A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Cultura do Senado O século de Augusto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Cultura do Senado O século de Augusto."— Transcrição da apresentação:

1 A Cultura do Senado O século de Augusto

2 Cronologia do Império Romano
753 a.C. – Segundo a tradição, a data da fundação da cidade de Roma. sécs. VIII a V – Período monárquico de Roma. sécs. IV a I a.C. – A República Romana 27 a.C. – Início do Império sob o comando de Octávio Augusto 476 d.C. – Data apontada para o final do Império Romano do Ocidente

3 Vamos situar-nos na época histórica!
63 a.C. – Nascimento de Octávio Augusto 14 d. C. - Morte de Octávio Augusto Século I a.C. Século I d.C. 32 a.C. – Batalha de Accio

4 O Século de Augusto Nesta época a sociedade romana era bastante estratificada, onde o mundanismo das elites (ordem senatorial e ordem equestre) contrastava com o esclavagismo e as duras condições de vida da plebe.

5 Durante a República inicia-se um processo de expansão territorial que atingiu o seu período mais importante durante o século II d.C. com a formação de um extenso império: Império – conjunto de territórios conquistados por um povo, que impõe o seu domínio político, económico e cultural.

6 Definições Romanização: Processo de integração e adaptação de diferentes povos do Império Romano em relação aos costumes, língua, religião, organização económica, administrativa e urbanística dos Romanos. Pax Romana: Designação atribuída ao período compreendido entre o Império de Augusto e o século II d.C. em que foi instituída a paz, embora fosse uma paz armada, exercida pelas legiões, fato que garantiu a segurança e progresso do Império Romano.

7 A extensão do Império Romano

8 Os recenseamentos A inscrição em cada classe era determinada pela riqueza que o individuo possuía. Ficavam ,assim, estabelecidas as categorias para o acesso aos mais diversos cargos da vida romana. Relevos de Ahenobardus, século I a.C.

9 10 coortes – cada coorte tinha 600 homens;
A legião romana era formada inicialmente por 6 mil legionários dispostos da seguinte forma: 10 coortes – cada coorte tinha 600 homens; 30 manípulos – cada manípulo tinha 200 homens; 60 centúrias – cada centúria tinha 100 homens; Formação “em tartaruga”

10 As vias romanas

11

12 Inicialmente, Roma era uma pequena aldeia que à medida que se ia desenvolvendo politicamente, teve de se transformar a nível urbanístico. Roma era a sede do Império, para tal, deveria ser o exemplo para todas as outras cidades que compunham os seus vastos domínios.

13 Roma no século I d.C. O Circo Máximo

14 Ruínas do Fórum Romano O fórum é a praça pública central da cidade romana, onde se localizavam os edifícios mais importantes ligados ao exercício do poder religioso e político.

15 O decúmano de Timgad (Argélia)
O Arco do Triunfo de Trajano O decúmano de Timgad (Argélia)

16

17 O Circo Máximo

18 Circo Máximo Destinava-se a corridas de cavalos e de atletismo;
As corridas de cavalos eram em quadrigas (atrelado com 4 cavalos); Tinha capacidade para 250 mil pessoas; Nas corridas de cavalos existiam 4 equipas principais: os vermelhos, os azuis, os verdes e os brancos; Os cavalos da quadriga vencedora eram sacrificados e o seu sangue era derramado no local.

19 O luxo romano Reconstituição de um espaço termal (Espanha)
Na sociedade romana, os banquetes eram frequentes e a ida às termas era um hábito indispensável.

20 Termas Local de lazer e de descanso;
Comprova a preocupação dos romanos com a higiene e saúde pública; Destinava-se também à realização de negócios.

21 Inicialmente, Roma era uma pequena aldeia que à medida que se ia desenvolvendo politicamente, teve de se transformar a nível urbanístico. Roma era a sede do Império, para tal, deveria ser o exemplo para todas as outras cidades que compunham os seus vastos domínios.

