A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Controle da Produção MBA de Logística e Supply Chain

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Controle da Produção MBA de Logística e Supply Chain"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Controle da Produção MBA de Logística e Supply Chain
Prof° Marcilio José Bezerra Cunha Mestre em Engenharia de Produção

2 SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS
Proposta MBA de LOGÍSTICA e SUPPLY CHAIN FITs 3

3 Administração da Produção e Operações
Definição: A Administração da Produção e Operações é o campo de estudos dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisão na função de: Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços) . Proposta

4 Sistema de Produção 1º Definição Conjunto de atividades inter-relacionadas envolvidas na produção de bens (industria) ou serviços.

5 Os elementos Fundamentais de um Sistema de Produção são: Insumos
Sistemas de Produção Os elementos Fundamentais de um Sistema de Produção são: Insumos Processo de criação ou conversão Produtos ou serviços Subsistema de controle

6 Insumos Matérias primas e Materiais Auxiliares. Energia. Instalações.
Máquinas e Equipamentos. Tecnologia. Mão de Obra. Informações.

7 Sistemas de Produção TRABALHO ENERGIA MATERIAIS PRODUTOS SERVIÇOS

8 Sistemas de Produção ENTRADAS PROCESSO DE PRODUÇÃO SAÍDAS SAÍDA
PRODUTIVIDADE = ENTRADAS DESEMPENHO REAL EFICIÊNCIA = X 100 DESEMPENHO PADRÃO

9 EXEMPLO : Uma empresa trabalha com dois tipos de máquinas, que fazem o mesmo produto, existem 2 máquinas de cada tipo, cada uma com produção nominal de 120 unidades/hora. Em 20 dias operando 10 horas por dia a empresa fabricou produtos. Se as máquinas A produziram efetivamente unida des, com qual a eficiência trabalhou cada máquina B ? Qual a produtividade, considerando 1 operário em cada máquina? DADOS : máquinas A e 2 máquinas B capacidade de cada máquina : 120 und / h jornada: 20 dias com 10 horas /dia fabricou : produtos máquinas A produziu : und 1 operário em cada máquina.

10 a) Calcular a produção nominal no período das 4
máquinas sendo 2 máquinas tipo A e 2 tipos B. Produção nominal : é a capacidade de produção da máquina definida pelo próprio fabricante. Produção nominal de cada máquina : 120 und / h Período de produção : 20 dias x 10 horas / dia = 200 horas Total da produção nominal no período por máquina: 120 und /h x 200 h = und.

11 b) Com qual eficiência trabalhou cada máquina B ?
A empresa fabricou : unidades As máquinas A : unidades As máquinas B : unidades EFICIÊNCIA PRODUÇÃO REAL DA MÁQUINA DA MÁQUINA = X 100 PRODUÇÃO NOMINAL DA MÁQUINA EFICIÊNCIA UNIDADES DA MÁQUINA B = X 100 UNIDADES EFICIÊNCIA DA MÁQUINA B = 0,90 X 100 = 90 %

12 c) Qual foi a eficiência da máquina A ?
As máquinas A produziram : unidades Produção nominal da máquina A : 2 x = unid. EFICIÊNCIA DA unidades MÁQUINA A = x 100 unidades EFICIÊNCIA DA MÁQUINA A = 0,85 X 100 = 85 % d) Qual a eficiência da empresa ? A empresa fabricou : unidades Produção nominal das 4 máquinas : unidades EFICIÊNCIA DA unidades EMPRESA = x 100 = 87,5 % unidades

13 d) Qual a produtividade da empresa ?
A empresa fabricou : unidades 4 operários Jornada de 20 dias e 10 horas por dia SAÍDAS PRODUTIVIDADE = ENTRADAS unidades PRODUTIVIDADE = 4 operários x 20 dias x 10 horas / dia UNIDADES PRODUTIVIDADE = 800 HOMENS. HORAS PRODUTIVIDADE = 105 UNIDADES / HOMEM HORA

14 EXERCÍCIOS PROPOSTOS Uma empresa fabricou 120.000 unidades em um
determinado período, com 15 operadores traba lhando 8 horas por dia, durante 20 dias. a) Qual a produtividade da mão de obra da empresa ? b ) Em quanto tempo um homem fabrica uma unidade do produto ? 2. A empresa ALFA produz unidades em 20 dias utilizando 16 pessoas que trabalham 8 horas / dia. A empresa BETA produz unidades no mesmo período, porém utilizando 20 pessoas com jornada de 10 horas / dia. Qual das duas empresas utiliza melhor sua mão de obra ? Justifique.

