A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
- Etimológicamente o termo “alfabetização” significa “levar a aquisição do alfabeto”. - O termo vai sendo resignificado com as contribuições da linguística, psicologia, psicolinguística. - O conceito de alfabetização restrito ao processo “mecânico” de codificação e decodificação da relação fonema/grafema é problematizado diante do fracasso escolar produzido por este sistema.

2 LETRAMENTO Surge em meados da década de 80 em diferentes países a necessidade de se (re)nomear as práticas associadas ao ensino da língua materna. Surge assim o letramento no Brasil, do illettrisme, na França, da literacia, em Portugal, para nomear fenômenos distintos daquele denominado alfabetização, alphabétisation. Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de ampliação do conceito de literate para functionally literate, e, portanto, a sugestão de que as avaliações internacionais sobre domínio de competências de leitura e de escrita fossem além do medir apenas a capacidade de saber ler e escrever.

3 Avaliações realizadas no final dos anos de 1970 (EUA) e início dos anos de 1980 pela National Assessment of Educational Progress (NAEP), de que jovens graduados na high school não dominavam as habilidades de leitura demandadas em práticas sociais e profissionais que envolvem a escrita; Conclusão da pesquisa sobre habilidades de leitura da população jovem norte-americana, afirmam que o problema não estava na illiteracy (no não saber ler e escrever), mas na literacy (no não-domínio de competências de uso da leitura e da escrita;

4 MUDANÇA NOS CONCEITOS DE “ALFABETIZADO”…
Censo de 1940 = alfabetizado aquele que declara saber ler e escrever – muitas vezes restrito ao próprio nome; Censo de 1950 = alfabetizado aquele que sabe ler e escrever um bilhete “simples”; Atualmente critério adotado nas Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios (PNAD) = anos de escolaridade; Mudança no conceito buscando estabelecer uma diferença entre: saber ler e escrever (alfabetizado) – fazer uso da escrita e da leitura (letrado) Brasil hoje: 14 milhões de analfabetos. Estimativa de 25 milhões de analfabetos funcionais ( não fazem uso social da lingua escrita)

5 DIFERENTES NÍVEIS DE LETRAMENTO…
Vários pesquisadores do letramento referem-se a diferentes níveis de letramento; É tão possível o cidadão ser alfabetizado e não letrado, ou possuir nível elementar de letramento, tanto quanto é possível não ser alfabetizado mas possuir níveis de letramento; Atos relacionados ao diferentes níveis de letramento: distinguir letras, números, símbolos; reconhecer diferentes veículos e contextos de leitura; ditar cartas; antecipar textos; compreender textos com diferentes graus de complexidade; interpretar informações; ler mapas, quadros, gráficos etc; associar informações de diferentes textos; etc.

6 REFLETINDO SOBRE A QUESTÃO…
O termo “letramento” surge para distinguir as práticas associadas aos usos socio-culturais da língua escrita da prática da alfabetização como aquisição do código; Para essa distinção parte de uma concepção de alfabetização “retrita” aos procedimentos “mecânicos” do ensino da escrita e leitura; Outras concepções de alfabetização não distinguem alfabetização de letramento, considerando ambas dimensões do ato de ler e escrever; Existe produção humana histórica, cultural, social que possa dissociar-se destes aspectos para tornar-se apenas “mecânica”? Como pode a escrita ser “mecânica” se é um sistema de signos compartilhados culturalmente?


Carregar ppt "ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google