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O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet

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Apresentação em tema: "O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet"— Transcrição da apresentação:

1 O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet
Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba Coordenação de Informática O papel da linguagem na construção do espaço virtual na Internet Lafayette B. Melo Luciano Meira

2 Objetivo Explicar como é construído o espaço virtual na Internet, especificamente em ambientes de chat. O espaço virtual é mediado pela interface computacional e por uma linguagem textual própria. Ex.: A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem?

3 Abordagens Materialismo dialético
Há uma derivação do mundo material no pensamento e na linguagem. Dicotomias e categorias absolutas são negadas. Ex.: virtual/físico e fala/escrita Abordagem sócio-cultural da psicologia Para Vygotsky (Vygotsky, 1984; Vigotski, 1996), a invenção e o uso dos signos, como meios auxiliares para solucionar um dado problema psicológico (lembrar, comparar coisas, escolher etc), é análoga à invenção e uso de instrumentos, só que agora no campo psicológico. Para Leontiev (1971), pode haver ações diferentes para a realização de uma atividade colaborativa.

4 Abordagens Estudos linguísticos Fala e escrita
Polarização é inadequada e o importante é entender como esses modos circulam nos recursos Marcadores de localização Dêiticos e elementos com função dêitica Dinâmica turno, turno a turno, unidade triádica, sequência intercalada etc Contexto Modelo mental ou conjunto de expectativas e pressuposições

5 Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais
Unidade de análise que envolve três aspectos: Marcadores espaço-virtuais Têm função dêitica (indexam) Mensagem, dêiticos (eu, aqui, agora), anáfora Dêiticos implícitos e explícitos Com função de informação, identificação e pressuposição (Marcuschi, 2001, 2002; Bluhdorn, 1995; Apothéloz, 2003; Fillmore, 1997; Mondada, 2003; Pomerantz, 1997; Searle, 1992) “aqui” A está em uma sala específica A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem?

6 Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais
Dinâmica da interação nos chats Base na AC e em outros estudos É feita sempre a relação de uma mensagem com marcador com outra mensagem A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem?

7 Intercal(ação) de marcadores espaço-virtuais
Contextualização para o espaço Expectativas e pressuposições comuns da atividade A: cheguei! Alguém quer teclar comigo? B: oi A, tudo bem? Há diferenças se A e B já se conhecem, se já combinaram alguma atividade etc e o contexto é compreendido de acordo com uma ancoragem dêitica

8 Formação espaço-virtual
CONEXÃO E ENGAJAMENTO A conexão é a mensagem do sistema que indica que alguém entrou na sala O engajamento é a primeira mensagem do indivíduo que indica que ele próprio está no espaço virtual Caráter dialógico flagrante Indexação e movimento EMERGÊNCIA Está associada a um reconhecimento, resposta ou observação de uma mensagem de conexão ou engajamento

9 Formação espaço-virtual
MANUTENÇÃO Intercalações que fazem com que o espaço virtual seja mantido em uma estabilidade relativa IMERGÊNCIA E DESENGAJAMENTO A imergência corresponde a um fechamento na conversação As pessoas se preparam para encerrar a sessão de chat e se desconectar do espaço virtual, normalmente com despedidas e cumprimentos Há uma referência implícita de que as pessoas não estarão mais “lá” Há uma função diferenciada de verbos de chegada e de saída O desengajamento é um cumprimento final que delimita o espaço do indivíduo com o engajamento

10 Formação espaço-virtual
IMERGÊNCIA E DESENGAJAMENTO A imergência corresponde a um fechamento na conversação As pessoas se preparam para encerrar a sessão de chat e se desconectar do espaço virtual, normalmente com despedidas e cumprimentos Há uma referência implícita de que as pessoas não estarão mais “lá” Há uma função diferenciada de verbos de chegada e de saída O desengajamento é um cumprimento final que delimita o espaço do indivíduo com o engajamento

11 Algumas conclusões Os movimentos virtual-virtual, virtual-físico e físico-virtual constataram a relação intrínseca entre o mundo simbólico e o virtual (07:22:12) Moderador UOL: Caros, a banda esta a caminho do UOL. Pedimos desculpas pelo atraso e agradecemos a compreensão de todos. (...) (07:27:27) bojo fala para Todos: pô, meu! cadê os cara??? (07:27:53) Nanã fala para bojo: "os cara tá presu nu transito, manu !" (07:29:47) Rib fala para -==XXXXNation=--: Adoro vc´s ...Quando vem a Uberlandia (07:31:40) XXXX: Olá a todos!! Olá Mangue Boys e Mangue Girls. Olá para quem está em São Paulo ou perto da cidade. Boa noite pra quem tá chegando e pra quem já chegou!

12 Algumas conclusões Distribuição dos marcadores espaço-virtuais
Engajamento: 1) implícitos em cumprimentos e avisos de chegada; 2) pressupostos em dêiticos espaciais; ) implícitos em verbos de chegada. Emergência: semelhante ao engajamento, mas em um espaço interativo Manutenção: os marcadores pessoais surgem para organizar e manter o espaço Imergência: 1) implícitos em despedidas e cumprimentos de saída; 2) pressupostos em dêiticos espaciais; ) implícitos em verbos de saída. Desengajamento: semelhante à imergência, mas localizados na última mensagem do indivíduo.

13 Algumas conclusões Os elementos com função dêitica parecem ser mais usados implicitamente e com função de pressuposição para se referir a conceitos mais abstratos ou simbólicos O grau tecnológico e o uso repercutiram no espaço: Espaço privado Uso de aúdio e texto e diferentemente a imagem Ação instrumental mediada Analisar o espaço pode ser entendido como analisar a interface em uso O espaço virtual carece de uma visão dialética e muitos dão ênfase ao espaço como “lugar” O desenvolvimento de interfaces pode adotar perspectivas apontadas neste trabalho Consequentemente, há uma análise da linguagem e das estratégias psicológicas de forma situada

14 Formação espaço-virtual
P2 ACABA DE ENTRAR NA SALA – (19:21:7 em 8-jan-2002) P2 - Boa noite a todos. Estou aqui para o primeiro contato síncrono como o Professor e demais alunos do curso L ACABA DE ENTRAR NA SALA – (19:30:21 em 8-jan-2002) L – Ola P2 e P1, Vamos esperar dois minutos pela chegada de P3 P2 – Sou Professor do Departamento de XXXX e estou interessado em aplicar tecnologia Educacional L – Por enquanto, adianto para vocês a pauta do que podemos conversar nesta sessão, que sugiro que seja a seguinte... L – 1 –dúvidas sobre o hipertexto da aula 01, 2-discussão sobre nossa experiência em tecnologia educacional e 3-perspectivasem relação ao curso (...) conexão engajamento emergência manutenção

15 Formação espaço-virtual
(...) P1 ACABA DE ENTRAR NA SALA - (20:57:19 em 8-mai-2002) L - Ok. P1, infelizmente parece que nosso tempo está esgotando. De qualquer forma, qualquer dúvida específica que tenha, pode me manda um . Há mais algo que vc deseje comentar agora? Só mais uma coisa: as datas para entrega dos trabalhos estão boas para vc? P1 - Probleminhas de conexão aqui também... Estou nesse curso exatamente buscando base para outros projetos melhores. P1 - Certo, foi proveitoso para mim. Vou enviar a tarefa agendada para hoje daqui a pouco. Muito obrigada. Se precisar eu peço socorro pelo fórum. Até breve. L - Então Boa noite! P1 - Boa noite! imergência desengajamento


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