A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante de outras diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual e federal. Conferências nacionais são grandes fóruns organizados, em que os diversos segmentos da sociedade debatem, por meio de metodologia específica, determinadas políticas públicas do país que sejam referentes aos temas discutidos.

3 Exemplos de Políticas Públicas propostas em Conferências
Sistema Único de Saúde (SUS) Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Criação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos/ PR Criação do Conselho das Cidades – CONCIDADES Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil Plano Nacional de Segurança Pública

4 Histórico de metodologia das Conferências Nacionais
Metodologia tradicional (Conferências de Saúde, Meio Ambiente, Cidades, Assistência Social...) Novas Experiências: I Conferência de Cultura, I Conferência de Juventude, 1ª Conferência de Segurança Pública, 1ª Conferência de Saúde Ambiental e a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

5 Opções Metodológicas Promover espaços acessíveis de encontro, interação, articulação, diálogo, proposições de ideias; Formação de pessoas com a apropriação dos conceitos e promoção de um processo participativo; Ampliação do debate sobre os temas propostos; Número reduzido de proposições; Busca por efetividade e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

6 Grupos de Trabalho (GT)
Espaços democráticos para análise e diálogo sobre cada eixo GTs sobre cada Eixo Temático, proporcionando análises mais qualificadas Maior tempo de exposição e troca de ideias Elaboração de ações que serão priorizadas por todos os participantes da etapa no momento final.

7 Priorização Busca por consensos Agenda de Prioridades
Momento democrático Ambiente favorável ao diálogo e articulação entre os participantes Foco no conteúdo das proposições geradas nos Grupos de Trabalho

8 Visão Geral da 4ª CNMA

9 Proposta de programação – Conferência Municipal/ Regional
1º Dia 8h00 - 9h30 Credenciamento 9h h00 Abertura Oficial 10h h30 Apresentação da metodologia e Programação 10h h00 Painel sobre Resíduos Sólidos e debate 12h h00 Almoço 14h h00 Grupos de Trabalho (GT) Inscrição de candidaturas 2º Dia 9h h00 Plenária para leitura das ações e defesa das propostas Apresentação dos candidatos a delegados Intervalo para Almoço 14h h30 Eleição de delegados Priorização das Ações Prioritárias 16h h00 Leitura final das Ações priorizadas; Resultado das eleições; Encerramento.

10 Papel do(a) Mediador(a)
Mediar os diálogos dentro do grupo, tornando o processo democrático ao garantir que todos tenham voz e vez. Não atribuir juízo de valor às opiniões dos participantes, mas deve conhecer a metodologia proposta para a Conferência. Incentivar a participação de todos e, principalmente, garantir a fala daqueles com opiniões distintas. Cuidar do tempo disponível para cada etapa do trabalho e relembra o grupo para a construção dos resultados esperados.

11 Um convite à formação...

12 Contatos: cnma@mma.gov.br – (61)2028-1372
Obrigada!


Carregar ppt "Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google