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Novos Desafios da venda de Seguros Massificados no Brasil

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Apresentação em tema: "Novos Desafios da venda de Seguros Massificados no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Novos Desafios da venda de Seguros Massificados no Brasil
Bradesco Auto/RE Cia de Seguros Rio, Maio 2007

2 Agenda Análise de Mercado Desafios para o Desenvolvimento do Mercado
Estrutura do Mercado de Seguros Brasileiro Distribuição Geográfica Mercado da América Latina Desafios para o Desenvolvimento do Mercado Quadro Geral da Realidade Brasileira Oportunidades e Ameaças Considerações Finais

3 Mercado Segurador- 2004-06 (acumulado até dezembro) - R$ Milhões
Participação 2006 RE VGBL AUTO VIDA DPVAT 18% 31% 26% 19% 6% 17% 44% 24% 30% 82% Crescimento 2004/06 Os ramos VGBL e Automóvel representam mais de 50% do mercado e cresceram mais que a inflação acumulada no mesmo período Evolução do mercado de seguros: Prêmio total em R$ milhões Nota: Incluindo o VGBL O mercado de seguros cresceu, de 2004 a 2006, cerca de 32% Com uma inflação* acumulada, no mesmo período, de 16,43%, o crescimento real do setor ficou em torno de 15,5% Base: Susep *Indicador IPCA - IBGE

4 Mercado Segurador – Participação por Regiões
69% 7% 2% 6% 16% Participação dos Seguros nas Regiões Verifica-se crescimento de participação do setor no PIB e no consumo Per Capita. Mercado com Potencial de Expansão

5 O Brasil no Ranking da América Latina
Prêmio Per Capita (US$) Participação do Seguro no PIB País Brasil Argentina Venezuela 128,9 118,0 125,3 México Uruguai 121,3 92,3 Chile 281,5 3,01% 2,52% 2,47% 1,66% 1,88% 3,60% Costa Rica 80,3 1,86% Média Européia 6,00% Média América Latina 2,35% Embora o consumo Per Capita tenha aumentado nos últimos anos, o Brasil é, ainda, um dos países com maior capacidade de expansão Base: Feaseg 2005 Referencia: 2005

6 Concentração de Seguros na Classe Alta
Desafios para Desenvolvimento do Mercado Apesar do Brasil possuir o mercado de seguros com maior potencial de crescimento da América Latina, algumas barreiras dificultam sua expansão: Cultura do Seguro ainda é baixa Concentração de Seguros na Classe Alta 57% dos domicílios brasileiros, algo em torno de 26 milhões de lares, se encontra na faixa de rendimento de 1 até 10 salários mínimos Somente 3,6% da população brasileira tem rendimento superior a 10 salários mínimos 87% dos domicílios no Brasil não estão segurados – 44,8 milhões 88% das empresas no Brasil não possuem algum tipo de seguro – 5,04 milhões 86% da população economicamente ativa brasileira não possui um seguro de vida- - 80,6 milhões 84% dos Seguros de Auto 75% dos Seguros de Residência 56% dos Seguros/Planos de Saúde 52% dos Seguros de Vida

7 Canais de Distribuição
Desafios para Desenvolvimento do Mercado Canais de Distribuição Corretores de Seguros Bancassurance Agentes (Corretores exclusivos) Canais Alternativos Concessionárias de energia Marketing Direto (Telemarketing / Mala Direta / Internet) 80% das vendas no Brasil são oriundas do corretor Mercado Norte Americano

8 Quadro Geral da Realidade Brasileira
Qual o pano de fundo do Mercado Segurador Brasileiro? Demografia Renda Baixo crescimento da Economia (penúltimo lugar entre as economias emergentes) Baixa contribuição Previdenciária (45,8 milhões de não-contribuintes) Alto índice de informalidade (15,5 milhões de indivíduos sem carteira assinada – 32% Aumento da expectativa de vida: Em 2050 – 81,3 anos (=Japão) População estimada em 2050: 260 milhões Conseqüência: Elevado gasto com Saúde e necessidade de expansão da Poupança Conseqüência: Aumento da pressão sobre os gastos da previdência pública (déficit) e Enfraquecimento dos mecanismos de proteção

9 Oportunidades Ameaças
Bem-estar social Redução do nível de desigualdade social Expectativa de vida de 70,8 anos taxa de alfabetização de 88,7% PIB per capita de US$ 8.195 50% mais pobres respondem por 14,1% da renda nacional e os 10% mais ricos por 45,1% Consumo da Baixa-Renda Aumento de 6 milhões de novas vagas para quem ganha entre até três mínimos de 2001 a Set/2006 Para cada adulto das classes A e B, existem hoje 5,5 brasileiros das classes D e E. Crescimento de cartões de crédito para baixa renda Segundo pesquisa da Ipsos, a Classe C é o maior mercado potencial do País, detém 30% de domicílio e 28% de consumo Economia Informal Baixa contribuição previdenciária Fatores Conjunturais estabilidade dos índices de preços queda na taxa de juros aumento da oferta de crédito Redução do Emprego e Renda da Classe Média Saldo negativo de quase 2 milhões de empregos formais nos últimos seis anos A renda de quem conseguiu entrar no mercado recebendo mais de R$ caiu 46% em termos reais (descontada a inflação) ante o que era pago aos que foram demitidos Quanto maior o salário, pior a evolução da renda e do emprego no mercado de trabalho nos últimos seis anos Houve um declínio de 6,3% nos rendimentos e de 7,8% no saldo de empregos de quem recebe acima de cinco salários (R$1.750) Fatores Conjunturais Aumento da carga tributária (principalmente na classe média) 42,58% da renda bruta da classe média se destina ao pagamento de impostos 115 dias de trabalhados por ano

10 Considerações Finais Mercado Potencial 14,2 milhões de veículos
Automóvel 14,2 milhões de veículos Residencial 46 milhões de Domicílio Empresarial 4 milhões de Empresas Vida 80,6 milhões de pessoas VGBL 50 milhões de pessoas

11 Considerações Finais Desafios
Estimular a cultura de seguros: vencer as barreiras culturais para contratação do produto Desenvolver os clientes que já contratam seguros: cross selling e up selling Criar novos produtos: atender os diversos segmentos e nichos não atendidos no mercado com produtos customizados Facilitar a contratação: local de conveniência, custo baixo, facilidade de pagamento e simplicidade do produto


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