A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino www.geac.ufrj.br/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino www.geac.ufrj.br/"— Transcrição da apresentação:

1 Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino www.geac.ufrj.br/

2 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Princípios básicos  Estude regular e continuamente  Prepare-se especificamente para o tipo de prova que será aplicada  Prepare TODA a matéria  Memorize-a organizadamente  Boas condições físicas e psicológicas

3 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Ansiedade: Um problema de autoconfiança  Estude bem e bastante  Planeje uma estratégia para fazer a prova  Use as provas como instrumento de melhoria  Chegue no local da prova com antecedência  Relaxe enquanto espera:  Ler jornais ou revistas, conversar c/ amigos  Técnicas de relaxamento  Não discutir assuntos de prova  Procure um psicoterapeuta

4 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Duração das Revisões (pressupõe estudo regular)  A “virada” e ineficiente e perigosa !  Provas Semanais - até uma hora  Prova de meio de curso -2 a 3 horas  Prova Final -5 a 8 horas

5 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Horário da Revisão  Períodos curtos - até hora e meia  Intercale c/ outras atividades. (principalmente repouso e recreação)  Planeje o horário (como para o estudo regular)

6 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Revisão Final  Mantenha a matéria em dia  Faça revisão intensiva  NÃO tente aprender coisas novas  Repasse as notas de aula e de estudo

7 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Como fazer a Revisão  O professor é um guia, não uma esfinge !  Repita muito e releia pouco  Reveja capítulo por capítulo, tópico por tópico  Primeiro recorde os pontos principais e detalhes importantes. Depois confira nos apontamentos.  Tópicos esquecidos ou não compreendidos terão atenção especial (Notas + Livro)  Faça e/ou analise provas anteriores

8 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Tipos de Prova ObjetivaDissertativa  Reconhecer a informação  Mais releitura que repetição  Recordar e organizar a matéria  Mais repetição que releitura

9 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Questões de Múltipla Escolha  Examina a prova para saber como distribuir o tempo  Leia as instruções, e siga-as  Descubra a forma de correção - “chutar” ou não?  Leia todas as questões cuidadosamente. Faça primeiro todas as de resposta imediata. A seguir, dedique-se as mais difíceis e/ou valiosas. Use a técnica de eliminação. Não pare demais em uma única pergunta.  Responda a luz do livro ou da aula. Cuidado com opiniões pessoais ou de outros autores/professores

10 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Provas Objetivas: Como terminá-las Questões difíceis Revisão Final Terminadas as questões fáceis, calcule o tempo disponível para cada uma das difíceis. Reserve alguns minutos para a revisão final. Releia toda a prova a procura de erros por distração (respostas fora do lugar, questões não respondidas, etc.).! Responda-as em duas fases; rapidamente para as medianamente difíceis, deixando por último as realmente complexas Trocar respostas só com certeza. O melhor palpite é o primeiro !

11 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Outras Questões: Estratégia básica é a mesma Acasalamento Preencher lacunas Reduza as combinações possíveis pelo pareamento das opções mais fáceis. Para cada item da coluna da esquerda, cheque todos os da direita. Escolha a palavra com atenção. Ë geralmente um termo técnico ou expressão significativa no contexto do curso. Se as opções forem longas sentenças no lugar de palavras ou frases curtas, procure as palavras chave. “Chutar’ t depende da forma de correção

12 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Provas Dissertativas: Princípios básicos  Leia toda a prova: Planeje sua estratégia. Se puder escolher as questões, faça-o agora.  Planeje o tempo: Quanto para cada questão.  Identifique as Palavras-Chave: São as instruções para responder. Siga-as. Discutir não é dissertar !  Organize suas respostas: Planeje, esquematize  Escolha as palavras: Seja preciso. Use-as para expressar as idéias principais, os detalhes e os termos importantes.  Atenção para a Caligrafia, Ortografia e Sintaxe

13 Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - www.geac.ufrj.br/ Provas Domiciliares ou com Consulta  Objetivo: Resolução de problemas, raciocínio e descoberta  Descubra as regras e siga-as  Planeje com antecedência a execução da prova  Espaço físico  Tempo disponível  Fontes de consulta  Materiais e/ou equipamentos  Aplique todas as regras das provas dissertativas, com especial cuidado. Pequenos deslizes, erros de cálculo, citações incompletas, não são perdoados.  Nas provas domiciliares faça um intervalo entre o fim da prova e a revisão final (horas ou dias).


Carregar ppt "Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino www.geac.ufrj.br/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google