A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os trabalhadores e o mercado de trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os trabalhadores e o mercado de trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Os trabalhadores e o mercado de trabalho
PEA – População economicamente ativa

2 PEA nos setores econômicos
Pode-se estudar a distribuição da população economicamente ativa de um país segundo as atividades econômicas ou setores de produção. Entende-se por população economicamente ativa (PEA) as pessoas que trabalham em atividades remuneradas, tanto as pessoas ocupadas(que têm trabalho), como as desocupadas (sem trabalho, mas que tomam alguma providência efetiva no sentido de procurar trabalho).

3 As transformações de uma economia alteram a distribuição da população economicamente ativa pelos setores primário, secundário e terciário. Entre os fatores que causam alterações na estrutura da população segundo os setores de produção, podem-se destacar: A industrialização A urbanização A modernização do setor primário, como, por exemplo, a mecanização da agricultura e as mudanças nas relações de trabalho no campo.

4 No Brasil devemos incluir também a estrutura fundiária injusta e antidemocrática, que dificulta o acesso à terra a milhões de brasileiros e se caracteriza pela concentração crescente da propriedade da terra nas mãos de poucos. A industrialização é um fator de grande impacto como gerador ou desencadeador da mobilidade da força de trabalho para os setores secundário e terciário.

5 De modo geral vem ocorrendo um intenso processo de terceirização da população do mundo “subdesenvolvido”, mas esse fato deve ser entendido não como resultado da industrialização, e sim de problemas existentes em suas economias. Não havendo empregos suficientes, ocorre uma hipertrofia do setor terciário, ou seja, o setor cresce desmedidamente, “incha”, gerando uma economia informal (representada pelo vendedor ambulante, camelô, guardador de carro, “vendedores de semáforo” etc.). É o exemplo típico da situação de desmprego e subemprego.

6

7

8


Carregar ppt "Os trabalhadores e o mercado de trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google