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POTENCIAL PARA O SEGURO NO ESTADO DE GOIAS :
VAMOS APROVEITAR AS OPORTUNIDADES ? Claudio R. Contador Dezembro de 2005
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Roteiro : Tendências do seguro no Brasil
A experiência internacional na intermediação Corretagem : como melhorar ? - Desafios da tecnologia - Atualização - Internet O potencial de Goiás : os nichos de consumo
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TENDÊNCIAS POLÍTICO-SOCIAIS
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PRINCIPAIS MUDANÇAS : O poder de decisão pertence cada vez mais ao consumidor e cada vez menos ao produtor (seguradora) Sem reformas e melhoria da qualificação profissional, o mercado de seguros cresce pouco no Brasil Novas oportunidades : a inclusão social, produtos populares Novos canais de distribuição (Internet, bancassurance, mala direta, postos de vendas) A globalização é inevitável
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CORRETOR versus AGENTE
O Corretor no Brasil : Corretor NÃO é vendedor de seguros !!!!! É o comprador de coberturas em nome do segurado O corretor é o representante do segurado Proibição de vínculo ou relacionamento de subordinação com seguradoras (Art.17, Lei 4594/64) Profissão regulamentada Exigência de certificação e licença oficial Existência de sindicatos Criação do Conselho Federal de Corretores
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CORRETOR versus AGENTE
O Agente : Representante de uma seguradora Pode ser independente ou associado Profissão ainda não regulamentada Não exige certificação e licença oficial Nenhuma pessoa é um agente ! A pessoa está operando como um agente (“bico”).
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(participação dos agentes em queda)
Canais de distribuição nos EUA, % (participação dos agentes em queda) Vida e saúde “Property & causalty 1999 2003 2007* Agentes cativos 56,5 49,1 45 44,0 40,1 38 Agentes independentes 26,8 23,3 21 35,5 31,9 30 Mala direta 9,4 9,5 9 2,8 3,9 3 Bancos 2,9 6,0 8 9,2 14,9 14 Internet 0,9 8,6 13 0,5 Outros 3,5 4 7,0 6,3 6 Fonte : DataMonitor (EUA) * Previsão
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As forças do sucesso de um corretor:
Boa formação, atualização constante Empenho e dedicação Respeito ao consumidor Integração total com tecnologia Ética como princípio
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Oportunidades e desafios da tecnologia
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O CUSTO DA TECNOLOGIA: Preço Memória CPU, 1990=1 Ano Custo pass./Km
aéreo, US$ 90 Chamada NY- Londres, US$ 90 1930 1960 1980 1990 2005 0,68 0,24 0,10 0,08 0,05 244,65 45,86 4,80 3,32 1,20 ... 125,00 3,62 1,00 0,08
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TECNOLOGIA VERSUS EMPREGO: DIFERENÇAS DE CUSTO NO BRASIL
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OS EFEITOS DA INTERNET O custo médio de uma transação direta entre empresas, feita pessoalmente, era de US$ 277,00 em 2000. Pela Internet (B2B), custava em 2000 apenas US$ 0,98, em média. Em 2005, a previsão é de que o custo B2B caia para US$ 0,05, em média.
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E mais... Em 1986, a capacidade máxima de um HD num micro pessoal era de 2 Mb. Num mini-computador LABO era de Mb. Em 2000, a capacidade de um HD num micro pessoal variava entre 1 a 4 Gb. Em 2007, esta capacidade deve atingir 800 Gb, pelo menos. (InfoExame, março de 2004, p.28) Em 2010, a capacidade normal será acima de 30 Tb (terabites). O processamento será seis vezes mais rápido que em 2004.
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AINDA NO BRASIL... Um profissional no setor de serviços financeiros
em 1999 (RJ) produzia, na média, tanto quanto 8 profissionais em 1989 e quanto 13 profissionais em 1980. No mesmo período, a escolaridade média formal pouco aumentou : de 8,1 anos para 9,3 anos. A nova tecnologia foi absorvida com treinamento próprio ou interno, dentro das próprias empresas.
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NO MERCADO DE SEGURO... No setor de seguros, o aumento da produtividade está sendo ainda maior ! O aumento da produtividade ao nível de corretores é maior do que nos produtores. No Seguro, Previdência Privada, e Capitalização, o presente já é tecnológico. Os novos profissionais terão que ser complementares com a tecnologia !
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Os canais de distribuição :
corretor especializado “agente” Internet tele-seguro mala direta Formas mais baratas, mas com menor vínculo com o cliente
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SETORES RELACIONADOS COM SEGURO
POTENCIAL DE CONSUMO EM GOIÁS, SETORES RELACIONADOS COM SEGURO
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A arrecadação dos mercados de seguro, previdência privada e capitalização de Goias (exclusive DF) deve atingir R$ 660 milhões em 2005.
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Goiás e Brasil, % de mercados
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Existe um enorme potencial a ser explorado
Existe um enorme potencial a ser explorado ! Vamos identificar alguns nichos com muitas oportunidades !
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Por exemplo: em apenas seis produtos, que podem ser acoplados com o seguro, o potencial de consumo de Goiás é de R$ 10 bilhões ! Vejamos as grandes oportunidades não exploradas pelo seguro !!!!
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Potencial de consumo em Goiás
Aberto por região
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Aproveitem estas informações e conquistem novos clientes !
Usem a persistência, a criatividade, a ética, e muito esforço produtivo. Tenham muito sucesso em 2006 ! E muito importante : busquem maior qualificação e novos conhecimentos !
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MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO !
FIM DA APRESENTAÇÃO MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO !
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