A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALGAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALGAS."— Transcrição da apresentação:

1 ALGAS

2 Conceito As algas são seres autótrofos e fotossintetizantes, que diferem das plantas por não possuírem tecidos e órgãos. Podem ser unicelulares ou multicelulares. No caso das algas multicelulares, o corpo é denominado de talo.

3 Organização das algas REINO PROTISTA Unicelulares Multicelulares
As algas são incluídas no Reino Protista e, para efeito de ensino médio, podem ser assim organizadas: Euglenófitas Pirrófitas Unicelulares REINO PROTISTA Diatomáceas Clorófitas Feófitas Multicelulares Rodófitas

4 EUGLENÓFITAS São unicelulares, destituídas de parede celular;
Representantes: Euglenas, Phacus, Peranema. São unicelulares, destituídas de parede celular; Habitat: aquático, podendo ser dulcícolas (maioria) ou marinhos; Possuem flagelo, relacionado à locomoção; Presença de mancha ocelar (estigma)  estrutura fotossensorial.

5 Euglena viridis

6 Pigmentos: Clorofila a e clorofila b; carotenoides.
Substância de reserva: Paramilo (polissacarídeo bastante semelhante ao amido). Reprodução: Assexuada, por cissiparidade. Cissiparidade em euglenas

7 PIRRÓFITAS Representantes: organismos genericamente conhecidos como dinoflagelados (2 flagelos perpendiculares entre si); Unicelulares; maioria de habitat marinho; Importantes componentes do fitoplâncton; Possuem um endoesqueleto que pode apresentar celulose.

8 Ceratium Peridinium Noctiluca

9 Pigmentos: clorofila a e clorofila c; carootenoides (peridinina  cor avermelhada);
Reserva: Amido. Reprodução: Assexuada, por cissiparidade. Em alguns casos há reprodução sexuada com formação de gametas. OBS.: As zooxantelas são um grupo especial de dinoflagelados que vivem no corpo de outros organismos, realizando fotossíntese e fornecendo nutrientes aos hospedeiros (muitos corais).

10 Maré Vermelha: Fenômeno que se caracteriza pela intensa proliferação de certas pirrófitas (ex.: Gonyaulax). Ocorre quando há aumento na quantidade de nutrientes na água, em temperaturas mais altas e em águas mais calmas. Ocorre liberação de toxinas, capazes de provocar a morte de diversos animais aquáticos. Há contaminação de organismos filtradores (ex.: ostras, mariscos) que, se ingeridos pelo ser humano, pode causar paralisia e até morte.

11 Maré vermelha

12 DIATOMÁCEAS Representantes: Algas unicelulares, muito comum no plâncton marinho (há espécies dulcícolas), cuja característica principal é a presença de uma carapaça (frústula) formada por 2 valvas compostas de sílica. Quando ocorre morte da alga, a carapaça não se desintegra e acumula-se no sedimento oceânico, formando uma rocha denominada de diatomito, explorada para a produção de telhas e tijolos, que são leves e atuam como isolante térmico.

13

14 Pigmentos: clorofila a e clorofila c; carotenoides; fucoxantina (cor amarelada)
Reserva: Crisolaminarina (carboidrato) e óleos. Reprodução: assexuada (cissiparidade). Pode haver reprodução sexuada, com formação de gametas. DIATOMITO OU TERRA DE DIATOMÉCEAS

15 CLORÓFITAS Representantes: Algas verdes. Grupo com a maior diversidade de algas, com mais de 7000 espécies descritas. Habitat: marinhas, dulcícolas (maioria) e terrestre úmido. As clorófitas possuem algumas características que as aproximam dos vegetais e, por isso, são colocadas como prováveis ancestrais deles. São elas: ►Parede celular à base de celulose; ► Clorofila a e clorofila b, além de carotenoides como pigmentos; ► Substância de reserva: Amido.

16 Ulva Volvox Caulerpa Spirogyra

17 FEÓFITAS Representantes: Algas pardas.
São multicelulares e podem apresentar grandes dimensões, chegando a 60 m de comprimento. São predominantemente marinhas; há representantes dulcícolas. Pigmentos: clorofila a e clorofila d; carotenoides; fucoxantina. Reserva: Laminarina (carboidrato) e manitol (álcool). Algumas espécies possuem vesículas cheias de ar, facilitando a flutuação.

18 Nas costas frias e temperadas dos continentes encontram-se feófitas gigantes, denominadas kelps, as quais formam extensas florestas aquáticas, com grande biodiversidade. Macrocystis

19 Laminaria Sargassum Padina

20 RODÓFITAS Representantes: Algas vermelhas.
Habitat: predominantemente marinho; há espécies dulcícolas. Pigmentos: clorofila a e clorofila d; carotenoides, com predomínio de ficoeritrina (vermelho). Reserva: amido das florídeas. Parede celular mucilaginosa rica em polissacarídios (parte externa) e celulose (interna) As espécies coralíneas possuem impregnação de carbonato de cálcio na parede celular.

21 Porphyra Corallina Gelidium

22 IMPORTÂNCIA DAS ALGAS Ecológica  formam a base de diversas cadeias alimentares; são organismos produtores. Alimentícia  são ricas fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Ex.: O “kombu” (Laminaria japonica) é usada no preparo de carnes, peixes e sopas.O “nori” (Porphyra sp.) é usado no preparo do sushi. Produção de ração para animais. De várias rodofíceas extraem-se polissacarídeos (ex.: ágar-ágar) usado para preparo de meios de cultura. Das feófitas extrai-se a algina (ácido algínico), usado como emulsificante, estabilizante e gelificante (sorvetes). É usada, ainda, para produção de tintas de tecidos e espuma para cerveja. Das rodofíceas extrai-se a carragenina (carragen), usada na indústria farmacêutica e de cosméticos.

23 O carragen é usado ainda na produção de gelatinas, patês e cremes dentais.
Produção de medicamentos para regular o apetite. São ricas em nitrogênio e em potássio  usadas como adubo. Utilizadas para correção da acidez do solo. Fontes de iodo (tratamento do bócio), beta-caroteno e vitamina C. O diatomito é usada na produção de polidores, filtros, tijolos e telhas.


Carregar ppt "ALGAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google