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SEPG - 97 Estudos de Caso –Como viabilizar os Níveis de Maturidade de Sistemas na sua Empresa –Como algumas empresas adotaram o CMM –Modelos.

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1 SEPG - 97 Estudos de Caso –Como viabilizar os Níveis de Maturidade de Sistemas na sua Empresa –Como algumas empresas adotaram o CMM –Modelos

2 Pacific Bell Como alcançar o Nível 2 com Equipes Pequenas –Questionários –Mapa –Cliente –Riscos

3 Pacific Bell Uma reorganização das práticas chaves do CMM Nível 2 Utilizar o “Plan-Do-Check-Act” - TQM

4 Pacific Bell Designation of Roles and Responsabilities Project Oversight Planning Document Development Use of Documentation and Procedures Measurement of Activities and Outcomes Independent Review of Product and Process Quality PLAN DO CHECK ACT

5 Pacific Bell Conhecer as expectativas do cliente duas visões do projeto

6 Pacific Bell Gerenciar o Risco Componentes da Qualidade ClienteDesenvolvedor Tempo CustoProcesso Performance Ferramentas Pessoas

7 Bellcore Quality Method of Operation (QMO) Desenvolvido em 1994 –redução em 40% dos erros (10x menos que o mercado) –entrega no prazo em 99% dos casos Responsáveis pelo sistema de comunicação nos EUA –200 bilhões de ligações/ano

8 Motorola melhora os processos e permite ser o melhor; permite fazer mais negócios; se torna um modelo para ser seguido; aumenta a expectativa sobre os seus serviços; permite novos contatos; beneficios bem controlados com base em qualidade, produtividade e ciclo de tempo; desenvolvimento evolutivo; participação em todos os níveis de gerencias; requer uma cultura de maturidade; todos os problemas devem ser evitados, mas se acontecerem devem se tornar lições; o envolvimento é fundamental para o sucesso;

9 Lockheed Martin SW Maturity Index –como estar seguro de estar sempre de acordo com a nova versão do CMM ?

10 Inso Corporation Problemas com o CMM –assume que um requerimento sempre é escolhido (muitas vezes um requerimento vem por força do mercado como novo SO, HW, etc.) –uma equipe pequena tem menos de 500 pessoas

11 Inso Corporation Conclusão –o SEI CMM provou ser útil para SPI numa pequena empresa comercial de software –o suporte gerencial, uma equipe adequada, e principios de gerencia de projeto são fatores óbvios de sucesso –a integração com a ISO 9001, a ajuda de consultores, e o foco em valorizar os projetos e negócios não são fatores óbvios de sucesso.

12 BellSouth O que Não Funciona –documentação dos procedimentos desenvolvidos por consultores externos –falta da ajuda do gerenciamento senior e o compromentimento para o SPI –falta do SEPG e/ou recursos monitores

13 BellSouth O que Funciona –procedimento conciso de documentação –uso de pessoal interno para desenvolvimento de procedimentos –compromentimento e responsabilidade para o SPI em todos os níveis gerenciais –participação e crença no plano do SPI pelos gerentes de equipe de projetos

14 BellSouth O que Fazer –usar os recursos corporativos e do SEPG para projeto de treinamento e monitoria –gerenciar o plano do SPI “como um projeto” –estabelecer brevemente o projeto de SQA –demonstrar o mais rápido o sucesso do uso de estimativas

15 Modelos Personal Software Process (PSP) Software Aquisition Capability Maturity Model (SA-CMM)

16 Conclusão Integrando CMM –usar os CMM separadamente –integra-los formalmente ( outro modelo ) –integra-los informalmente ( adequa-lo )


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