A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Operacional Linux

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Operacional Linux"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Operacional Linux
Definição:Linux é uma versão do Sistema Operacional Unix feito por Linus Torvalds, para ser executado em máquinas tipo PC. Foi criado junto com um grupo de hackers pela Internet. Pretende-se que ele siga o padrão POSIX, padrão usado pelas estações UNIX. Foi escrito inteiramente do nada, não há código proprietário em seu interior. Está disponível na forma de código objeto, bem como em código fonte.

2 Sistema Operacional Linux
Historico: O Kernel do Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidades de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Internet (hackers). Linus iniciou cortando (hacking) o kernel como um projeto particular, inspirado em seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tannenbaum.

3 Sistema Operacional Linux
Historico(cont.) No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o Sistema Operacional que é hoje. Por isto diz-se que o Linux gerou mais estímulos no ramo da computação do que qualquer outro desenvolvimento.

4 Sistema Operacional Linux
Características: O Linux possui todos as características que você pode esperar de um UNIX moderno, incluindo: Multitarefa real Memória virtual Biblioteca compartilhada Gerenciamento de memória próprio Executáveis "copy-on-write" compartilhados Rede TCP/IP X Windows

5 Sistema Operacional Linux
Os Diretórios bin : Arquivos executáveis(binários) boot: Arquivos estáticos de boot de inicialização dev: Arquivos de dispositivos de entrada/saída etc: Configuração do sistema da máquina local home : Diretórios local(home) dos usuários lib: Arquivos da biblilotecas compartilhadas root: Diretório local do superusuário (root) tmp: Arquivos temporários gerados por alguns utilitários usr : Arquivos de usuários. var: Informação variável

6 Sistema Operacional Linux

7 Sistema Operacional Linux
Os Arquivos :Cada arquivo tem necessariamente um nome e um conjunto dados. Além disso, o Sistema Operacional associa a cada arquivo algumas outras informações que chamaremos de atributos de arquivos. A figura abaixo nos mostra alguns dos atributos dos arquivos.

8 Sistema Operacional Linux
Eu posso rodar programas do Microsoft Windows no Linux? Ainda não. Existe um projeto, o WINE, para construir um emulador de MS Windows para o Linux, mas ainda não está disponível para usuários. No entanto isto não está nos planos da Microsoft. Mas existem outros aplicativos que executam no Linux e que realizam o mesmo tipo de tarefa. Exemplo: StarOffice = MSOffice

9 Sistema Operacional Linux
Quem tem usado o Linux? Linux é disponível gratuitamente, e ninguém é obrigado a registrar suas cópias em nenhuma autoridade central, portanto fica difícil de se saber quantidade. A maior incidência é nas universidades (como servidor e cliente) e em empresas de acesso a Internet (como server). Muitas empresas sobrevivem agora somente da venda e suporte ao Linux, e relativamente muito poucos usuários de Linux usam esses serviços.

10 Sistema Operacional Linux
Posso ter Windows e Linux no mesmo computador? Sim. O Linux usa o esquema padrão de particionamento do PC, assim ele pode compartilhar o seu disco com outros sistemas operacionais. No entanto o FDISK e FORMAT do DOS podem destruir dados em uma partição Linux, porque às vezes eles usam incorretamente os dados do setor de boot da partição, ao invés da tabela de partição do disco.

11 Sistema Operacional Linux
Software livre Há mais de 20 anos que Stallman defende que as pessoas devem usar software livre, ou seja, software cujo código-fonte esteja disponível e seja possível distribuí-lo e modificá-lo sem necessitar de quaisquer autorizações ou do pagamento de qualquer tipo de royalties. Para um programador, as vantagens deste modelo são óbvias: a reutilização de software já feito, a possibilidade de corrigir erros cometidos pelo programador original e a capacidade de fazer a manutenção do software para além do interesse do programador original.

12 Sistema Operacional Linux
Software livre (cont.) Para o usuário final as vantagens advêm das vantagens que os programadores têm. O e terem um produto final com mais qualidade, mais funções e menos bugs. Além disso quem faz inicialmente um programa e tem uma resposta dos seus utilizadores, seja o pedido de novas funções, seja o pedido de correção de erros, sente-se realizado por saber que há quem não só ache útil o que fez como se digne a dispender o seu tempo para a melhoria do seu programa. O resultado é um círculo vicioso.

13 Sistema Operacional Linux
O Futuro A recente adoção de software livre na Índia e no México faz antever um crescimento exponencial deste tipo de software num mercado em que os preços do hardware são cada vez menores e o custo do software comercial normal ultrapassa-o facilmente. Vive-se neste momento em tempos interessantes em que algumas das maiores companhias da indústria informática (IBM, SUN Systems, Silicon Graphics, Netscape, American Online, Oracle,etc.) estão aumentando o apoio ao software livre.

