A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTOZOOSES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTOZOOSES."— Transcrição da apresentação:

1 PROTOZOOSES

2 Amebíase ou Disenteria Amebiana
Agente causador: Entamoeba histolytica, que vive no interior do intestino grosso, fagocitando partículas de alimento digerido e também atacando a própria mucosa intestinal. Sintomas: dores abdominais, cólicas e disenteria.

3 Forma de contágio: Uma pessoa adquire amebíase ao ingerir água ou alimentos contaminados com cistos de E. histolytica. No intestino, o cisto libera amebas, que se multiplicam e causam lesões na mucosa intestinal, acompanhados de dores e diarréia. Os quadros em torno ilustram as principais maneiras de prevenção.

4 Agente causador: flagelado Giardia lamblia, que adquire-se por meio da ingestão de cistos contidos em alimentos contaminados. Giardíase Sintomas: o parasita reproduz-se no intestino delgado, causando discreto desarranjo intestinal, com cólicas.

5 Doença do sono Agente causador: Trypanossoma gambiensis
Sintomas: Os sintomas iniciais e recorrentes são a febre, tremores, dores musculares e articulares, linfadenopatia (ganglios linfáticos aumentados), mal estar, perda de peso, anemia e trombocitopenia. Mais tarde surgem sintomas neurológicos e meningoencefalite, convulsões epilépticas, sonolência e apatia progredindo para o coma. A sonolência e torpor característicos são devidos a lesões no sistema nervoso. Forma de contágio: Picada da mosca tsé-tsé – gênero Glossina .

6 Doença de Chagas Homenagem ao cientista brasileiro Carlos Chagas ( ) que descreveu o ciclo de vida do parasita causador da doença: o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. A pessoa é contaminada pelas fezes de insetos hematófagos conhecidos como “barbeiros” ou “chupanças”. O Trypanosoma vive no sangue humano e se instala em diversos órgãos, principalmente na musculatura do tubo digestivo e do coração, destruindo estes tecidos. O Mal de Chagas ou tripanosomíase é uma doença que afeta milhões de pessoas no Brasil. Dr. CARLOS CHAGAS

7 O causador da doença: um flagelado
Estes protozoários apresentam seletividade pelo músculo cardíaco: eles penetram nas células cardíacas, perdem o flagelo e tornam-se esféricos. A presença dos parasitas causa lesões que prejudicam o funcionamento do coração, o que leva à morte o doente. A infestação pode causar também aumento e disfunção de outros órgãos, como o esôfago, o baço, o fígado. Porém, o tratamento adequado do paciente chagásico, iniciado precocemente pode aumentar a expectativa de vida.

8 O transmissor da doença: um percevejo
O vetor que transmite o Trypanosoma para o ser humano é um percevejo que pertence geralmente aos gêneros Triatoma, Panstrongylus e Rhodnius, sendo a espécie transmissora mais comum o Triatoma infestans. Rhodnius prolixus Triatoma infestans Triatoma sp

9 O barbeiro adquire os tripanosomos ao sugar sangue de pessoas ou animais silvestres contaminados, como tatús, em cujas tocas o barbeiro costuma se abrigar. Este animais costumam ser reservatórios naturais do protozoário. O inseto transmissor pode ser encontrado em ninhos de pássaros, cascas de troncos de árvores, montes de lenha e embaixo de pedras. Os barbeiros também costumam se esconder em frestas de casas de pau-a-pique ou de barro.

10 O triatoma tem hábitos noturnos: sai da toca durante a noite, a procura de alimento (sangue) e geralmente pica as pessoas no rosto.

11 O T. cruzi e a Doença de Chagas:

12 2 1 3 Trypanosoma aderindo-se à célula muscular.
T.cruzi penetrando em célula do miocárdio. 3. Tripanossomos, já sem flagelo, alojados no músculo cardíaco. 3

13 Profilaxia: Não há ainda um tratamento eficaz para a Doença de Chagas.
São necessárias, portanto, medidas preventidas ( que evitem a penetração do Trypanosoma no organismo humano. Proteger portas e janelas com telas. Proteger camas com cortinados Usar inseticidas

14 Malária: a febre dos pântanos
Mau ar: no passado acreditava-se que as pessoas adoeciam devido à má qualidade do ar fétido próximo aos pântanos. Brasil: maleita, impaludismo, febre palustre, tremedeira, febre terçã, febre quartã. A malária é endêmica em muitas regiões do mundo. Note a gravidade da situação do Brasil em relação à ocorrência desta protozoose. Fonte: Organização Mundial da Saúde.

15                                                                                           

16 Os causadores da Malária: esporozoários do gênero Plasmodium
Plasmodium vivax: causa a malária terçã benigna, produz ataques de febre a cada 48 horas. Plasmodium falciparum: causa a febre terçã maligna, mais grave, com picos de febre em intervalos irregulares. Plasmodium malariae: malária quartã benigna, com febre a cada 72 horas. Em 1880 o médico Alphonse Leveran descobriu o Plasmodium no sangue de pessoas contaminadas e em 1897 o inglês Ronald Ross identificou o esporozoário no intestino de um mosquito. A partir daí entendeu-se o ciclo reprodutivo do parasita no mosquito e no homem, o que rendeu o Nobel de Medicina à Ross em 1902.

