A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar

2 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 2 Capítulo 6 – Comunicação dos Resultados

3 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 3 Relatório de pesquisa Comunicação dos Resultados O relatório escrito é a forma mais completa e a mais utilizada para a comunicação dos resultados de uma pesquisa. Existem certas diretrizes e determinado formato para a sua elaboração que, se obedecidos, elevam a probabilidade de se redigir um relatório de alta qualidade e comunicabilidade.

4 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 4 Diretrizes para a elaboração do relatório escrito Comunicação dos Resultados Objetivo Conciso Completo Claro Preciso

5 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 5 Formato do relatório escrito da pesquisa Comunicação dos Resultados 1.Página de rosto 2.Sumário 3.Resumo gerencial 3.1 Colocação do problema e dos objetivos 3.2 Principais resultados 3.3 Conclusões e recomendações 4.Corpo do relatório 4.1 Apresentação (ou Introdução) 4.2 Objetivos 4.3 Metodologia 4.4 Resultados

6 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 6 Formato do relatório escrito da pesquisa (continuação) Comunicação dos Resultados 5.Conclusões, recomendações e limitações 6.Anexos 6.1 Instrumento de coleta de dados 6.2 Plano de amostragem 6.3 Procedimentos e cálculos utilizados nas análises dos dados 6.4 Quadros, gráficos, figuras e tabelas não incluídos no corpo do relatório 7.Bibliografia e (ou) referências bibliográficas

7 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 7 40% Esquema de distribuição do produto X Comunicação dos Resultados Empresa Bares e lanchonetes Mercearias e pequenos supermercados Restaurantes Hotéis Consumidor Redes de supermecados Atacadistas 60% 10% 15% 7,5%

8 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 8 Comunicação dos Resultados Número de filhos por família 1 filho 40% + 3 filhos 10% 3 filhos 20% 2 filhos 30%

9 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 9 FORD VW FIAT GM 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45% 1985 1986 19871988 1989 1990 Evolução e distribuição da produção das diversas montadoras de automóveis no Brasil de 1985 a 1990 Comunicação dos Resultados

10 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 10 A relação entre os estratos socioeconômicos e a porcentagem de alimentos supergelados consumida por mês – março de 1992 Comunicação dos Resultados % consumida de alimentos supergelados Estratos socioeconômicos A BC DE 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30%

11 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 11 Exemplo de gráfico de estratos Distribuição da produção da indústria automobilística entre seus fabricantes de 1985 a 1990 Comunicação dos Resultados 0% 10% 20% 30% 50% 60% 80% 40% 70% 90% 100% 1985 1986 1987 19881989 1990 Volkswagen G. Motors Ford Fiat

12 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 12 Renda familiar anual nos estratos socioeconômicos em 1990 Comunicação dos Resultados US$ A BC D E 20.000 17.500 15.000 12.500 10.000 7.500 5.000 2.500 0

13 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 13 Comunicação dos Resultados Evolução da renda familiar anual nas classes A, B e C de 1988 a 1991 no Brasil (dados hipotéticos) A B C 18.000 A B C 20.000 16.000 14.000 12.000 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 0 19881989 1990 1991 US$

14 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 14 1.250 1.500 1.000 750 500 250 0 Comerciais pesados Comerciais leves Automóveis 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 Evolução da produção de veículos automotores por tipo no Brasil de 1957 a 1990 Comunicação dos Resultados

15 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 15 Planejar detalhadamente a apresentação. Definir o que será apresentado e ater-se ao tempo disponível. Montar um roteiro lógico para a apresentação com o material selecionado. Preparar o material para a apresentação (transparências, slides, vídeos, flip-charts etc.). Comunicação dos Resultados Apresentações orais

16 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 16 Cuidar para que o local da apresentação seja adequado (acomodação confortável, local silencioso, sem interrupções). Se o apresentador não tiver prática em apresentações, recomenda-se que treine antes de se expor a uma apresentação real. No dia da apresentação, chegar ao local cerca de meia hora mais cedo para verificar se está tudo em ordem (equipamentos). Comunicação dos Resultados Apresentações orais (continuação)

17 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 17 Não iniciar a apresentação sem que elementos-chaves do patrocinador estejam presentes. Começar mostrando qual é o plano de apresentação. Ficar sempre de frente para a audiência; assumir posicionamento adequado; evitar maneirismos com as mãos e outras partes do corpo. Comunicação dos Resultados Apresentações orais (continuação)

18 Mattar PESQUISA DE MARKETING 2 18 Evitar, ao máximo, a leitura dos resultados apresentados de forma visual (tabelas, quadros, figuras e gráficos). Quando a apresentação for para profissionais de diferentes áreas da instituição contratante, poderá haver discordâncias com relação aos resultados apresentados, a atitude recomendada é defender a correção dos resultados, apontando para a correção da metodologia utilizada. Comunicação dos Resultados Apresentações orais (continuação)


Carregar ppt "PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google