15 3. Qual a eficiência de um transformador elétrico que no
EXERCÍCIOS PROPOSTOS 3. Qual a eficiência de um transformador elétrico que no processo de produção de tensão de11000 volts para 110 volts, recebe a energia de 850 kwh e envia 830 kwh? 4. Quantos funcionários a industria MALTA vai precisar para produzir unidades se sua produtividade produtividade é de 120 unidades por homem hora e trabalha 200 horas no período? 5. Uma determinada empresa tem 75 unidades por homem hora de produtividade, dispõe de 20 funcionários que trabalham 15 dias durante o mês. De quanto é a jornada diária de trabalho desses funcionários, se a produção no período foi de unidades?

16 Sistemas de Produção 2º Definição
É um processo planejado, pelo qual elementos são transformados em produtos úteis. Trata-se de um procedimento organizado para se conseguir a conversão de insumos em produtos acabados.

17 Sistemas de Produção Insumos :
São os recursos a serem transformados diretamente em produto (matérias-primas) mais os recursos que movem o sistema (mão – de -obra, energia, capital, máquina, equipamentos, instalações, informações,e outros.)

18 Sistema da Produção Processo conversão: Em manufatura, muda o formato das matérias-primas ou composição e a forma dos demais recursos,em bens tangíveis.

19 Sistemas de Produção Bens tangíveis
Os bens tangíveis são mensurados através dos 5 sentidos do homem: Tato Visão Audição Olfato e Gustação Os bens tangíveis podem ser estocados.

20 Sistema da Produção Processo de criação: Em serviços,não há propriamente uma transformação dos insumos. O serviço é criado.

21 Serviços: Os serviços são mensurados de forma subjetiva.
Personalidade, temperamento, valores, educação familiar e formal, religiosidade e outros.

22 Existem três categorias de produtos:
BENS DE CONSUMO BENS DE INDUSTRIA SERVIÇOS

23 PRODUTOS QUE SE DESTINAM AO
CONSUMO POR PARTE DE PESSOAS FÍSICAS. ALIMENTOS ROUPAS ELETRO-DOMÉSTICO BEBIDAS JÓIAS

24 BENS DE INDUSTRIA PRODUTOS QUE SE DESTINAM AO CONSUMO POR PARTE DE PESSOAS JURÍDICAS. MATÉRIAS-PRIMAS MATERIAIS AUXILIARES MAQUINAS EQUIPAMENTOS

25 SERVIÇOS PRODUTOS INTANGÍVEIS QUE PODEM, INDESTINTAMENTE, SER CONSUMIDOS POR PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS. PROFISSIONAIS BANCÁRIOS TURÍSTICOS TRANSPORTES

26 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Gestão É a função empresarial que planeja,coordena e controla os recursos necessários para se produzirem os produtos e serviços de uma empresa. Papel da gestão É transformar as entradas ( INSUMOS ) da empresa em produtos acabados ou serviços.

27 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
O processo de transformação Feedback (retroação) do cliente Insumos Pessoas Instalações Máquinas Equipamentos Tecnologias Materiais Informações Saídas produtos serviços Processo de Transformação Informações de Desempenho

28 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Processo de transformação em uma fábrica O processo de transformação é a modificação física de matérias primas e outros insumos em produtos. Exemplos : Converter couro e borracha em calçados esportivos, plásticos em brinquedos, frutas em sucos, petróleo em combustível, algodão em tecido, madeira em móveis.

29 PRODUTOS

30 PRODUTO

31 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Processo de transformação em uma empresa em serviço O processo de transformação é organização dos insumos em serviços. Exemplos: Em uma oficina mecânica, reunindo funcionários, ferramentas, equipamentos e peças para o conserto do veículo. Uma casa de shows,organizando artistas,músicos, instrumentos,iluminação,sistema de som , palco e acomodações para o público.

