A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visual C# Express Edition

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visual C# Express Edition"— Transcrição da apresentação:

1 Visual C# Express Edition

2 Sumário Introdução Aplicações Console e Windows

3 Ferramentas Compiladores Debuggers Linguagens de programação
Motor (“Engine”) de execução

4 Microsoft Visual Studio
O Microsoft Visual Studio não é explicitamente necessário para o desenvolvimento de aplicações .NET porém ele fornece várias vantagens É possível desenvolver aplicações usando Notepad + o compilador via linha de comando

5 Versões do Visual Studio
Visual Studio 2008 Standard Edition Visual Studio 2008 Professional Edition Visual Studio 2008 Enterprise Edition Visual C# 2008 Express Edition

6 Microsoft Visual C# 2008 Express Edition
É uma ferramenta de desenvolvimento voltada a produtividade É uma ferramenta RAD (Rapid Application Development) Permite desenvolver aplicações Windows É voltada para programadores iniciantes

7 C# C# é uma das linguagens de programação disponível para o .NET Framework (outros exemplos de linguagens são: VB, C++, JScript, J#) C# é uma linguagem Orientada a Objetos (ela permite que sejam desenvolvidas aplicações procedurais, aplicações puramente OO ou uma mistura das duas)

8 Tipos de Aplicações Windows Applications (com GUI)
Console Applications (usa modo texto) Componentes Reutilizáveis (Reusable Components) ou Biblioteca de Classes ( Class Libraries)

9 Diferença entre Console Applications e Windows Applications
Aplicações de Console  não possuem interface gráfica e simplesmente usa o modo texto para comunicar com o usuário Aplicações Windows  são aplicações que possuem interface gráfica com o usuário (GUI), com menus, botões, janelas, barra de ferramentas, etc Algumas questões para criarmos aplicações console: - Aplicações que precisar ser executadas em um scripts ou arquivos batch Aplicações que não podem ter interface gráfica porque nenhum usuário interage com ela (com a GUI) Exemplo: um serviço Windows É uma aplicação que executa em background – ela não possui uma interface com o usuário, não produz qualquer saída visual, inicia quando da inicialização do Windows e não requer nem que um usuário esteja logado para iniciar sua execução Um aplicativo de console é um aplicativo executado em uma janela de prompt de comando, em vez de fornecer uma interface gráfica com o usuário.

10 IDE (Integrated Development Environment)
Ambiente de Desenvolvimento Integrado É a aplicação que prove todas as ferramentas necessárias para projetar, planejar, desenvolver e distribuir suas aplicações

11 Iniciando o Visual C# Express Edition
Clique em Iniciar  Programas  Microsoft Visual C# 2008 Express Edition

12 Visual C# 2008 Express Edition
barra de menus barra de ferramentas

13 Página de Início (Start Page)
Projetos Recentes (Recent projects) Exibe a lista de projetos ou soluções que foram recentemente abertos Iniciando (Getting Started) Essa seção permite a busca de ajuda quando necessário Visual C# Express Headlines Onde encontramos notícias específicas sobre o Visual C# MSDN Visual C# RSS Feed

14 Componentes do IDE Barra de Menus (Menu bar)
É onde podemos selecionar e executar quase todas as ações relacionadas ao projeto, arquivos e Help (ajuda) Barra de Ferramentas Principal (Main Toolbar) Contem icons que são atalhos para opções também presentes na barra de menu Caixa de Ferramentas (Toolbox) Contem os controles que podem ser usados pela aplicação Solution Explorer (Explorador da Solução) Lista os arquivos e componentes no projeto Barra de Status (Status Bar) Exibe informações correspondentes ao estado de certas operações ativas Controles podem ser pensados como elementos visuais que possuem interface gráfica nas aplicações Windows

15 Criando uma aplicação console
Selecione File / New Project na Barra de Menu Selecione Console Application na caixa de diálogos New Project e digite PrimeiraAplicacaoConsole e clique no botão OK

16 Aplicação Console System.Console é uma classe predefinida que contém os métodos para exibir mensagens na tela e obter entradas a partir do teclado

