A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA

2

3

4

5 Em 330, o imperador Constantino mudou o centro do império romano para Constantinopla (atual Turquia). A mudança teria várias consequências para o mundo das artes e da arquitetura já que a cidade se localizava no estreito de Bósforo que ligava a Europa ao Oriente. A arte bizantina se caracterizou por misturar o classicismo grego e a arte romana com a tendência oriental à alegoria e à arte abstrata e mística.

6 Corte do imperador Justiniano
548 dc

7 São Nicolau 1300 A virgem e o menino 1280

8 Nessa época, as delicadas formas dos domos decoraram várias igrejas construídas para abrigar o cristianismo que se espalhava por todo o império. Também evoluiram as técnicas construtivas como os arcos românicos e ogivais e os vitrais para que a luz penetrasse nos templos criando efeitos de ilusão de ótica – partes do estilo gótico difundido mais na França do que na Itália.

9 Basílica de Santa Sofia
532 dc

10 O gótico

11 Ao longo do movimento foram produzidas esculturas, pinturas e edifícios que retratavam o pavor das pessoas pelo medo das profecias da Igreja. A arquitetura gótica apresenta abóbadas amplas e altas (de cruzaria ou de aresta), sustentadas por pilastras ou colunas. Arcobotantes e contrafortes eram responsáveis pela manutenção do equilíbrio da construção, procurando compensar o peso desmedido das abóbadas. Vitrais e rosáceas tomam o lugar de densas paredes além das janelas em forma de ogiva. Com as Cruzadas e o fim do feudalismo, o movimento começou a perder força em meados de 1300.

12

13 Catedral de Amiens, França, 1220. (planta em forma de cruz latina)

14 Catedral de Chartres, Paris, 1145.

15 Notre-Dame, Paris, 1163.

16 Notre-Dame, Paris, 1163.

17 Catedral de Beverley, Inglaterra, 1213.

18 Catedral de Beverley, Inglaterra, 1213.


Carregar ppt "ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google