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A Gestão na Área de Gás e Energia

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Apresentação em tema: "A Gestão na Área de Gás e Energia"— Transcrição da apresentação:

1 A Gestão na Área de Gás e Energia
PETROBRAS Palestra FIOCRUZ Outubro de 2007 DSG e GE-CORP/OG

2 Introdução – O que é Gestão A Excelência em Gestão na Petrobras
Sumário Introdução – O que é Gestão A Excelência em Gestão na Petrobras As Melhores Práticas Petrobras Objetivos da Gestão em poucas palavras, são a criação um conjunto de regras e a estruturação de ações que permitam levar uma organização ao atingimento de suas metas e resultados. Centros e Redes de Excelência

3 Introdução – Objetivos da Gestão
Resultados (Valores para a empresa) Boa figura! Sugiro inserir aqui nos comentários sua decodificação: “a gestão é a busca de resultados através do aprendizado organizacional = reconhecimento ou construção da identidade organizacional de um segmento da Empresa (no caso o G&E), a inovação dos caminhos que conduzirão à obtenção desses resultados (customização e melhoria dos processos) e do crescimento/disseminação da cultura de gestão na àrea ( crescimento às vezes doloroso, mas que deverá ser sadio). Inovação Tecnológica Aprendizado Organizacional Crescimento Financeiro Ativos Intangíveis Ativos Tangíveis

4 Introdução – Objetivos da Gestão
O Processo de Gestão Melhoria Contínua “ACTION” MELHORIAS ou ATUAÇÃO CORRETIVA “PLAN” METAS ou MÉTODO A gestão é a busca da melhoria contínua (um PROCESSO), p/a qual contamos com 4 “etapas” primordiais ( discorrer sobre cada um deles, escrevendo aqui): P – PLAN – Planejamento e Procedimentos Operacionais D – DO - Execução: Treinamentos e Desenvolvimento de Pessoas, Processos, Tecnologias e Estratégia C – CHECK – Checar e controlar – Analisar Indicadores e Resultados A – ACTION – Agir melhorando ou corrigindo (procedimentos) A P C D “DO” EXECUÇÃO5S MORAL “CHECK” INDICADORES ou ITENS DE CONTROLE Fontes: INDG, 2006

5 Introdução – Objetivos da Gestão
4 Dimensões da Gestão Pessoas Processos Tecnologia Estratégia A gestão “saudável” ou “eficiente” baseia-se no máximo aproveitamento dos três elementos que fazem parte do dia a dia da força de trabalho, quando orientados segundo a estratégia, ou estratégias, da Área, em harmonia com o Plano Estratégico da Empresa. O planejamento, as tarefas do dia a dia, o controle e as ações de melhoria envolvem (atua sobre) basicamente esses 4 elementos (pessoas, tecnologias, processos e estratégia) internos à empresa (G&E).

6 ONDE QUEREMOS CHEGAR? - EXCELÊNCIA EM GESTÃO -
Fontes: Martius V. Rodriguez A P D C NÍVEL V – OTIMIZAÇÃO EXCELÊNCIA EM GESTÃO Continuamente Incrementadas Melhoria continua NÍVEL IV – PREVISÍVEL GESTÃO POR RESULTADOS Mensuráveis e Capacitadas A P D C Mudança de Cultura Práticas avaliadas e implementadas NÍVEL III – DEFINIDO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Baseada na Competência Níveis de maturidade da gestão. G&E pretende alcançar a Excelência em Gestão em toda G&E, amadurecer essa cultura de uma maneira uniforme. A P D C Mudança de Cultura A P D C NÍVEL II – GERENCIÁVEL GESTÃO POR PROCESSOS Reprodutiveis Práticas baseada em Competências Mudança de Cultura NÍVEL I – INICIAL FOCO NAS PESSOAS Não há requisitos Práticas repetitivas People Capability Maturity Model® Versão 2.0 CMU/SEI-2001-MM-01

7 A Excelência em Gestão na Petrobras
Sumário A Excelência em Gestão na Petrobras As Melhores Práticas Petrobras Centros e Redes de Excelência Objetivos da Gestão em poucas palavras, são a criação um conjunto de regras e a estruturação de ações que permitam levar uma organização ao atingimento de suas metas e resultados.