17 Aplicação Console - Exemplo

18 Construindo e Executando a Aplicação
Para fazer o build da aplicação, selecione Build / Build Solution a partir da barra de menu ou pressione F6 Para executar a aplicação, pressione Ctrl+F5 (quando usamos o Start Without Debug, as aplicações console exibem uma mensagem para pressionar uma tecla) Na verdade, Build / Build Solution é um atalho para “No menu Build, clique em Build Solution”

19 Aplicação Console gerada pelo Visual C# Express Edition
using System; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Text; namespace ConsoleApplication1 { class Program static void Main(string[] args) } Todo programa em C# é uma classe. Todo programa em C# possui um método da classe chamado Main, que é o ponto de entrada para execução da aplicação Veja a sintaxe do método Main: static void Main(String[] args) Static  indica que se trata de um método estático, isto é, um método que é da classe e que apenas poderá operar em atributos de classes, também estáticos (são atributos que pertencem a classe e não as instâncias da classe) void  indica o tipo de retorno do método. void significa vazio e um método cujo valor de retorno é void indica que nenhum valor será retornado pelo método Main  nome do método (obrigatório; inicial em maiúscula) String[] args  são os parâmetros da função Args é o nome do parâmetro String[] é o tipo do parâmetro (String[] representa um array de Strings. Um array é uma seqüência de elementos do mesmo tipo (elementos são ordenados)) Observe que os parâmetros são variáveis locais dentro do método. Nesse exemplo, a classe Programa (Programa) pertence, isto é, está definida no espaço de nomes (namespace) chamado ConsoleApplication1. O namespace é utilizado para “nomear” os identificadores. Assim, temos a classe ConsoleApplication1.Program que é o nome completo da classe Program que está “dentro” do namespace ConsoleApplication1 Uma classe é representa uma entidade real, que possui características (dados) e funcionalidades (métodos). Uma classe normalmente possui 1 ou mais métodos A construção using permite que “carreguemos ou incluamos” um namespace e dessa forma não é necessário prefixar o nome da classe com o referido namespace. Por exemplo, a classe Console pertence ao namespace System. Dessa forma, se incluirmos no inicio do programa a instrução: using System; Poderemos referenciar a classe Console sem o prefixo System defindo pelo namespace, isto é, da forma: Console.WriteLine(“mensagem”); Caso contrário, teríamos que referenciar a classe por seu nome completo (Fully Qualified Name): System.Console.WriteLine(“mensagem”); Um programa é a implementação de um algoritmo para resolução de um problema usando uma linguagem de programação. Bom, dessa forma, primeiro temos um problema que desejamos resolver. Suponha que queiramos resolver uma equação do 2º grau: Ax2 + bx + c = 0, onde a<>0 X = (-b +- sqrt(delta))/2*a Onde delta = b*b - 4*a*c Resolver uma equação de 2º grau não é uma tarefa simples de ser resolvida manualmente. Ela envolve uma série de cálculos que são feitos mais fáceis através de um computador. Qual seria o algoritmo para resolvermos uma equação do 2° ? Primeiramente, temos que obter os coeficientes da equação, representados por a, b e c Sabemos que os coeficientes são número reais. Uma equação de 2° grau pode possuir 0, 1 ou 2 raizes no conjunto de números reais. Isso vai depender do calculo do delta. Se delta < 0  a equação não possui raízes reais Se delta = 0  a equação possui apenas uma raiz real (as raízes são iguais) Se delta > 0  a equação possui duas raízes reais Dessa forma, vamos primeiramente calcularmos o valor de delta: Delta = b*b - 4 * a * c E a partir de seu valor, prosseguir nos cálculos das raízes (se houverem) Se Delta for maior ou igual a zero poderemos calcular as raízes x1 e x2: x1 = (-b - sqrt(delta))/2*a; x2 = (-b - sqrt(delta))/2*a;

20 Aplicação válida mais simples em C#
class Programa { static void Main() } Observe que a Aplicação possui pelo menos uma classe, representada pela classe Programa no exemplo acima. A classe programa inclui o método Main(), que é o ponto de entrada de execução da aplicação

21 Criação de um Programa Problema  Algoritmo  implementação em uma linguagem de programação (C#, C, etc) Inicialmente temos um problema que precisamos resolver. A resolução do problema pode ser resolvida usando-se um algoritmo. Um algoritmo pode ser implementado em uma linguagem de programação (ex: C#, C, etc)

