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Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
Apresentação São Paulo, 19 de Setembro de 2.006 Márcio Montesani (11)
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PERGUNTAS PARA REFLETIR
No mercado geral: qual o percentual dos sinistros pagos são indevidos? Na minha empresa; qual o percentual de sinistros são identificados como suspeitos? Destes suspeitos; qual o percentual que é comprovada a fraude? Dos casos comprovados como fraude qual o percentual que é negado?
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PERGUNTAS PARA REFLETIR
Qual o perfil de segurado ou terceiro que comete esta fraude que eu identifiquei? O tipo de fraude é sazonal? Existe um perfil de veículo mais suscetível a fraude? Ocorrem mais fraudes em oficinas particulares ou concessionárias? Quem sinaliza mais sinistros suspeitos o vistoriador ou o analista?
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PERGUNTAS PARA REFLETIR
Se o mercado diz que o percentual de sinistros fraudulentos está entre 10 e 30 % por que alguns analistas não identificam nenhum sinistro duvidoso? Eu tenho um percentual baixo de identificação de fraudes, pois em minha empresa tem pouca fraude, ou eu não consigo identificar e por isso o volume é baixo?
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Programação Introdução Estrutura para o seu gerenciamento
Identificação Ferramentas para identificação Administração Eliminação
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Introdução As negativas de sinistro no passado Perfil dos fraudadores
Oportunista Premeditado Perfil dos profissionais Vistoria prévia Regulação Análise Advogados Prestadores de serviço
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Tecnologia com mentalidade do passado
Introdução Tecnologia com mentalidade do passado
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Tecnologia com mentalidade do passado
Introdução Tecnologia com mentalidade do passado
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Gerenciamento da Fraude
Estrutura Gerenciamento da Fraude ELIMINAÇÃO IDENTIFICAÇÃO ADMINISTRAÇÃO
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Gerenciamento da Fraude
Estrutura Gerenciamento da Fraude Administração Identificação Eliminação
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Gerenciamento da Fraude
Estrutura Gerenciamento da Fraude Administração IDENTIFICAÇÃO Eliminação
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Identificação Estrutura Vistoria Prévia Comunicação do sinistro
Formalização do sinistro Regulação do sinistro Análise do sinistro
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Identificação da Fraude
Vistoria Prévia Primeiro Filtro Problemas pré-existentes Avaliação do bem segurado Custo x Benefício
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Identificação da Fraude
Comunicação do sinistro Por telefone Por formulário padrão Corretor
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Identificação da Fraude
Formalização do sinistro Aviso de sinistro Boletim de ocorrências Croqui Carta
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Identificação da Fraude
Regulação do sinistro Avaliação “in loco” Revistoria Análise da oficina (Rede Referenciada / Oficina indicada) Negociação no ato (Substituir ou reparar) Tipo de fraude
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Identificação da Fraude
Análise do sinistro Avaliação documental Confronto entre os envolvidos Função do analista: Passado x Atual Capacitação técnica para análise Capacitação jurídica para negativa Potencial de identificação de fraudes
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Identificação da Fraude
Cuidado com o perfil do analista !!!!!
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Identificação da Fraude
Cuidado com o perfil do analista !!!!!
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Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS Melhor qualidade Facilidade na transmissão
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Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS
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Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS
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Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS
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Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS
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Ferramentas para identificação
INFORMÁTICA Pautas filtro (Red Flags) Armazenamento de informações Banco de dados Softwares de orçamentação integrados Sistemas internos de consulta e análise
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Ferramentas para identificação
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Ferramentas para identificação
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Ferramentas para identificação
FATOR HUMANO Identificação do perfil para cada profissional Psicológico Operacional Perfil da empresa Processo seletivo adequado Capacitação para cada área Regulação Análise Jurídico
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Gerenciamento da Fraude
Administração Identificação Eliminação
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Administração da Fraude
Estrutura para administração Mecanismos de apoio Fluxos adequados para identificação Ferramentas Relatórios gerenciais Perfil do fraudador Tipo de fraude Melhoria dos filtros
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Gerenciamento da Fraude
PARÂMETROS Quem suspeitou? : Analista/Vistoriador Tipo de fraude Colisão Mecânica Incêndio Roubo/Furto Agente fraudador Oficina Segurado Terceiro Corretor
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Gerenciamento da Fraude
PARÂMETROS Área de Ocorrência Estado Cidade Bairro Marca/Modelo/Versão dos veículos envolvidos Valor do prejuízo Custo dos serviços de investigação e pericial Avaliação de resultado dos prestadores de serviço
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Gerenciamento da Fraude
Administração Identificação Eliminação
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Eliminação da Fraude Subsídio ao departamento jurídico
Busca de elementos substanciais para negativa Subsídio ao departamento jurídico Bons filtros coíbem a entrada da fraude Negativas eficientes coíbem a fraude futura
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Avaliação Global do que é ideal
Realização de vistoria prévia filtra veículos problemáticos Solicitação de B.O. reduz os volume de oportunistas Regulação “in loco” possibilita um contato próximo com o veículo e minimiza problemas de fraudes gerados pela oficina. Regulação “in loco” possibilita o regulador a sinalizar suspeitas. Analistas técnicos e com conhecimento do objeto de análise O analista tem que ser cobrado por resultados na identificação de fraudes A área de sinistros deve possuir uma pessoa ou mesmo uma célula responsável por gerenciar a identificação de fraudes.
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Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
Apresentação São Paulo, 19 de Setembro de 2.006 Márcio Montesani (11)
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