8 Avaliação da Qualidade da Gestão (AQG na Petrobras)
Gerente Executivo – Antônio Sérgio Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

9 A Excelência em Gestão na Petrobras
VALORES DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL (PQGF) VALORES DA GESTÃO PETROBRAS (ECONOMIA MISTA) FUNDAMENTOS DA FNQ Início 1993 revisão em 2002 com critérios de conformidade Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

10 Transformando o Setor Público em Benefício do Cidadão
PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO GESPÚBLICA Transformando o Setor Público em Benefício do Cidadão Fonte: Petrobras, DSG/PG

11 Gestão Pública e Desburocratização -
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA DECRETO Nº 5378/2005 DE 23 FEVEREIRO DE 2005 DA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA Fonte: Petrobras, DSG/PG

12 Gestão Pública e Desburocratização
Objetivos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização I - MOBILIZAR OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A MELHORIA DA GESTÃO E PARA A DESBUROCRATIZAÇÃO; II - APOIAR TECNICAMENTE OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MELHORIA DO ATENDIMENTO AO CIDADÃO E NA SIMPLIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E NORMAS; Fonte: Petrobras, DSG/PG

13 Gestão Pública e Desburocratização
Objetivos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização III - ORIENTAR E CAPACITAR OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE CICLOS CONTÍNUOS DE AVALIAÇÃO E DE MELHORIA DA GESTÃO; IV - DESENVOLVER MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA, FIXANDO PARÂMETROS E CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO PÚBLICA, DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO E DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DOS ATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL. Fonte: Petrobras, DSG/PG

14 GESPÚBLICA Objetivos da Gestão Pública
Fortalecimento das Instituições Públicas, especialmente Poder Executivo Federal Transformações no Papel do Estado: Estado Regulador e Gestão Econômica Padrão de Relacionamento entre o governo e as empresas estatais – Integração de Políticas Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Gestão, Gestão Pública para um Brasil de Todos, 2003

15 GESPÚBLICA Valores da Gestão Pública Fundamentos
Reforço da democracia - Cidadão Qualidade Produtividade do gasto público Justiça Social Governança Eficiência Transparência Participação Ética Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Gestão, Gestão Pública para um Brasil de Todos, 2003

16 Modelo do PQGF GESPÚBLICA
Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

17 AQG na Petrobras Objetivos da Gestão Petrobras
Alinhamento com Plano Estratégico Alinhamento com o Modelo de Organização e Gestão 2000 Integração entre as Áreas de Negócio Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2006

18 Modelo de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ
AQG na Petrobras Modelo de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ CRITÉRIOS Liderança Estratégias e Planos Clientes Sociedade Pessoas Processos Informações e Conhecimento Resultados

19 AQG na Petrobras Valores da Gestão Petrobras Fundamentos do PNQ
Qualidade Produtividade Responsabilidade Social e Ambiental Satisfação do Cliente e Mercado Parcerias Resultados Econômico-Financeiros Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2006

20 AQG na Petrobras Modelo de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Como atingir os melhores resultados e obter excelência em gestão

21 AQG na Petrobras MEG - FNQ CARACTERÍSTICAS
Proporciona um referencial para a gestão de organizações, na forma de um modelo completo e reconhecido mundialmente; É atualizado anualmente com base em práticas de gestão de organizações Classe Mundial; É direcionado aos resultados do negócio; Não indica formas preestabelecidas de implementação; Promove o aprendizado organizacional; Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico; e Permite um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão. Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2007

22 AQG na Petrobras Fundamentos do MEG - FNQ APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências. Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL CULTURA DE INOVAÇÃO Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) CRITÉRIOS: LIDERANÇA – CONTINUIDADE - REFINAMENTO Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2006

23 AQG na Petrobras Grau de Maturidade de Processos Gerenciais
Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fatores de Avaliação - Eixos da dimensão processos gerenciais Fonte: FNQ, 2007

