A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOÃO GUIMARÃES ROSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOÃO GUIMARÃES ROSA."— Transcrição da apresentação:

1 JOÃO GUIMARÃES ROSA

2 O SERTÃO ESTÁ EM TODA PARTE
Nascimento:27/06/1908 Natural:Cordisburgo - MG Morte:19/11/1967 no discurso de posse da Academia Brasileira de Letras, três dias antes de morrer, diz: "...a gente morre é para provar que viveu." O SERTÃO ESTÁ EM TODA PARTE

3 Ficamos sem saber o que era João e se João existiu de se pegar.“
DRUMMOND

4 Ficamos sem saber o que era João e se João existiu de se pegar.“
João era fabulista? fabuloso? fábula? Sertão místico disparando no exílio da linguagem comum? Tinha pastos, buritis plantados no apartamento? no peito? Projetava na gravatinha a quinta face das coisas, inenarrável narrada? Um estranho chamado João para disfarçar, para farçar o que não ousamos compreender? Ficamos sem saber o que era João e se João existiu de se pegar.“ Carlos Drummond de Andrade

5 "Quando escrevo, repito o que já vivi antes
"Quando escrevo, repito o que já vivi antes.  E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente.  Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios,pois são profundos como a alma de um homem.  Na superfície são muito vivazes e claros,  mas nas profundezas são tranqüilos e escuros  como o sofrimento dos homens."

6 GRANDE SERTÃO VEREDAS

7

8

9 "o sertão é o mundo". “Sertão é o sozinho.”
“sertão é do tamanho do mundo.” “Sertão: é dentro da gente.” “Sertão. O senhor sabe: sertão onde manda quem é forte, com as astúcias.” ...sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar.

10 sul da Bahia e Goiás, numa narrativa densa, repleta de universal.
A historia ocorre no sertão mineiro, sul da Bahia e Goiás, numa narrativa densa, repleta de universal.

11 Eu queria decifrar as coisas que são importantes
Eu queria decifrar as coisas que são importantes. E estou contando não é uma vida de sertanejo, seja se for jagunço, mas a matéria vertente.

12 Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que se já passaram
Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que se já passaram. Mas pela astúcia que tem certas coisas passadas - de fazer balancê, de se remexerem dos lugares.

13 "sou diferente (...) meu pai disse que eu careço
Mãe Brigi A amizade com o menino Reinaldo "sou diferente (...) meu pai disse que eu careço de ser diferente (...) Reinaldo

14 O padrinho Selorico Mendes.
Contato com o grande chefe Joca Ramiro e com os chefes Hermógenes e Ricardão. Contato com os estudos. Assume a função de professor de Zé Bebelo. Riobaldo troca as letras pelas armas.

15 O encontro com Reinaldo A traição de Hermógenes
O ingresso no bando do "grande chefe". A morte de Joca Ramiro A traição de Hermógenes e Ricardão ("os judas"). A reação de Diadorim

16 Riobaldo faz o pacto com o Diabo
para vencerem os judas. Acaba assumindo a chefia do bando com o nome de "Urutu-Branco";

17 Luta sangrenta. Diadorim enfrenta Hermógenes, ocasionando a
morte de ambos. Riobaldo descobre então que Diadorim se chama Maria Deodorina da Fé Bittancourt Marins, filha de Joca Ramiro.

18 Cerro. O senhor vê. Contei tudo. Agora estou aqui, quase barranqueiro
Cerro. O senhor vê. Contei tudo. Agora estou aqui, quase barranqueiro. (...) Amável senhor me ouviu, minha idéia confirmou: que o Diabo não existe. Pois não?

19 O senhor é um homem soberano , circunspecto. Amigos somos. Nonada
O senhor é um homem soberano , circunspecto. Amigos somos. Nonada. O diabo não há! É o que eu digo, se for ... Existe é homem humano. Travessia.

20 REFLEXÕES DE RIOBALDO

21 “Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria
“Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos... Essa... a alegria que ele quer.”

22 “O correr da vida embrulha tudo
“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

23 “ Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.”
“Talvez não devesse, não fosse direito ter por causa dele aquele doer, que põe e punge, de dó, desgosto e desengano.”

24 “Representar é aprender a viver além dos levianos sentimentos, na verdadeira dignidade.”

25 “O passado é que veio até mim ,como uma nuvem, vem para ser reconhecido; apenas não estou sabendo decifrá-lo.” “Quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente.”

26 "Penso que chega um momento na vida da gente em que o único dever é lutar ferozmente por introduzir no topo de cada dia, o máximo da eternidade..."

27 “Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é.”

28 “O senhor… mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra montão.”

29 “Viver — não é. — é muito perigoso. Porque ainda não se sabe
“Viver — não é? — é muito perigoso. Porque ainda não se sabe. Porque aprender-a-viver é que é o viver mesmo.” -"a colheita é comum, mas o capinar é sozinho..."


Carregar ppt "JOÃO GUIMARÃES ROSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google