22 Ruínas do Fórum Romano O fórum é a praça pública central da cidade romana, onde se localizavam os edifícios mais importantes ligados ao exercício do poder religioso e político.

23 O Urbanismo Romano Cardo
As cidades romanas derivavam dos acampamentos militares e apresentam uma malha urbana reticular. Decúmano

24 O decúmano de Timgad (Argélia)
O Arco do Triunfo de Trajano O decúmano de Timgad (Argélia)

25 Templo romano de Évora, conhecido como templo de Diana, séculos I – II d.C.
Pensa-se que esta construção se situava no fórum da cidade romana de Ebora.

26 Questionário Enumera algumas das características que permitiram ao império romano expandir-se e manter-se ao longo vários séculos. “Apesar da sociedade romana ser profundamente estratificada existe alguma mobilidade social.” Justifica esta afirmação. Recorde a malha urbana de Roma e defina-a como “modelo a seguir” na edificação de outras cidades. Qual a importância urbanística, administrativa e civilizacional que o fórum possuía dentro da cidade romana? O que era e que importância tinha o Senado para a vida política de Roma?

27 O Senado foi a mais velha instituição do Estado Romano, tendo existido desde a monarquia até finais do Império.

28 Inicialmente, o senado teve apenas funções consultivas, ganhando gradualmente, um espaço cada vez mais amplo nos assuntos da vida pública romana. O Senado foi a mais velha instituição do Estado Romano, tendo existido desde a monarquia até finais do Império.

29 Foi durante a República que o Senado atingiu a sua máxima importância
Foi durante a República que o Senado atingiu a sua máxima importância. No tempo de Júlio César, o Senado era composto por 900 elementos.

30 No Senado, utilizava-se a arma de persuasão apelidada de Retórica (arte de bem falar) que era um factor de sucesso na condução das discussões e nas votações.

31 A Cultura do Senado O ócio Octávio Augusto

32 O Circo Máximo

33 O exotismo dos penteados
Penteado romano do final do século I d.C.

34 Combates de gladiadores

35 Combates com feras

36 Vamos ver o que aprendeste!
O ócio romano Interesse pela cultura grega: filosofia, música e artes Hábitos de luxo: banquetes, termas Divertimento público: o teatro, as corridas e os combates de gladiadores

37 Octávio César Augusto Poderes de Augusto:
- Imperium proconsular (supremo comando militar); Poder tribunício (poder de reunir o Senado, direito de veto nas decisões, direito de auxílio, iniciativa das leis e presidência do Senado) - Controlo do poder religioso (Pontifex maximus e augustus) Augusto de Prima Porta, o militar (estátua em mármore com 204 cm)

38 Questão Quais foram os motivos que levaram o Senado a designar o seu período de vida como o Século de Augusto?

39 O incêndio de Roma (64) Por Nero

40

41 O incêndio de Roma (64) Ocorreu em julho de 64 (teve a duração de 7 dias); Arderam 10 dos 14 bairros administrativos; Nero foi dos proprietários mais prejudicados; As perdas humanas foram elevadas; Os historiadores atribuem a autoria do incêndio a uma ordem dada por Nero, no entanto, o imperador culpa os cristãos por este acontecimento.

42 O que aconteceu aos cristãos?
Muitos foram atirados às feras nos circos; Outros eram crucificados (método de execução pública praticado pelos romanos);

43 Após o incêndio Nero manda reconstruir a cidade:
Ordenou a construção de novas ruas com traçado ordenado; Ordenou a construção de novos fóruns; Ordenou a construção da Domus Aurea (Casa Dourada) perdida num incêndio em 104.

44 Domus Aurea

45 Questionário 1. Explica o que entendes pela expressão “pão e circo”.
2. Como explicas a propagação do incêndio de Roma? 3. Quais os motivos que levaram à atribuição do incêndio a Nero? 4. Que alterações trouxe o incêndio à cidade de Roma?


Carregar ppt "A Cultura do Senado O século de Augusto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google