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ESTUDO DE CASO Uma indústria do setor alimentício com unidade produtiva em São Paulo (capital) planeja expandir seu mercado na região sul do país, mais.

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1 ESTUDO DE CASO Uma indústria do setor alimentício com unidade produtiva em São Paulo (capital) planeja expandir seu mercado na região sul do país, mais especificamente, na região metropolitana de Porto Alegre. Para isso, deve realizar um estudo para configuração da rede logística através da qual será feita a transferência, armazenagem e distribuição dos produtos. Desta forma, poderá ter uma estimativa mais precisa sobre os recursos materiais, tempos e custos de transporte e armazenagem envolvidos nesta operação. A alternativa a ser estudada consiste em transferir os produtos da fábrica em São Paulo até um centro de distribuição em Porto Alegre, de onde será feita a entrega aos clientes (estabelecimentos varejistas de médio e grande porte). A transferência entre SP e POA será feita da seguinte forma:

2 ESTUDO DE CASO Fábrica SP CD POA Rodo 1200km Clientes Grande POA

3 ESTUDO DE CASO Tempos e velocidades na transferência
Tempo de espera, carregamento e liberação do caminhão na fábrica SP: 2,0 horas; Velocidade média de deslocamento entre a fábrica SP e o CD POA: 60km/h; Tempo de espera, descarga e liberação do caminhão no CD POA: 3,0 horas; Tempo para carga de retorno da grande POA: 22horas; Velocidade média de deslocamento POA - SP: 65km/h.

4 ESTUDO DE CASO Tempos e velocidades na distribuição física
Tempo de carga e emissão de documentação: 1,0 hora; Velocidade média de deslocamento até as zonas de entrega em POA: 45km/h; Velocidade média de deslocamento até as zonas de entrega em outros municípios da RMPA: 55km/h; Velocidade média de deslocamento entre pontos de entrega dentro das zonas: 35km/h.

5 ESTUDO DE CASO Até o instante da entrega no estabelecimento de varejo o produto é acondicionado em caixas de papelão com peso total de 10 kg. Para o transporte de transferência da fábrica ao CD as caixas são acondicionadas em pallets. Serão utilizados veículos articulados (carretas) tipo sider. Uma vez chegada ao CD, a carga é desembarcada, conferida e transferida para a área de armazenagem. A distribuição na região metropolitana de POA é feita com caminhões leves equipados com carroceria do tipo furgão. O acondicionamento das caixas nos caminhões é feito sem o uso de pallets e não há problema de limite de empilhamento. As características de cada rota de entrega na região metropolitana de POA são apresentadas a seguir.

6 ESTUDO DE CASO Rota 1 (57,55 km2, 6,5km do CD) - Grupo 1 (POA: Zona Norte) Dias de entrega: Segundas e quintas-feiras Ponto Peso médio por entrega (kg) Tempo de parada médio (minutos) 1 120 22 2 300 35 3 180 25 4 240 18 5 200 6 380 41 7 400 50 8 27 Rota 2 (19,49 km2, 18 km do CD) – Grupo 2 (POA: Zona Centro-Sul) Dias de entrega: terças-feiras e sextas-feiras 160 23 220 30 26 460 20 280 24 45 260

7 ESTUDO DE CASO Rota 3 (94,78 km2, 20 km do CD) – Grupo 3 (POA: Zona Sul) Dias de entrega: terças e sextas-feiras Ponto Peso médio por entrega (kg) Tempo de parada médio (minutos) 1 260 20 2 280 31 3 180 25 4 120 22 5 220 6 440 44 7 200 50 8 Rota 4 ( 71,37 km2, 15 km do CD) – Grupo 4 (POA: Zona Leste) Dias de entrega: segundas-feiras 320 27 400 30 21 100 24 460 42 300

