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Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros

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Apresentação em tema: "Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
Apresentação São Paulo, 19 de Setembro de 2.006 Márcio Montesani (11)

2 PERGUNTAS PARA REFLETIR
No mercado geral: qual o percentual dos sinistros pagos são indevidos? Na minha empresa; qual o percentual de sinistros são identificados como suspeitos? Destes suspeitos; qual o percentual que é comprovada a fraude? Dos casos comprovados como fraude qual o percentual que é negado?

3 PERGUNTAS PARA REFLETIR
Qual o perfil de segurado ou terceiro que comete esta fraude que eu identifiquei? O tipo de fraude é sazonal? Existe um perfil de veículo mais suscetível a fraude? Ocorrem mais fraudes em oficinas particulares ou concessionárias? Quem sinaliza mais sinistros suspeitos o vistoriador ou o analista?

4 PERGUNTAS PARA REFLETIR
Se o mercado diz que o percentual de sinistros fraudulentos está entre 10 e 30 % por que alguns analistas não identificam nenhum sinistro duvidoso? Eu tenho um percentual baixo de identificação de fraudes, pois em minha empresa tem pouca fraude, ou eu não consigo identificar e por isso o volume é baixo?

5 Programação Introdução Estrutura para o seu gerenciamento
Identificação Ferramentas para identificação Administração Eliminação

6 Introdução As negativas de sinistro no passado Perfil dos fraudadores
Oportunista Premeditado Perfil dos profissionais Vistoria prévia Regulação Análise Advogados Prestadores de serviço

7 Tecnologia com mentalidade do passado
Introdução Tecnologia com mentalidade do passado

8 Tecnologia com mentalidade do passado
Introdução Tecnologia com mentalidade do passado

9 Gerenciamento da Fraude
Estrutura Gerenciamento da Fraude ELIMINAÇÃO IDENTIFICAÇÃO ADMINISTRAÇÃO

10 Gerenciamento da Fraude
Estrutura Gerenciamento da Fraude Administração Identificação Eliminação

11 Gerenciamento da Fraude
Estrutura Gerenciamento da Fraude Administração IDENTIFICAÇÃO Eliminação

12 Identificação Estrutura Vistoria Prévia Comunicação do sinistro
Formalização do sinistro Regulação do sinistro Análise do sinistro

13 Identificação da Fraude
Vistoria Prévia Primeiro Filtro Problemas pré-existentes Avaliação do bem segurado Custo x Benefício

14 Identificação da Fraude
Comunicação do sinistro Por telefone Por formulário padrão Corretor

15 Identificação da Fraude
Formalização do sinistro Aviso de sinistro Boletim de ocorrências Croqui Carta

16 Identificação da Fraude
Regulação do sinistro Avaliação “in loco” Revistoria Análise da oficina (Rede Referenciada / Oficina indicada) Negociação no ato (Substituir ou reparar) Tipo de fraude

17 Identificação da Fraude
Análise do sinistro Avaliação documental Confronto entre os envolvidos Função do analista: Passado x Atual Capacitação técnica para análise Capacitação jurídica para negativa Potencial de identificação de fraudes

18 Identificação da Fraude
Cuidado com o perfil do analista !!!!!

19 Identificação da Fraude
Cuidado com o perfil do analista !!!!!

20 Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS Melhor qualidade Facilidade na transmissão

21 Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS

22 Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS

23 Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS

24 Ferramentas para identificação
FOTOS DIGITAIS

25 Ferramentas para identificação
INFORMÁTICA Pautas filtro (Red Flags) Armazenamento de informações Banco de dados Softwares de orçamentação integrados Sistemas internos de consulta e análise

26 Ferramentas para identificação

27 Ferramentas para identificação

28 Ferramentas para identificação
FATOR HUMANO Identificação do perfil para cada profissional Psicológico Operacional Perfil da empresa Processo seletivo adequado Capacitação para cada área Regulação Análise Jurídico

29 Gerenciamento da Fraude
Administração Identificação Eliminação

30 Administração da Fraude
Estrutura para administração Mecanismos de apoio Fluxos adequados para identificação Ferramentas Relatórios gerenciais Perfil do fraudador Tipo de fraude Melhoria dos filtros

31 Gerenciamento da Fraude
PARÂMETROS Quem suspeitou? : Analista/Vistoriador Tipo de fraude Colisão Mecânica Incêndio Roubo/Furto Agente fraudador Oficina Segurado Terceiro Corretor

32 Gerenciamento da Fraude
PARÂMETROS Área de Ocorrência Estado Cidade Bairro Marca/Modelo/Versão dos veículos envolvidos Valor do prejuízo Custo dos serviços de investigação e pericial Avaliação de resultado dos prestadores de serviço

33 Gerenciamento da Fraude
Administração Identificação Eliminação

34 Eliminação da Fraude Subsídio ao departamento jurídico
Busca de elementos substanciais para negativa Subsídio ao departamento jurídico Bons filtros coíbem a entrada da fraude Negativas eficientes coíbem a fraude futura

35 Avaliação Global do que é ideal
Realização de vistoria prévia filtra veículos problemáticos Solicitação de B.O. reduz os volume de oportunistas Regulação “in loco” possibilita um contato próximo com o veículo e minimiza problemas de fraudes gerados pela oficina. Regulação “in loco” possibilita o regulador a sinalizar suspeitas. Analistas técnicos e com conhecimento do objeto de análise O analista tem que ser cobrado por resultados na identificação de fraudes A área de sinistros deve possuir uma pessoa ou mesmo uma célula responsável por gerenciar a identificação de fraudes.

36 Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
Apresentação São Paulo, 19 de Setembro de 2.006 Márcio Montesani (11)


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