14 Sistema Operacional Linux
O Futuro (cont.) O número de utilizadores passou os milhões e encontra-se em franco crescimento. O software livre deixou de ser uma brincadeira de um grupo de programadores para ser software que normalmente ultrapassa hoje em dia soluções comerciais equivalentes em termos de qualidade, confiabilidade e funcionalidade.

15 Vírus de Computador O que é?
Um vírus de computador nada mais é do que um programa. O que realmente diferencia um vírus de outros programas normais são algumas características funcionais: 1) Pode auto duplicar-se, infectando outros programas ou discos, independente da vontade do usuário; 2) Tem o propósito de, no mínimo, prejudicar o usuário; 3) Normalmente é programa muito pequeno, utilizando dessa característica para passar "despercebido”; 4) Normalmente um vírus tem um período de "incubação".

16 Como os vírus de computador se propagam?
Os vírus se propagam por meio de disquetes e de arquivos compartilhados, pelas redes corporativas, por arquivos anexados em mensagens de correio eletrônico e pela Internet. A rede mundial é hoje a principal via de propagação dos vírus –principalmente os de macro e os chamados "cavalos de tróia"–, pois ela permite que os usuários de computador façam download de vários programas e arquivos de fontes nem sempre confiáveis.

17 Como os vírus são ativados?
Vírus de Computador Como os vírus são ativados? Para ativar um vírus, é preciso rodar (executar) o programa infectado. Quando você executa o código do programa infectado, o código do vírus também é executado e tentará infectar outros programas no mesmo computador e em outros computadores conectados a ele por rede.

18 Que tipos de arquivo podem espalhar vírus?
Vírus de Computador Que tipos de arquivo podem espalhar vírus? Todo o arquivo que contém códigos executáveis podem espalhar vírus (.exe, .sys, .dat, .doc, .xls etc.). Os vírus podem infectar qualquer tipo de código executável.

19 Principais tipos de vírus:
Vírus de Computador Principais tipos de vírus: Boot: infectam o boot de um disquete ou HD. Quando o disco é utilizado, o vírus se duplica e atinge a memória.Exemplos: Michelangelo, Stoned. Arquivos: infectam arquivos (programas) com extensão .EXE e .COM. Geralmente, entram em ação quando o programa é executado.Exemplo: Sexta-feira 13. Multifragmentados: infectam o boot e os arquivos executáveis, dependendo de onde encontrarem maior facilidade. Exemplo: Tequila.

20 Principais tipos de vírus (cont.):
Vírus de Computador Principais tipos de vírus (cont.): Polimórficos: Como um vírus real, modificam sua estrutura todas as vezes que infectam um novo arquivo. Estes "inimigos" funcionam com um dispositivo de mutação, dificultando a vida do usuário na hora de detectá-los.Exemplo: Whale. Macro: Não se aloja no código do programa; ao invés disso, é escrito como uma macro e normalmente criado no Microsoft Word. Quando um documento contendo a macro é aberto o vírus é executado e se manifesta. Exemplo: Typo ( Mispeller ou Mistake ) troca a letra C por K durante a impresão de arquivos.

21 Principais tipos de vírus (cont.):
Vírus de Computador Principais tipos de vírus (cont.): Alarmes Falsos de Vírus: Os alarmes falsos são mensagens sobre vírus que supostamente são espalhadas quando você simplesmente lê um . Estas mensagens são extremamente comuns. O Worm Os worms são programas que se reproduzem de um sistema para outro sem usar um arquivo hospedeiro (diferente do vírus), eles foram criados para passar de um micro para outro através da rede. Muitos vírus de macro são considerados worms. Exemplo W32.Sircam

22 O que são vírus de e-mail?
Vírus de Computador O que são vírus de ? Não existem vírus de . O que existem são vírus escondidos em programas anexados ao . Você não infecta seu computador só de ler uma mensagem de correio eletrônico escrita em formato texto (.txt). Mas evite ler o conteúdo de arquivos anexados sem antes certificar-se de que eles estão livres de vírus. Salve-os em um diretório e passe um programa antivírus atualizado. Só depois abra o arquivo.

23 O que são vírus de e-mail? (cont.)
Vírus de Computador O que são vírus de ? (cont.) OBS: Com a introdução do vírus de worm é possível ser infectado apenas abrindo um e- mail no Microsoft Outlook. Este vírus usa uma brecha conhecida na segurança do Outlook. Você pode fazer o download da correção para fechar esta brecha diretamente da Microsoft.

24 O que fazer para evitar os vírus?
Vírus de Computador O que fazer para evitar os vírus? Existem vacinas para os vírus de computador. São os softwares antivírus, que podem ser usados também como um antídoto em máquinas já infectadas. Existem vários programas no mercado, que são atualizados constantemente. MAS sempre que possível verifique a procedência do arquivo e fale com a pessoa que o criou E TENHA SEMPRE UMA CÓPIA DOS SEUS ARQUIVOS. Vacinas: Norton Anti-virus, McAfee viruscan, InoculanIT.


Carregar ppt "Sistema Operacional Linux"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google