cosmética, alimentar, sem destruir a floresta, Muitos morreram por isso, outros continuarão lutando.

28 Chico Mendes

29 Bibliografia. BUENO, Eduardo. Brasil, Uma História – A incrível saga de um país. SP, Editora Ática, 2003. Internet: Busca de imagens:


Carregar ppt "Profª. Maria de Fátima Q. S. Narciso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google