A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GUSTAÇÃO A gustação é um sentido fundamental para o complexo processo alimentar. Sem o paladar, o homem não teria tanto interesse pela comida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GUSTAÇÃO A gustação é um sentido fundamental para o complexo processo alimentar. Sem o paladar, o homem não teria tanto interesse pela comida."— Transcrição da apresentação:

1 A GUSTAÇÃO A gustação é um sentido fundamental para o complexo processo alimentar. Sem o paladar, o homem não teria tanto interesse pela comida.

2 FISIOLOGIA E HISTOLOGIA DA GUSTAÇÃO
amargo azedo salgado doce

3 AS PAPILAS LINGUAIS Receptores gustativos – na cavidade bucal, no
dorso da língua, na epiglote, na parede posterior da orofaringe e no palato. Botões ou corpúsculos gustativos – nas paredes das papilas linguais; específicos para a recepção dos estímulos. Têm número variável e renovação celular contínua.

4 A combinação das quatro sensações (azedo, amargo, doce e salgado) permite que se percebam centenas de diferentes sabores

5 LOCAL DOS RECEPTORES Os receptores gustativos para o sabor doce estão na extremidade anterior da língua.

6 COMO SE APREENDEM OS SABORES?
Paladar e olfato trabalham conjuntamente para que se possa reconhecer e apreciar os diferentes sabores. A comida entra na boca, estimula os receptores das papilas gustativas. Impulsos nervosos são enviados ao cérebro, que os interpreta como SABOR.

7 COMO SE APREENDEM OS SABORES?
As moléculas transportadas pelo ar penetram a fossa nasal, estimulam cílios específicos nas células nervosas. Estas enviam impulsos nervosos para o cérebro que os interpreta como ODORES ESPECÍFICOS. Sabor de um bombom: o cérebro percebe um sabor doce através das papilas gustativas e um aroma agradável de chocolate através da cavidade nasal..


Carregar ppt "A GUSTAÇÃO A gustação é um sentido fundamental para o complexo processo alimentar. Sem o paladar, o homem não teria tanto interesse pela comida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google