A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOPING.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOPING."— Transcrição da apresentação:

1 DOPING

2 CONCEITO Substância, agente ou método capaz de alterar o desempeno do atleta, a sua saúde e o espírito de jogo, sendo em competição ou não.

3 DOPAGEM Entende-se por dopagem a administração ao atleta ou uso por parte deste de substância, agente, ou método capaz de alterar o desempenho do atleta.

4 TIPOS Dopagem Química => autohemotransfusão: Retirada de sangue 30 dias antes da competição e recolocação na véspera desta. Efeito => o atleta irá competir com uma quantidade extra de sangue, sendo assim mais oxigênio.

5 Dopagem Física => não se pode provar que foi feita
Dopagem Física => não se pode provar que foi feita. Consiste na utilização de eletrodos nas inserções tendinosas ou musculares. Pode causar rupturas musculares graves. Eram utilizada na antiga U.R.S.S.

6 Fraudes Tecnológicas => São aquelas que os atletas utilizam meios mecânicos para levar vantagem em suas competições. Um exemplo histórico se deu em um esgrimista que utilizou um equipamento que marcava pontos mesmo que o atleta não tocasse no oponente.

7 Gestação Programada => Muito utilizada por países comunistas entre as décadas de 60 e 80, consistia na fecundação da atleta três meses antes da competição e um aborto logo após esta. Com isso o número de glóbulos vermelhos e oxigênio no organismo os auxiliava em provas principalmente aeróbicas.

8 Manipulação do material de coleta de amostra => fraude onde as amostras são trocadas ou adulteradas pelos atletas.

9 Ingestão de substâncias no organismo => Quando o atleta insere substancias produzidas ou não pelo corpo afim de melhorar o desempenho.

10 Outras fraudes : Ingestão de ar. Gêmeos competindo no lugar de irmãos acamados.

11 ESCÂNDALOS FAMOSOS

12 SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS
Narcóticos ( cocaína / heroína e afins) Canabinóides (maconha / Haxixe) Agentes Anabólicos (esteróides e Hormônios sintéticos) Agentes Mascarantes (Remédios que encobrem outras substancias. Ex. diuréticos).

13 ALGUNS EFEITOS DE ANABOLIZANTES
AUMENTO DE MASSA MUSCULAR AUMENTO NO TAMANHO DO CORAÇÃO ACNE CÂNCER HEPÁTICO AUMENTO DE COLESTEROL ARRITIMIA CARDÍACA ESTERILIDADE CRESCIMENTO DE PELOS PELO CORPO

14 ALARGAMENTO DA PRÓSTATA
NÁUSEAS E VÓMITO FREQUENTE SANGRAMENTO DE NARIZ CHOQUE ANAFILÁTICO MORTE


Carregar ppt "DOPING."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google