17 O transmissor (vetor) do Plasmodium ao homem:
Mosquitos do gênero Anopheles O Anopheles é conhecido como “mosquito-prego”, e é a fêmea que pica o homem à procura de sangue, que possui componentes necessários à formação e desenvolvimento dos ovos. O machos se alimentam de seiva vegetal.

18 Por isso a malária está associada a zonas de mata, pantanosas: os machos necessitam das plantas para sua alimentação e as fêmeas , devidamente abastecidas de sangue, depositam seus ovos na água, onde irão se desenvolver as larvas.

19                                                                               A malária é a doença infecciosa que mais provoca mortes no mundo. Segundo estimativas recentes da OMS, ocorrem, por ano, cerca de 400 milhões de novos casos, que resultam em 2 milhões de mortes. Em aproximadamente 200 países é uma endemia à qual 2 bilhões de pessoas estão expostas: isso equivale a 35% da população mundial. O Brasil é o país das Américas com o maior número de casos e o terceiro colocado no mundo em número de casos.

20 Os sintomas costumam aparecer em média 6 a 30 dias após a picada do mosquito.

21 Ciclo da Malária

22 Cada trofozoíto que invade uma hemácia passa por um processo assexuado de reprodução, a divisão múltipla, originando de 6 a 36 fromas chamadas merozoítos. As hemácias infestadas arrebentam, liberando os merozoítos na correnete sangüinea. Os picos de febre alta que caracterizam a malária , coincidem com a liberação dos merozoítos no sangue. Milhares de hemácias infestadas , arrebentando simultaneamente, liberam merozoítos e toxinas no sangue, o que provoca a febre e o mal-estar.

23 Para evitar a malária as pessoas devem eliminar de suas casas os criadouros das larvas aquáticas dos mosquitos e protejer janelas e portas com telas e camas com cortinados , além de usar inseticidas. Pessoas que viajam para regiões onde há incidência de malária devem tomar quinino preventivamente.

24 Tratamento da malária:
No começo do século, os doentes de malária eram tratados com medicamentos à base de quinino , extraído da casca de algumas espécies da árvore Chinchona. Aos poucos, porém, percebeu-se que o quinino não tinha mais efeito: foram selecionadas linhagens de Plasmodium resistentes aos efeitos do quinino. Atualmente, novas substâncias estão sendo utilizadas, entre elas a artemisina, isolada de uma planta chinesa chamada Artemisia.

25 Leishmaniose cutânea - Úlcera de Baurú
Agente causador: flagelado Leishmania brasiliensis . Forma de contágio: doença é transmitida pela picada do mosquito-palha (birigúi), um inseto do gênero Phlebotomus e afeta a pele, mucosas e cartilagens, sendo os locais mais atingidos rosto, braços e pernas Sintomas: Ulcerações na pele, principalmente no rosto, braços e pernas.

26 Mosquito-palha ou “birigüí”
Phlebotomus

27 Ciclo da Leishmaniose cutânea

28 As feridas decorrentes da picada do mosquito-palha infectado são de difícil cicatrização, provocando lesões graves na pele e mucosas.

29 A Leishmaniose também afeta animais, especialmente cães.

30 AMEBÍASE OU DISENTERIA AMEBIANA LEISHMANIOSE OU ÚLCERA DE BAURÚ
DOENÇA AGENTE CAUSADOR SINTOMAS FORMA DE CONTÁGIO AMEBÍASE OU DISENTERIA AMEBIANA Entamoeba histolytica Diarréia com sangue e muco devido à lesões na parede intestinal. Ingestão de alimentos (frutas, verduras) ou água contaminados por CISTOS do protozoário. GIARDÍASE Giardia lamblia Diarréia acompanhada de dores abdominais devido à lesões na parede intestinal. TRICOMONÍASE Trichomonas vaginalis Corrimentos e infecções vaginais e uretrais. Através de relações sexuais com indivíduos portadores ou uso/contato com objetos contaminados. DOENÇA DO SONO Trypanosoma gambiensis Sonolência e torpor, culminando no coma, devido à lesões no SN. Picada da mosca tsé-tsé (Glossina). DOENÇA DE CHAGAS Trypanosoma cruzi Insuficiência cardíaca devido à lesões no miocárdio. Fezes do inseto barbeiro (Triatoma) contaminadas. MALÁRIA Plasmodium vivax Febres e mal estares cíclicos coincidentes com a destruição de hemácias e a eliminação de toxinas pelo parasita, no sangue. Picada da fêmea do mosquito-prego, um pernilongo do gênero Anopheles. LEISHMANIOSE OU ÚLCERA DE BAURÚ Leishmania brasiliensis Feridas graves na pele, geralmente no rosto, braços e pernas. Picada do mosquito-palha ou birigüí (Phlebotomus).


Carregar ppt "PROTOZOOSES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google