22 Classe System.Math Provê constantes e métodos estáticos para trigonometria, logaritmos e outras funções matemáticas comuns

23 Math.Sqrt() O método Math.Sqrt() recebe como argumento um número formato double e retorna um número também no formato double: double Math.Sqrt(double valor); Observe que não podemos atribuir uma variável double em uma variável float Exemplo: double raiz = Math.Sqrt(25);

24 Math.Pow() O método Math.Pow() recebe como argumento uma base e um expoente no formato double e retorna a potência também no formato double: double Math.Pow(double b, double e); Exemplo: double valor = Math.Pow(5,2);

25 Exemplo: Calculo da Área de um Retângulo
Entre o valor da base Entre o valor da altura Calcule a area = base * altura Exiba a base, altura e a area

26 Código para Cálculo da Área de um Retâgulo
// obtém a altura do retângulo int altura; // obtém a largura do retângulo int largura; string strAltura; string strLargura; System.Console.Write("Entre com a altura: "); strAltura=System.Console.ReadLine(); altura = int.Parse(strAltura); System.Console.Write("Entre com a largura: "); strLargura = System.Console.ReadLine(); largura = int.Parse(strLargura); //área do retângulo int area; area = altura * largura; System.Console.WriteLine("Area = " + area.ToString()); Use o método chamado Int32.Parse (ou int.Parse) para converter um valor string em um inteiro se você precisar realizar cálculos aritméticos em valores armazenados em string Observe que nesse exemplo a variável strAltura, definida do tipo string, obtem o resultado do comando Console.ReadLine() que retorna uma string (um número armazenado em uma string) Como precisamos fazer uma operação aritméetica entre os valores de altura e largura é necessário converter as string strAltura e strLargura em número inteiros que permitam a realização dos cálculos e posteriormente será necessário transformar o resultado área em uma string a fim que de ele possa ser exibido em um TextBox (atribuição em area.ToString()

27 Cálculo de Média Entre com a primeira nota (n1)
Entre com a segunda nota (n2) Calcule a média (m), onde m = (n1+n2)/2 Exibe as notas e a média final

28 Cálculo de Média using System; class Program {
static void Main(string[] args) String notaDigitada; Console.WriteLine("Entre com a primeira nota (N1): "); // Le a primeira nota digitada notaDigitada = Console.ReadLine(); float n1 = float.Parse(notaDigitada); Console.WriteLine("Entre com a segunda nota (N2): "); // Le a segunda nota digitada float n2 = float.Parse(notaDigitada); // Calcula a média entre n1 e n2 float media = (n1 + n2) / 2; // Exibe a média calculada Console.WriteLine("A média entre {0} e {1} eh {2}", n1, n2, media); }

29 Saudação Entre com o nome Entre com a idade Exibe o nome e a idade

30 Saudação namespace using System; using System.Collections.Generic;
using System.Linq; using System.Text; namespace Hello { class Saudacao static void Main(string[] args) String nome; String idade; System.Console.Write("Qual e seu nome: "); nome = System.Console.ReadLine(); System.Console.Write("Qual e sua idade: "); idade = System.Console.ReadLine(); System.Console.WriteLine("Ola " + nome + ". Voce tem " + idade + " anos."); } namespace Observe que nesse exemplo a variável idade, definida como do tipo string, obtem o resultado do comando Console.ReadLine() que retorna uma string (um número armazenado em uma string) Como não precisamos fazer uma operação matemática no valor da idade não foi necessário converter a string idade em um inteiro, pois ela somente será usada para exibição em uma saída de console

31 Construindo uma Aplicação Windows
Selecione File / New Project na Barra de Menu Selecione Windows Form Application na caixa de diálogos New Project e digite PrimeiraAplicacaoWindows e clique no botão OK Windows Form Aplications  tecnologia que apareceu primeiro (.NET Framework 1.0) WPF (Windows Presentation Foudation) Application  é uma tecnologia aprimorada (.NET Framework 3.0) – oferece mais recursos e capacidades adicionais em relação ao Windows Form Application

32 Projeto Um projeto é um container para todos os itens da aplicação, tais como: formulários, código fonte e recursos Ele também guarda informações sobre as configurações

33 Namespace (Espaço de Nomes)
Os namespaces permitem que identificadores sejam nomeados de forma que não haja colisão entre seus nomes, isto é, dois identificadores iguais no mesmo código Uma instrução using adiciona um namespace a um escopo

