A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Independência do Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Independência do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Independência do Brasil

2 As idéias liberais Perseguidos pelas autoridades portuguesas, os adeptos das idéias liberais no Brasil organizavam –se em sociedades secretas – as lojas maçônicas. Eram eles, quase sempre, elementos dos mais representativos na sociedade colonial: professores, funcionários, comerciantes, fazendeiros, padres.

3 A abertura dos portos do Brasil
Circulavam marinheiros, soldados e negociantes, pessoas atarefadas. Os comerciantes estrangeiros trouxeram uma infinidade de mercadorias: tecidos, sapatos , talheres, louças e cristais, chapéus, cachimbos, linhos e xales. Os comerciantes portugueses foram perdendo para os comerciantes estrangeiros, principalmente os ingleses.

4 Durante o período colonial, os colonizadores dificultavam a entrada de livros, proibiam a existência de imprensa na colônia e controlavam rigidamente a circulação de quaisquer idéias contrárias ao governo absolutista português e à Igreja Católica.

5 A emancipação política do Brasil
De um lado estavam os absolutistas, contrários às Cortes de Lisboa porque pretendiam fazer de Portugal uma monarquia constitucional. De outro, aqueles que formavam o Partido Brasileiro. Estes estavam divididos em dois grupos:

6 Os democratas, que tinham em Joaquim Gonçalves Ledo seu elemento mais representativo, e os aristocratas, liderados por José Bonifácio. Democratas e aristocratas discutiam suas idéias e projetos nas lojas maçônicas – os primeiros predominavam no Grande Oriente, enquanto os últimos dominavam o Apostolado.

7 Absolutistas, democratas e aristocratas divergiam entre si
Absolutistas, democratas e aristocratas divergiam entre si. A política recolonizadora das Cortes portuguesas, porém, acabava por uni –los contra aqueles que identificavam como Partido Português. Após o Dia do Fico, os acontecimentos se precipitaram, como resultado da reação das Cortes e de seus aliados do partido Português no Rio de Janeiro.

8 Inconformados com a decisão de D
Inconformados com a decisão de D.Pedro de permanecer no Brasil, os batalhões portugueses no Rio de Janeiro se revoltaram, mas foram vencidos e expulsos. Após o oferecimento pela maçonaria ao príncipe do título de Protetor e Defensor Perpétuo do Brasil – do qual D. Pedro recusou a primeira parte, alegando que o Brasil “a si próprio se protegia”.

9 No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, o príncipe recebeu as mensagens vindas do Rio de Janeiro. Ao retirar de seu chapéu as fitas com as cores vermelha e azul das Cortes portuguesas, jogando – as fora, D Pedro proclamava a separação do Brasil daquelas Cortes. Absolutistas, democratas e aristocratas saudaram o ato do Ipiranga por verem nele a possibilidade de concretização imediata de suas idéias e projetos políticos.

10 Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

11 Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

12


Carregar ppt "Independência do Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google