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Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE

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Apresentação em tema: "Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE"— Transcrição da apresentação:

1 Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS IES DO SISTEMA ACAFE: INTEGRAÇAO E PARCERIA COM O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇAO Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE

2 INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SANTA CATARINA
PÚBLICAS:2 FEDERAL = UFSC ESTADUAL = UDESC PRIVADAS DO SISTEMA ACAFE - 15 FEBAVE, FEHH, FURB, UnC, UNESC, UNERJ, UNIDAVI, UNIFEBE, UNIPLAC, UNIVALI, UNIVILLE, UNISUL, UNOCHAPECÓ, UNOESC

3 Fonte: ACAFE (2004)

4 ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA (CONAES – CEE/SC) IMPLANTAÇÃO SINAES

5 PRINCÍPIOS EMANADOS PARA O ACORDO
Constituição Federal (artigos 211º e 24º, inciso IX); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (artigos 8º, 9º - incisos VI, VIII e IX, parágrafo 3º - e 10º - incisos III e IV); Lei Federal nº (artigos 1º (parágrafo 2º) e 6º, inciso IV); Protocolo de intenções firmado entre a CONAES e o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação (24/11/2004).

6 Acordo firmado em 20/abril/2005
DO OBJETO DO ACORDO Fixar procedimentos Estabelecer formas de colaboração para a avaliação da educação superior no Estado de Santa Catarina de acordo com o SINAES. Acordo firmado em 20/abril/2005

7 COMPROMISSOS COMUNS ÀS PARTES
Caberá à CONAES e ao CEE/SC: Promover estudos, debates, seminários e outras atividades que contribuam para o permanente aperfeiçoamento da avaliação da educação superior; Realizar periodicamente, em conjunto, a avaliação do regime de colaboração.

8 COMPROMISSOS DO CEE/SC
- Assegurar a realização e integração dos instrumentos e práticas de avaliação do SINAES; - Apoiar e reconhecer (CPAs); - Estabelecer formas de acompanhamento do processo de auto-avaliação das IES no âmbito do Estado de Santa Catarina; - Acompanhar dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional e dos cursos (concepção e as dimensões previstas no SINAES);

9 COMPROMISSOS DO CEE/SC
Apoiar e orientar a participação das IES (ENADE); Estimular docentes do Estado a integrar o banco nacional de avaliadores das comissões externas de avaliação; Assumir os efeitos regulatórios decorrentes do processo avaliativo do SINAES, podendo adotar critérios e mecanismos previstos para o âmbito federal; Disponibilizar à CONAES relatórios, informações e dados relativo às avaliações das IES visando a melhoria e a integração da educação superior em termos nacionais.

10 COMPROMISSOS DA CONAES E DE SEUS ÓRGÃOS EXECUTORES
Caberá à CONAES: Determinar ações e indicadores comuns de avaliação da educação superior; Promover, com a participação do CEE e da Secretaria de Educação de Santa Catarina, programas de formação e qualificação (concepção e a metodologia do SINAES); Disponibilizar, ao CEE, os relatórios e dados necessários ao bom desempenho da avaliação referentes às IES integrantes do Sistema Estadual de Santa Catarina;

11 COMPROMISSOS DA CONAES E DE SEUS ÓRGÃOS EXECUTORES
Homologar os resultados da avaliação; Subsidiar o CEE/SC para a formulação de políticas de educação superior em médio e longo prazo.

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13 DIAGNÓSTICO DAS DIMENSÕES AVALIADAS NO PROGRAMA DE A.I. DA IES

14 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA
Constituída? SIM = 10 Média do número de membros: DE 5 A 10 = 5 DE 11 A 15 = 2 MAIS DE 15 = 3 Forma de atuação: OPERACIONAL = 3 DELIBERATIVA = 3 AS DUAS FORMAS = 7

15 PROJETO DE AI - SINAES Elaboração: SIM = 7 EM ELABORAÇAO = 6
Encaminhado ao MEC: SIM = 3 Atende orientações do SINAES: SIM = 15

16 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Implantado: SIM = 10 Ano de implantação: Entre 1992 a 1995 = 7 Entre 1996 a 1999 = 3 Periodicidade: Semestral = 3 Anual = 7 2 em 2 anos = 1 Permanente = 2

17 ESTUDOS DO GT – AI - D 1 – MISSÃO E PLANO DE DESENV. INSTITUCIONAL

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19 Escala: 0 – Nenhuma evidência / 1 e 2 - Evidência mínima 3 e 4 – Evidência parcial / 5 – Evidência completa

20 CONSIDERAÇÕES DO GT-AI DAS IES DO SISTEMA ACAFE
DIAGNÓSTICO - Investimento das IES para qualificar seu processo. Troca de experiências entre as IES(metodologias, instrumentos, formas de análise). Integração de um núcleo comum de indicadores . Meta-avaliação (auto-avaliação) – Sistema ACAFE e CEE/SC. Delineamento de um modelo integrado de relatório de AI para o Sistema permitindo análise comparativa de indicadores - ACAFE e CEE . Diálogo com as diretrizes/orientações do SINAES.

21 CONTATOS www. Acafe.org.br


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