A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hiperônimo e Hipônimo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hiperônimo e Hipônimo."— Transcrição da apresentação:

1 Hiperônimo e Hipônimo

2 Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocabulário de sentido mais específico). É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença. A relação existente entre hiperônimo e hipônimo é fundamental para a coesão textual. Ex: Grupos de refugiados chegam diariamente do sertão castigado pela seca. São pessoas famintas, maltrapilhas, destruídas. Note que a palavra “pessoas” é um hiperônimo da palavra “refugiados”, uma vez que “pessoas” apresenta um significado mais abrangente que seu hipônimo “refugiados”.

3 Paronímia, Homonímia, Sinonímia e Polissemia

4

5 Parônimos São palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia.

6 Exemplos Flagrante (evidente) / fragrante (perfumado)
Mandado (ordem judicial) /  mandato (procuração) Inflação (alta dos preços) / infração (violação) Eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer) Arrear (pôr arreios) / arriar (descer, cair) Comprimento (extensão, grandeza e tamanho) / Cumprimento (saudação) Descrição (falar sobre, ato de descrever) / Discrição (ser discreto) Emergir (mostrar-se) / Imergir (mergulhar)

7 Homônimos São palavras diferentes no sentido, mas que têm a mesma pronúncia. Dividem-se em homônimos perfeitos e homônimos imperfeitos.

8 Homônimos perfeitos São palavras diferentes no sentido, mas idênticas na escrita e na pronúncia.

9 Exemplos Homem são. São João São várias as causas. Como vais?
Eu como feijão. Vou pegar dinheiro no banco. O banco da praça quebrou.

10 Homônimos imperfeitos
Dividem-se em: Homônimos homógrafos Homônimos homófonos

11 Homônimos homógrafos Quando têm a mesma escrita e a mesma pronúncia, exceto a abertura da vogal tônica. Exemplos: Almoço (verbo) Almoço (substantivo) Eu começo a trabalhar em breve. O começo do filme foi ótimo.

12 Homônimos homófonos Quando têm a mesma pronúncia, mas escrita diferente. Exemplos: Apreçar / apressar Sessão / seção / cessão A cela do presídio está lotada. A sela do cavalo está velha.

13 Sinonímia É a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. Vejamos: A garota renunciou veementemente ao pedido para que comesse. A menina recusou energeticamente ao pedido para que comesse. A mocinha rejeitou impetuosamente ao pedido para que comesse. Vemos que os substantivos “garota”, “menina” e “mocinha” têm um mesmo significado, sentido, todos correspondem e nos remete à figura de uma jovem. Assim também são os verbos “renunciou”, “recusou” e “rejeitou”, que nos transmitem idéia de repulsa, de “não querer algo” e também os advérbios que nos falam da maneira como a ação foi cometida: “veementemente”, “energeticamente” e “impetuosamente”, ou seja, de modo intenso. Podemos concluir, a partir dessa análise, que sinonímia é a relação das palavras que possuem sentido, significados comuns. O objeto possuidor da maior quantidade de sinonímias ou sinônimos que existe é, com certeza, o dicionário.

14 Polissemia A palavra polissemia compreende dois radicais: [poli = muito] e [semia = significado]. Portanto, uma palavra pode apresentar diferentes significados, dependendo dos usos lingüísticos em que possa aparecer. Vejamos os diferentes significados de abater: Abater a árvore = derrubar Abater a fera = matar Abater o inimigo = derrotar Abater-se com a derrota = sentir Abater a dívida = descontar Ao consultar o dicionário, verificamos que a maioria das palavras são polissêmicas. O significado da palavra deve, portanto, ser considerado na frase, e não isoladamente.

15 Vícios de linguagem


Carregar ppt "Hiperônimo e Hipônimo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google