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Plasticidade Cerebral
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Plasticidade Cerebral
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INTRODUÇÃO Contextualização do tema: o que dizem os especialistas
Suzana Herculano Ph.D. em Neurociência pela Université Paris VI, bióloga, professora adjunta na UFRJ no departamento de anatomia Plasticidade do cérebro é a sua capacidade de reorganizar-se diante de uma determinada lesão ou surto. Além disso, tem a associação entre o aprendizado e uma subseqüente modificação cerebral.
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INTRODUÇÃO Silvia Helena Cardoso
Psicobióloga, com doutorado pela USP e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia. Editora-chefe da Revista "Cérebro & Mente". Toda vez que você aprende alguma coisa ou adquire alguma experiência, as células do seu cérebro sofrem uma alteração e essa alteração refletirá em seu comportamento.
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INTRODUÇÃO Ingrid Dragan Taricano
Profa. Dra da UFRJ; Coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade de Santo Amaro-S.P. O termo plasticidade cerebral, é aplicável às situações em que determinadas estruturas cerebrais modificam-se de forma adaptativa às exigências de desempenho (cognitivo, motor, visual, auditivo, etc.).
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Plasticidade X ambiente Remodelação da Conectividade Sináptica
Manipulações Ambientais Estimulações Sensoriais Remodelação da Conectividade Sináptica Mudanças Fisiológicas Novas Tarefas
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Plasticidade X ambiente
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Como funciona o sistema nervoso ?
O fenômeno da plasticidade é melhor compreendido através: Do conhecimento do neurônio
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Como funciona o sistema nervoso ?
Da natureza das conexões sinápticas
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Como funciona o sistema nervoso?
Organização funcional Da organização das áreas cerebrais
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Como se da a plasticidade cerebral ?
Teorias Alterações celulares: Brotamento Regeneração Brotamento colateral Ativação de sinapses latentes Supersensitividade de desenervação
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Plasticidade e Reabilitação
Hebert Viana, cantor - 40 anos Flávio Silvino, ator – 30 anos Alex Eduardo, webdesigner – 22 anos
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Plasticidade cerebral e educação
Construção da inteligência, quando se inicia ? Fatores que interferem na formação das conexões Idade Predisposição genética Alimentação Relações com o meio A importância dos estímulos nos primeiros anos de vida
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Plasticidade cerebral e educação
A importância do ambiente no aprendizado Estrutura familiar, afeto, bom senso Perfil da escola brasileira “Centro de formação ou simples depósitos” A criança não é só um cérebro
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Plasticidade cerebral e educação
Janelas de oportunidade Há períodos críticos para o aprendizado de determinadas habilidades Sempre é possível Síndrome de Down
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Plasticidade cerebral
Genética não é destino O papel do sono no desenvolvimento cerebral Equívocos Usamos apenas 10% da capacidade cerebral Quanto maior o número de sinapse melhor O cérebro é uma estrutura fixa no adulto Vídeo-game prejudica o desenvolvimento da criança
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Considerações Finais Pessoas que sofrem lesão em parte do seu cérebro podem recuperar as funções perdidas A educação de crianças em um ambiente sensorialmente enriquecedor desde a mais tenra idade pode ter um impacto sobre suas capacidades cognitivas e de memória futuras As células nervosas crescem e se modificam em relação as experiências e ao aprendizado É essencial que se mantenha uma estimulação cerebral constante para que se assegure o armazenamento contínuo de novos conhecimentos.
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