32 SERVIÇOS

33 SERVIÇOS

34 SERVIÇOS

35 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Projeto de Fábrica e Instalações Industriais O projeto de fábrica em sua forma material, será constituído, principalmente, por documentos técnicos elaborados por especialistas nos diversos campos da engenharia abrangidos pelo empreendimento.

36 Sistemas de produção e Processos Produtivos
Gestão da Manutenção Trabalhar de perto, junto à gerencia de manutenção para o projeto de sistemas, procedimentos e técnicas visando reduzir custos de manutenção e melhorar o desempenho da produção.

37 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Pesquisa de Mercado Acompanhar junto ao departamento de Marketing as evoluções do mercado, quanto as preferências do consumidor, no que se refere a produtos e/ou serviços, ao atendimento de suas necessidades e desejos.

38 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Metodologia de Projeto e Engenharia de Bens eServiços O projeto do produto define as caraterísticas do produto, como sua aparência, os materiais que são usados na sua fabricação, suas dimensões e tolerâncias, e seus padrões de desempenho.

39 Sistemas de Produção e Processos Produtivos
Trata-se de uma série de ações ou operações planejadas, pelas quais passa o material, de um estágio para o outro. Todos os processos podem ser agrupados em em duas grandes categorias: operações contínuas. operações intermitentes.

40 Processos Produtivos Operações Contínuas As operações são usadas para produzir um ou alguns produtos padronizados em grande quantidade. Os recursos são organizados em fluxo linear para acomodar eficientemente a produção do produto.

41 Processos Produtivos As operações contínuas se dividem em: processos contínuos. processos em linha.

42 Processos Produtivos processos contínuos: operam continuamente
para produzir um volume muito grande de um item inteiramente padronizado. FÁBRICA DE TINTAS Exemplos: refinarias de petróleo. estações de tratamento de água. fábricas de gases e líquidos.

43 processos em linha: são projetados para
Processos Produtivos processos em linha: são projetados para produzir um grande volume de um item padronizado para produção em massa. FÁBRICA DE CIGARROS Exemplos: montadoras de automóveis fabricas de alimentos e bebidas. fabricas de calçados e confecções fabricas de eletrodomésticos.

44 Operações intermitentes

45 Processos Produtivos As operações intermitentes se dividem em: processos de projetos. processos em lotes.

46 Operações Intermitentes
processos de projetos: são usados para fazer produtos um de cada vez exatamente de acordo com as especificações do cliente. exemplos: construção civil. construção naval. alfaiatarias. projetos de interiores. serviços médicos. trabalhos artísticos. corte de cabelho. FABRICA DE AVIÕES

47 Operações Intermitentes
processos em lotes: são usados para produzir pequenas quantidades de produtos em grupos ou lotes com base em pedidos de clientes ou em especificações de produtos. Exemplos: escolas. gráficas. confeitarias. confecção de jóias. USINAGEM

48 Processos Produtivos ( FLUXOGRAMA )

49 FABRICA DENTRO FABRICA
OBJETIVOS : REDUZIR TEMPO DE REPOSIÇÃO DE ESTOQUES E DESPERDÍCIO DE MATERIAIS. DAR MAIS AGILIDADE AO PROCESSO INDUSTRIAL . TER MAIOR CONTROLE DOS ESTOQUES E DA PRODUÇÃO. MARCIILIO CUNHA

50 Qualidade Qualidade de Bens e Serviços: gestão
controle estatístico e metrológico normalização e certificação para a qualidade confiabilidade de equipamentos. máquinas e equipamentos bens e serviços

51 Engenharia Econômica gestão econômica gestão de custos gestão financeira de projetos gestão de investimentos

52 Pesquisa Operacional simulação processos estocásticos processos decisórios análise de demandas por bens e serviços

53 planejamento estratégico
Estratégia Organizacional planejamento estratégico estratégias de produção empreendedorismo organização avaliação de mercado estratégia de marketing redes de empresas cadeia produtiva

54 Conhecimento Organizacional
gestão da inovação gestão da tecnologia gestão da informação de produção

55 gestão de recursos naturais
Meio Ambiente gestão de recursos naturais gestão energética gestão de resíduos industriais

56


Carregar ppt "Planejamento e Controle da Produção MBA de Logística e Supply Chain"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google