A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA MADEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA MADEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA MADEIRA
 FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA MADEIRA Paulo Henrique Fernandes de Abreu TG-EP-44-05

2 INTRODUÇÃO O Brasil é o segundo maior produtor mundial de madeira tropical, só em 2004 consumiu 24,5 milhões de metros cúbicos de madeira em toras. Conseqüentemente pelo menos 20 % desses números são caracterizados como resíduos. Até a década de 90 os geradores destes resíduos não tinham se dado conta da viabilidade do aproveitamento destes resíduos e os consideravam como lixo.

3 PRINCIPAIS PROBLEMAS Grandes volumes Geração de chorume
Emissão de gases Geração de metais tóxicos Corrosão de equipamentos componentes da infra-estrutura das indústrias

4 OBJETIVOS Enunciar as alternativas disponíveis para o aproveitamento dos resíduos da madeira. Demonstração de uma tecnologia de aproveitamento dos resíduos para fins energéticos tendo como produto final o briquete.

5 OS TIPOS DE RESÍDUOS DA MADEIRA
Serragem - resíduo originado da operação de serras, encontrado em todos os tipos de indústria, à exceção das laminadoras. cepilho - conhecido também por maravalha, resíduo gerado pelas plainas nas instalações de serraria/beneficiamento e beneficiadora. lenha - resíduo de maiores dimensões, gerado em todos os tipos de indústria, composto por costaneiras, aparas, refilos, resíduos de topo de tora, restos de lâminas.

6 FORMAS DE RECICLAGEM Artesanato
Reciclagem primária: é o processo de um resíduo para fabricação de um produto com características similares ao original. Temos como exemplo: Artesanato Produção de pequenos artefatos de madeira

7 FORMAS DE RECICLAGEM Reciclagem secundária: é o processamento de resíduos com obtenção de produtos diferentes do original. Podemos citar como exemplo para o caso da madeira: Painéis de madeira aglomerada Produção de papel

8 FORMAS DE RECICLAGEM Reciclagem terciária: implica na obtenção, a partir de um produto, dos componentes químicos básicos do mesmo. Para o caso dos resíduos da madeira podemos citar a compostagem e extração do etanol.

9 FORMAS DE RECICLAGEM Reciclagem quaternária: é a utilização do conteúdo energético dos materiais, através de sua queima ou incineração. É o tipo de reciclagem mais eficaz e viável para a madeira.Temos como opções: Queima direta Produção de carvão Produção de etanol Produção de briquetes

10 BRIQUETES: Definições
É a densificação do resíduo da madeira que através da compactação a elevadas pressões . É uma alternativa energética , que possui um alto poder calorífico, ideal para utilização em caldeiras industriais e fornos de padarias, pizzarias, cerâmicas, lareiras, entre outros.

11 BRIQUETES: Principais características
Carbono Fixo 13,6 % Cinzas  2% Materiais Voláteis 84% Umidade de 12 % Poder Calorífico de 4.500 à 5000 kcal /Kg Densidade  1000 a 1300 kg/m³

12 BRIQUETES: Principais Vantagens
Devido a baixa umidade a temperatura se eleva rapidamente. Formato geométrico facilita o transporte, manipulação e armazenamento. Maior higiene e melhor aparência, ideal para a indústria alimentícia. Maior custo/beneficio devido ao alto poder calorífico.

13 BRIQUETES: Vantagens sobre a lenha
Não é necessário a reposição da madeira ao meio ambiente. Baixa umidade. Poder calorífico de 2 a 5 vezes maior. Menos índice de cinzas e fumaça geradas. Queima regular devido sua geometria.

14 BRIQUETES: Mercado Nos grandes centros, capitais e grandes cidades, o briquete tem seu papel destacado, competindo diretamente com a lenha e o carvão vegetal. Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem pizzarias e padarias das quais aproximadamente 70% utilizam fornos a lenha.

15 BRIQUETES: Estrutura necessária para a industrialização
Capital em torno de ,00. Área em torno de 4000 m³. Uma briquetadeira. 2 silos (com um deles podendo ser acoplado à briquetadeira).

16 BRIQUETES: Estrutura necessária para a industrialização
Um triturador. Um secador. Elementos de transporte. Ter entre 7 e 10 funcionários.

17 BRIQUETADEIRA Existem no mercado 3 tipos de máquinas:
Briquetadeira do tipo Prensa de Pistão Briquetadeira por extrusão Peletizadora

18 Briquetadeira do tipo Prensa de Pistão
Neste equipamento a compactação acontece por meio de golpes produzidos sobre os resíduos por um pistão acionado através de dois volantes.

19 Briquetadeira do tipo Prensa de Pistão
O briquete deste processo tem as seguintes características: Poder Calorífico: kcal/kg Voláteis: 81%(base seca) Cinzas: 1,2% (base seca) Densidade: a kg/m3 Consumo: 20 a 60 kWh/t Produção: 200 a kg/h

20 Briquetadeira por extrusão
A compactação neste equipamento se dá mediante força mecânica produzida por uma rosca sem-fim interna. É um equipamento de alto rendimento e médio custo.

21 Briquetadeira por extrusão
O briquete deste processo tem as seguintes características: Poder calorífico: kcal/kg Voláteis: 85% (base seca) Cinzas: < 1% (base seca) Densidade: a kg/m3 Consumo: 50 a 65 kWh/t Produção: 800 a kg/h

22 PELETIZADORA A compactação neste equipamento se dá mediante força mecânica produzida por roletes internos sobre uma matriz perfurada. É um equipamento de alto rendimento e alto custo para sua produção/manutenção . Normalmente são encontradas no mercado para produção de pellets com diâmetros acima de 16 mm.

23 Fluxograma do processo
Silo úmido Seco Briquetadeira Embalagem Estoque de produto acabado

24 Conclusão Foram demonstrados no trabalho que existem várias formas rentáveis para resolver os problemas dos resíduos da indústria madeireira. Pelas informações obtidas pôde ser constatado que o briquete é um produto bastante eficiente, com um processo de produção simples e de baixo custo levando em consideração as suas vantagens como alternativa de reciclagem de resíduo.


Carregar ppt "FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA MADEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google