34 Name collision (Colisão de Nomes)
Ocorre quando dois identificadores possuem o mesmo nome dentro de um namespace A colisão de nomes deve ser evitada

35 Fully Qualified Name O nome totalmente qualificado (fully qualified name) é formado pelo <namespace> mais o <nome da classe> <namespace>.<nome da classe> Exemplo: System.Console, onde System representa o Namespace e Console é a classe

36 Design Layout Form designer (projeto do formulário)
Basic layout (layout básico) Advanced layout (layout avançado)

37 Janela de Propriedades (Properties Window)
Selecione View / Properties Window

38 Property Windows

39 Properties Window (janela de propriedades)
As propriedades influenciam como o controle se comporta ou qual a sua aparência quando executamos a aplicação Exemplo de propriedades de um formulário: Text: texto exibido na janela Size:Width: largura da janela Size:Height: altura da janela Propriedades Atributos da propriedade

40 Window Form Controls (Controles dos Formulários Windows)
Textbox Button Web browser

41 Controles Comuns de Aplicação no Windows
Button TextBox Label RadioButton CheckBox ComboBox ListBox ToolTip NumericUpDown

42 Controles Comuns Pointer Button CheckBox CheckedListBox ComboBox
DateTimePicker Label LinkLabel ListBox ListView MarkedTextBox MonthCalendar Notification NumericUpDown PictureBox ProgressBar RadioButton RichTextEditor TextBox ToolTip TreeView WebBrowser

43 Controles mais comuns Button CheckBox CheckedListBox ComboBox Label
RadioButton TextBox

44 Algumas propriedades Text - texto associado com o controle
Name - indica o nome usado no código para identificar o objeto BackColor - a cor de fundo do componente Enabled - indica se o controle está habilitado ou não ForeColor - a cor de frente do componente, que é usado para exibir o texto ReadyOnly - controla se o texto no controle poderá ser editado ou não Visible - determina se o controle é visível ou escondido

45 Exemplo de Formulário textBox1 button1.Text = “Preenche’
button2.Text = “Limpa” form1.Text = “Formulário de Teste” textBox1 View / Code  F7 View / Design  Shift + F7 button1 button

46 Exemplo using System; using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace WindowsFormsApplication1 { public partial class Form1 : Form public Form1() InitializeComponent(); button2.Enabled = false; } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) textBox1.Text = "nome"; button2.Enabled = true; private void button2_Click(object sender, EventArgs e) textBox1.Text = "";

47 Namespaces using System; using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms;

48 public partial class Form1 : Form
{ public partial class Form1 : Form public Form1() InitializeComponent(); button2.Enabled = false; } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) textBox1.Text = "nome"; button2.Enabled = true; private void button2_Click(object sender, EventArgs e) textBox1.Text = "";

49 Button Indica que o usuário fez uma decisão e quer comunicar sua ação. Em sua aplicação, o botão clicado pelo usuário dispara um evento que o código precisa lidar

50 TextBox A caixa de texto é usada para obter uma entrada do usuário
É boa para entrada de nomes, endereços, telefones, URLs, etc

51 Label É usual para textos simples que descrevem outros controles

52 RadioButton O RadioButton é usado quando várias escolhas são oferecidas porém o usuário pode escolher apenas uma (elas são excludentes) Exemplo: formas de pagamento: cheque, dinheiro, cartão, etc

53 CheckBox Checkbox são uma boa opção quando queremos fazer escolhas booleanas (verdadeiro/falso, ligado/desligado, sim/não, etc)

54 ComboBox Um ComboBox é uma combinação de uma caixa de textos (TextBox) e uma lista suspensa de opções (drop-down list). É uma boa opção quando queremos uma caixa de textos editável porém com uma lista de valores permitidos Em exemplo seria a escolha da sigla (ou nome) de um estado brasileiro. Os valores poderiam vir em ordem alfabética e também permitindo que digitemos a primeira letra para fazer a busca

55 ListBox Uma ListBox é uma lista reduzida de valores válidos que esse componente representa. Ela não permite que os usuários editem textos, mas permitem a escolha de mais de um item mantendo a tecla CTRL pressionada

