Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Cabana Alterado mais de 9 anos atrás
1
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino www.geac.ufrj.br/
2
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Princípios básicos Estude regular e continuamente Prepare-se especificamente para o tipo de prova que será aplicada Prepare TODA a matéria Memorize-a organizadamente Boas condições físicas e psicológicas
3
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Ansiedade: Um problema de autoconfiança Estude bem e bastante Planeje uma estratégia para fazer a prova Use as provas como instrumento de melhoria Chegue no local da prova com antecedência Relaxe enquanto espera: Ler jornais ou revistas, conversar c/ amigos Técnicas de relaxamento Não discutir assuntos de prova Procure um psicoterapeuta
4
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Duração das Revisões (pressupõe estudo regular) A “virada” e ineficiente e perigosa ! Provas Semanais - até uma hora Prova de meio de curso -2 a 3 horas Prova Final -5 a 8 horas
5
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Horário da Revisão Períodos curtos - até hora e meia Intercale c/ outras atividades. (principalmente repouso e recreação) Planeje o horário (como para o estudo regular)
6
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Revisão Final Mantenha a matéria em dia Faça revisão intensiva NÃO tente aprender coisas novas Repasse as notas de aula e de estudo
7
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Como fazer a Revisão O professor é um guia, não uma esfinge ! Repita muito e releia pouco Reveja capítulo por capítulo, tópico por tópico Primeiro recorde os pontos principais e detalhes importantes. Depois confira nos apontamentos. Tópicos esquecidos ou não compreendidos terão atenção especial (Notas + Livro) Faça e/ou analise provas anteriores
8
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Tipos de Prova ObjetivaDissertativa Reconhecer a informação Mais releitura que repetição Recordar e organizar a matéria Mais repetição que releitura
9
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Questões de Múltipla Escolha Examina a prova para saber como distribuir o tempo Leia as instruções, e siga-as Descubra a forma de correção - “chutar” ou não? Leia todas as questões cuidadosamente. Faça primeiro todas as de resposta imediata. A seguir, dedique-se as mais difíceis e/ou valiosas. Use a técnica de eliminação. Não pare demais em uma única pergunta. Responda a luz do livro ou da aula. Cuidado com opiniões pessoais ou de outros autores/professores
10
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Provas Objetivas: Como terminá-las Questões difíceis Revisão Final Terminadas as questões fáceis, calcule o tempo disponível para cada uma das difíceis. Reserve alguns minutos para a revisão final. Releia toda a prova a procura de erros por distração (respostas fora do lugar, questões não respondidas, etc.).! Responda-as em duas fases; rapidamente para as medianamente difíceis, deixando por último as realmente complexas Trocar respostas só com certeza. O melhor palpite é o primeiro !
11
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Outras Questões: Estratégia básica é a mesma Acasalamento Preencher lacunas Reduza as combinações possíveis pelo pareamento das opções mais fáceis. Para cada item da coluna da esquerda, cheque todos os da direita. Escolha a palavra com atenção. Ë geralmente um termo técnico ou expressão significativa no contexto do curso. Se as opções forem longas sentenças no lugar de palavras ou frases curtas, procure as palavras chave. “Chutar’ t depende da forma de correção
12
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Provas Dissertativas: Princípios básicos Leia toda a prova: Planeje sua estratégia. Se puder escolher as questões, faça-o agora. Planeje o tempo: Quanto para cada questão. Identifique as Palavras-Chave: São as instruções para responder. Siga-as. Discutir não é dissertar ! Organize suas respostas: Planeje, esquematize Escolha as palavras: Seja preciso. Use-as para expressar as idéias principais, os detalhes e os termos importantes. Atenção para a Caligrafia, Ortografia e Sintaxe
13
Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Provas Domiciliares ou com Consulta Objetivo: Resolução de problemas, raciocínio e descoberta Descubra as regras e siga-as Planeje com antecedência a execução da prova Espaço físico Tempo disponível Fontes de consulta Materiais e/ou equipamentos Aplique todas as regras das provas dissertativas, com especial cuidado. Pequenos deslizes, erros de cálculo, citações incompletas, não são perdoados. Nas provas domiciliares faça um intervalo entre o fim da prova e a revisão final (horas ou dias).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.