A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro de situações-problema: as quatro operações matemáticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro de situações-problema: as quatro operações matemáticas"— Transcrição da apresentação:

1 Livro de situações-problema: as quatro operações matemáticas
; Professora-Aluna: Fabiane Fischer Figueiredo Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dario Lopes de Almeida Pantano Grande, RS

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE ENSINO
A prática docente relatada foi proposta a uma 5ª série, turma 51, constituída de 25 alunos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dario Lopes de Almeida, município de Pantano Grande, RS, Brasil.

3 Quando ocorreu essa prática docente, a escola possuía 10 salas de aula e não havia laboratórios de ensino e aprendizagem; A biblioteca e os equipamentos pedagógicos eram e são muito bons, porém os alunos não têm acesso à pesquisa e os professores não possuem carga horária livre para analisarem estes livros e equipamentos;

4 Apesar da escola enfatizar a importância da integração teoria-prática em seu Plano Político Pedagógico, percebe-se diariamente que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores apresentam um frágil elo entre a teoria e a prática.

5 ELEMENTOS ESPECÍFICOS DA SITUAÇÃO DE ENSINO
A proposta aos alunos ocorreu no período da “Copa do Mundo 2006”, nos meses de junho e julho. Os objetivos dessa prática docente foram: Produzir, interpretar e resolver problemas envolvendo as quatro operações matemáticas; Elaborar situações-problema a partir de informações de que dispunham sobre a “Copa do Mundo 2006”;

6 Aplicar conhecimentos aprendidos em sala de aula.
O “Livro de situações-problema da turma 51”, como assim foi denominado, assemelhou-se a um livro de histórias, pois os alunos (autores) produziram as situações-problema que constaram nas páginas do mesmo.

7 A execução de tal proposta levou em torno de 10 horas/aula, de 45 minutos cada e foi constituída por dois momentos: 1º momento Cada aluno produziu o enunciado de uma situação-problema, que deveria ser resolvido e entregue por escrito para correção.

8 Após a correção e análise juntamente com os autores (alunos) de todas as situações-problema, estas foram colocadas nas páginas do livro da turma. 2º momento Cada aluno recebeu as páginas do livro, para organizá-las e principalmente, para resolver todos os problemas que constavam nele. Ao final da atividade, os livros foram entregues para a avaliação por parte da professora.

9 Cada aluno foi atendido individualmente, para melhorar tanto a produção escrita como suas habilidades matemáticas na situação-problema. Sob tais considerações, Rabelo (1995) salienta que:

10 "Se um dos principais objetivos de se trabalhar a língua escrita é a formação de um bom leitor e escritor, um dos principais objetivos de se ensinar matemática é repito a formação de um bom formulador e resolvedor de problemas. E, se para alguém se tornar um bom leitor e “escritor”, é indispensável inseri-lo num bom e variado referencial de textos, para que ele se torne um bom formulador e resolvedor de problemas é preciso, igualmente, inseri-lo num bom e variado referencial de textos matemáticos, através dos quais ele poderá ler interpretar, analisar e produzir textos que constituam desafios matemáticos (Rabelo, 1995, p.81)”.

11 Quanto à avaliação, esta ocorreu em dois momentos:
No primeiro momento cada aluno produziu a sua situação-problema e apresentou a respectiva resolução (ambas tinham que ser coerentes e com idéias claras); No segundo momento os alunos montaram as páginas do livro, resolveram todas as situações- problema e entregaram o livro que deveria ter capricho, soluções corretas e respostas coerentes às situações-problema propostas pelos colegas.

12 Dificuldades apresentadas pelos alunos
? ? Dificuldades apresentadas pelos alunos ?

13 Na produção das situações-problema os alunos apresentaram muitas dificuldades, quanto ao emprego da linguagem escrita e da linguagem matemática: Oralmente os alunos expressavam a situação com idéias claras, mas por escrito usavam palavras ou expressões desnecessárias e até sem sentido, que precisaram ser reformuladas; Muitos alunos tentaram reproduzir situações- problema semelhantes as que resolviam nas séries iniciais, inclusive usando numerais até 100.

14 Contribuições do “Livro de situações-problema da turma 51”:
Na produção dos enunciados a maioria dos alunos conseguiu aplicar mais de uma operação (expressões numéricas), inclusive houve casos que usaram medidas de superfície, bem como diversos tipos de conhecimentos, não só matemáticos; Na interpretação e na resolução das situações- problema dos colegas, cada aluno pode: mobilizar conhecimentos de forma organizada, exercitar seu raciocínio lógico ao aplicar suas próprias estratégias de resolução e solucionar diversos tipos de situações- problema.

15 O elo entre a temática “Copa do Mundo 2006” assim como o “Livro da turma” motivaram os alunos a produzirem, a interpretarem e a resolverem as situações-problema dos colegas da melhor forma possível; A atividade reforçou o processo de resolução das quatro operações aprendidas nas séries iniciais e que os alunos ainda demonstravam dificuldades; A comunicação esteve em evidência em todo o processo (produção, interpretação e resolução) e na relação aluno-professor e na relação aluno-aluno, o que propiciou um clima de amizade e um ambiente de construção de conhecimentos matemáticos (onde um contribuiu com a aprendizagem do outro).

16 As situações-problema dos alunos:
Para exemplificar, a seguir constam algumas situações-problema elaboradas pelos alunos e que foram colocadas no “Livro de situações-problema da turma 51”: (Bruna) Na loja “PASSO FIRME”, um par de chuteiras custava R$ 50,00. No ano passado, foram vendidos para a Seleção Brasileira pares de chuteiras. Qual o total, em reais, que a loja arrecadou na venda das chuteiras?

17 (Luiz Eraldo) No estádio de Berlim, houve um jogo do Brasil contra a Austrália em que estavam presentes pessoas. Certa hora do jogo foram embora e depois chegaram Quantas pessoas foram ao jogo?

18 (Diogo) Um campo de futebol tem 50 m²
(Diogo) Um campo de futebol tem 50 m². Quantos m² possuem 3 campos de futebol juntos? (Gabriel) Eu tinha que olhar o jogo do Brasil, mas eu tinha que comprar umas coisinhas e só tinha 6 reais. Daí comprei um apito de 2 reais e uma bandeira que custava 3 reais e 50 centavos. Quanto me restou de dinheiro?

19 (Saulo) Um jogador fez 600 gols em 12 anos
(Saulo) Um jogador fez 600 gols em 12 anos. Sabe-se que estes gols foram feitos apenas nas Copas do Mundo. Quantas Copas ele participou? Quantos gols ele fez em cada Copa?

20 Exemplos de livros confeccionados na turma:

21

22

23

24


Carregar ppt "Livro de situações-problema: as quatro operações matemáticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google