56 ToolTip É útil para exibir uma mensagem ao usuário quando ele mantém o mouse posicionado sob o controle

57 NumericUpDown Útil quando queremos trabalhar com valores numéricos de um conjunto predefinido de números Por exemplo, para controlar o ano de nascimento de um usuário

58 O que acontece quando um evento é disparado ?
Todas aplicações Windows são event-driven, ou melhor, orientadas a eventos. Isso significa que toda vez que clicamos em um botão ou mesmo movemos entre caixas de textos estamos gerando eventos. Blocos de códigos conectados a cada uma de suas ações executam à medida que você trabalha na aplicação

59 Eventos Eventos são gerados não somente pelas ações internas a aplicação mas também pelo ambiente em sua volta, pelo Windows ou por outras fontes externas

60 Método Um método é uma seqüência de instruções
Um método possui um nome e um corpo Nome do método  deve ser um identificador significativo que indique sua finalidade geral Corpo do método  contém as instruções gerais a serem executadas quando o método é chamado Métodos podem receber alguns dados para serem processados e retornar informações

61 Sintaxe de um método em C#
tipoDeRetorno nomeDoMétodo ( listaDeParâmetros ) { // instruções do corpo do método } tipoDeRetorno: é o nome de um tipo e especifica o tipo de informação que o método retorna como resultado de seu processamento Caso o método não retorne nenhum valor, devemos usar o tipo void (sem valor) nomeDoMétodo: é o nome utilizado para chamar o método listaDeParâmetros: é opcional e descreve os tipos das informações que você pode passar para o método processar As instruções do corpo do método são as linhas de código que são executadas quando o método é chamado

62 Sintaxe de um método em C#
tipoDeRetorno: é o nome de um tipo e especifica o tipo de informação que o método retorna como resultado de seu processamento Caso o método não retorne nenhum valor, devemos usar o tipo void (sem valor) nomeDoMétodo: é o nome utilizado para chamar o método listaDeParâmetros: é opcional e descreve os tipos das informações que você pode passar para o método processar As instruções do corpo do método são as linhas de código que são executadas quando o método é chamado

63 Exemplo int adicionaValores( int a, int b ) { int c; c = a + b;
return c; } tipoDeRetorno: int nomeDoMétodo: adicionaValores listaDeParâmetros: int a int b

64 Exemplo void exibeResultados(int resposta) { // ... }
O método acima não retorna nenhum valor e possui um único parâmetro do tipo int Método que retorna valor = função Método que não retorna valor = procedimento

65 Sintaxe de chamada de método
Resultado = nomeDoMétodo ( listaDeArgumentos ); Onde: Resultado: é uma variável compatível com o tipo de retorno do método (se houver) Observação: listaDeArgumentos: a lista de argumentos é separada por vírgulas caso haja mais de um argumento Os parênteses devem ser incluídos na chamada de cada método, mesmo quando estivermos chamando o método sem argumentos nomeDoMétodo Resultado= listaDeArgumentos A lista de argumentos é separada por vírgulas caso haja mais de um argumento Os parênteses devem ser incluídos na chamada de cada método, mesmo quando estivermos chamando o método sem argumentos

66 Exemplo de Chamada de Método
// chamada do método adicionaValores passando como parâmetros os literais 1 e 2 int soma = adicionaValores(1,2); Ou int a=1; int b=2; Int soma = adicionaValores(a,b); exibeResultado(adicionaValores(1,3));

67 Extensão dos Arquivos .sln  arquivo de solução
.csproj  arquivo de projeto .cs  arquivo fonte C# .xaml  Extensible Application Markup Text

68 Métodos Todos os métodos devem ser definidos dentro da classe
O método Main é especial: ele define o ponto de entrada do programa e deve ser definido como estático

69 Controle Argumento ou parâmetro Método Atributo Instância Propriedade

70 TextBox Multiline  controla se o texto de um controle de edição pode se espalhar por mais de uma linha ScrollBars AcceptTab  indica se o caracter TAB é aceito AcceptReturn  indica se o caracter Return (CR) é aceito Size  indica o tamanho do controle

71 ListBox ListBox lb; lb.Items.Add(); // adiciona
lb.Items.Clear(); // remove todos os itens da coleção lb.Items.Remove();// exclui o objeto especificado da coleção lb.Items.Count; // obtém o número de items da coleção lb.Items.RemoveAt(); // remove o elemento na posição especificada