24 AQG na Petrobras FATOR DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO
Aprendizado Organizacional “Não importa o quão a abordagem seja lógica e bem planejada, os Critérios de Excelência da FNQ solicitam a apresentação de evidências de que elas sejam periodicamente avaliadas e melhoradas, para que, dessa maneira tornem-se REFINADAS. Outro aspecto relevante é que a implementação de INOVAÇÕES e a manutenção de práticas no estado-da-arte, de forma sustentável, requeiram um sistema gerencial mais amadurecido. Muitas organizações falham em explicar como as suas práticas de gestão são melhoradas AO LONGO DO TEMPO ou como as inovações resultaram em melhorias dramáticas nos resultados......” Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras, DSG/PG, Guia Petrobras de Gestão Para Excelência, 2007

25 AQG na Petrobras Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

26 AQG na Petrobras Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

27 AQG na Petrobras Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

28 AQG na Petrobras Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

29 Benefícios com as Novas Estratégias
AQG na Petrobras Benefícios com as Novas Estratégias Aplicar abordagens bem estruturadas, baseada em fatos, capazes de identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria Subsidiar a análise dos cenários no processo de planejamento estratégico Tornar comum uma linguagem de gestão e um processo de aprendizado Formar pessoas nos conceitos fundamentais de excelência Desenvolver as competências das lideranças Envolver neste processo pessoas de todos os níveis da organização Avaliar de forma coerente Identificar as melhores práticas Realizar Benchmarking Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

30 Planejamento Estratégico
AQG na Petrobras Processo de Planejamento Estratégico Auto-Avaliação Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras e FNQ, Caderno de Auto-Avaliação, 2007

31 Melhores Práticas PETROBRAS
LIDERANÇA SOCIEDADE ESTRATÉGIAS E PLANOS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO CLIENTES PESSOAS PROCESSOS RESULTADOS Melhores Práticas de Excelência Petrobras Fonte: Petrobras, DSG/PG

32 CENTROS E REDES DE EXCELÊNCIA
PETROBRAS ENTIDADES Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) UNIVERSIDADES INOVAÇÃO TECNOLÓGICA em Produtos, Processos ou Serviços de forma sustentada Fonte: Petrobras, DSG/PG

33 A Excelência em Gestão na Petrobras
Sumário A Excelência em Gestão na Petrobras As Melhores Práticas Petrobras Objetivos da Gestão em poucas palavras, são a criação um conjunto de regras e a estruturação de ações que permitam levar uma organização ao atingimento de suas metas e resultados. Centros e Redes de Excelência

34 Centros e Redes de Excelência
Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras, DSG, COPPE/UFRJ

35 Centros e Redes de Excelência
OBJETIVOS Busca pela Excelência Ampliação dos relacionamentos com o mundo externo Busca de inovações e performances acima do esperado Desenvolvimento tecnológico Exploração de novos campos de conhecimento e da ciência Progresso e sustentabilidade Valorização do Ativo do Conhecimento Ativo Intangível ÁREAS TEMÁTICAS Natureza tecnológica, Científica, Social, Esportiva, Ambiental, Da saúde, ou de Gestão empresarial Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras, DSG, COPPE/UFRJ

36 Centros e Redes de Excelência Criação de ambiente especialmente
propício para: 1. valorizar as pessoas, abrindo-lhes espaços para inovar e desenvolver sua criatividade, crescer dentro da organização e para exercitar a inteligência; 2. proteger e ampliar os Conhecimentos registrados; 3. disseminar e aprimorar os Conhecimentos, as tecnologias e as modernas práticas de gestão; 4. incentivar a formação de redes de recursos e o trabalho em equipes para fortalecer a organização e reduzir os gastos; 5. promover planejamento estratégico e tático em temáticas de interesse da corporação. Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras, DSG, COPPE/UFRJ

37 Centros e Redes de Excelência
Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) Fonte: Petrobras, DSG, COPPE/UFRJ

38 CENTROS E REDES DE EXCELÊNCIA Gás e Energia
CTGÁS REME Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?) REDE GÁS e ENERGIA

39 Sociedade/Pessoas/Clientes e Mercado (Cidadãos)
REME Link p/o próximo slide: Modelo PNQ (é o caso de apresentar?)

40 Lúcia Helena Andrade dos Santos
PETROBRAS GÁS E ENERGIA GE-CORP/Organização e Gestão Telefone: Celular:

41 FIM


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