8 Peso médio por entrega (kg) Tempo de parada médio (minutos)
ESTUDO DE CASO Rota 5 (303,11 km2, 25 km do CD) – Grupo 5 (Canoas, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo) Dias de entrega: segundas-feiras e quartas-feiras Ponto Peso médio por entrega (kg) Tempo de parada médio (minutos) 1 200 21 2 380 39 3 160 25 4 180 23 5 280 6 400 44 7 30 8 320 32 Rota 6 (2.145,69 km2, 22 km do CD) – Grupo 6 (Viamão, Cachoeirinha e Gravataí) Dias de entrega: segundas e quintas-feiras 260 26 300 33 220 20 340 41 500 58

9 Peso médio por entrega (kg) Tempo de parada médio (minutos)
ESTUDO DE CASO Rota 7 (403,01 km2, 35 km do CD) – Grupo 7 (Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos e Estância Velha) Dias de entrega: sextas-feiras Ponto Peso médio por entrega (kg) Tempo de parada médio (minutos) 1 200 27 2 260 32 3 180 26 4 20 5 300 25 6 360 49 7 460 55 8 45 Rota 8 (1.628,16 km2, 55 km do CD) – Grupo 8 (Portão, Nova Santa Rita, Triunfo e Montenegro) Dias de entrega: terças-feiras 140 24 120 33 160 46 420

10 Peso médio por entrega (kg) Tempo de parada médio (minutos)
ESTUDO DE CASO Rota 9 (1.128,41 km2, 25 km do CD) – Grupo 9 (Eldorado do Sul, Guaíba e Charqueadas) Dias de entrega: quintas-feiras Ponto Peso médio por entrega (kg) Tempo de parada médio (minutos) 1 140 21 2 200 30 3 160 24 4 240 5 180 27 6 260 35 7 300 8 380 40

11 ESTUDO DE CASO Veículo Extra-pesado (transferência SP-POA)
Peso do veículo trator (cavalo c/ 2 eixos): kg Peso do semi-reboque (sider c/ 3 eixos): kg Peso de outros equipamentos: 500 kg Peso Bruto Total Combinado: kg Dimensões internas do semi-reboque: 13,360 x 2,510 x 2,630m Acondicionamento da carga: pallets Veículo Leve (distribuição física RMPA) Peso do veículo (2 eixos): 2850kg Peso carroceria furgão: 1000kg Peso de outros equipamentos: 50 kg Peso Bruto Total: 8000kg Dimensões internas da carroceria: 4,5x2,2x2,6m Acondicionamento da carga: solta

12 Acondicionamento do produto: caixas de papelão
ESTUDO DE CASO Acondicionamento do produto: caixas de papelão Dimensões: 30x30x20cm Peso total: 10kg Limite de empilhamento (CD): 7 caixas Pallet para acondicionamento das caixas Dimensões: 1,2x1,0x0,15m Peso próprio: 40kg

13 Dados operacionais transferência
ESTUDO DE CASO Dados operacionais transferência Jornada útil de um dia de trabalho: 10,5 horas Número de dias úteis de trabalho por mês: 22 dias/mês Dias previstos por mês para manutenção: 1 dia/veículo Dados operacionais distribuição física RMPA Jornada útil de um dia de trabalho: 8,5 horas (somente horas normais) Número de dias úteis de trabalho por mês: 23 dias/mês Existe um veículo reserva para substituição em caso de impedimento de algum veículo da frota operante

14 ESTUDO DE CASO Determinar
a frota necessária para fazer a transferência entre SP e POA e os respectivos custos operacionais (fixos e variáveis). Pesquisar as tarifas de pedágio que ocorrem neste trajeto (Via BR’s 116 – 101); a estrutura de armazenagem, avaliando qual das duas opções de lay-out é mais vantajosa, ou seja, que apresenta menor custo; o roteiro a ser percorrido na respectiva zona de entrega, a frota necessária e os custos operacionais (contando somente os dias de trabalho nesta rota); o trabalho deverá ser feito em duplas; prazo de entrega: 28/06.


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