72 ListBox lb.Sorted = os elementos passam a ser classificados (em ordem ascendente)

73 ComboBox ComboBox lb; lb.Items.Add(); // adiciona
lb.Items.Clear(); // remove todos os itens da coleção lb.Items.Remove();// exclui o objeto especificado da coleção lb.Items.Count; // obtém o número de items da coleção lb.Items.RemoveAt(); // remove o elemento na posição especificada

74 ComboBox (continuação)
lb.SelectedIndex; // índice to item lb.Text; // texto do item

75 RadioButton radioButton1.checked

76 MessageBox MessageBox.Show(“msg”);  exibe uma caixa de mensagem

77 MessageBox String msg = “Os cálculos estão completos“;
String titulo = “Minha Aplicação“; MessageBox.Show( msg, titulo, MessageBoxButtons, MessageBoxIcon);

78 MessageBoxButtons OK botão OK OKCancel Botão OK e Cancel (Cancelar)
AbortRetryIgnore Botões Abort, Retry e Ignore YesNoCancel Botões Yes, No, Cancel YesNo Botões Yes e No RetryCancel Botões Retry e Cancel

79 MessageBoxIcon None  nenhum símbolo Hand  mão
Question  sinal de interrogação Exclamation  sinal de exclamação Asterisk  asterisco Stop  Pare Error  Erro Warning  Aviso Information  Informação

80 MessageBox - Exemplo public void ExitApplication() {
// Exibe uma mensagem perguntando se o //usuário deseja sair da aplicação if (MessageBox.Show ( “Deseja sair da Aplicação?", “Minha Aplicação", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes) Application.Exit(); } }

81 Classe DateTime Label1.Text = DateTime.Now.ToShortTimeString();

82 Tipos de Erros de Programação
Erros de Sintaxe Erros de Semântica Erros de Lógica

83 Bugs O bug é um tipo específico de erro causado pelo programador
erros de sintaxe erros de semântica erros de lógica

84 Debug (Depurar) O processo de Debug (depuração) consiste em acompanhar a execução de um programa em busca de entender seu comportamento e buscar possíveis bugs É muito útil na solução de problemas (bugs) em tempo de execução, isto é, quando o software já está em execução Debugger é uma ferramenta de programação projetada para ajudar a consertar erros de programa O processo de remoção de erros em programas é chamado de debugging

85 Debug O processo de debug consiste em executar o programa “passo a passo”, inspecionando variáveis e analisando seus valores em busca de comportamentos diferentes do esperado

86 Quatro passos para debugging
Detecção Estabilização Isolamento Correção

87 Debug Para marcar/desmarcar breakpoint (ponto de parada)  F9
Step Into (F11) = entrar no método Step Over (F10) Step Out (Shift+F11) = sair do método Continuar (F5)

88 Debug O menu Debug aparece quando estamos executando um código em modo debug Barra de Ferramentas de Debug (View  Toolbars  Debug)

89 Examinando Variáveis Locais
Abra a janela Local Windows (CTRL+D,L) ou abra o menu Debug  Windows  Locals

90 A janela Immediate Window
É acessível através do comando (CTRL+D,I) ou abra o menu Debug  Windows  Immediate Permite que se altere qualquer valor de variável

91 A janela Watch Window É acessível através do comando (CTRL+D,W) ou abra o menu Debug  Windows  Watch Permite que se altere qualquer valor de variável, mesmo fora de escopo

92 Refatorando Código Menu Refactor
Rename  permite que façamos alterações no nome de identificadores Extract Method ...  permite que um código seja transformado em um método

93 Backup

94 Organização da Solução e Projeto
arquivo de solução .sln projeto .csproj arquivo(s) .cs

95 Teclas de Atalho do Menu View
Class View (Vizualização das Classes) CTRL+W,C Error List (lista de erros) CTRL+W,E Output (Saída) CTRL+W,O Proprerties Window (Janela de Propriedades) CTRL+W,P Solution Explorer (Explorador d solução) CTRL+W,S Task List (lista de tarefas) CTRL+W,T Toolbox (Caixa de Ferramentas) CTRL+W,X


Carregar ppt "Visual C# Express Edition"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google