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IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.

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1 IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal Profa. Luciana Gouvêa de Viana Uberaba – 13 e 14/10/2010 ATIVIDADE V - EXPOSIÇÃO DIALOGADA

2 Uma nova visão da assistência laboratorial
Nos últimos anos a dinâmica operacional dos laboratórios clínicos apresentou grandes mudanças: Automação dos processos analíticos; Informatização dos processos pré-analíticos, analíticos e pós- analíticos; Alteração do perfil profissional (médicos, biólogos, biomédicos, bioquímicos e técnicos); Necessidade de conformidade dos processos laboratoriais com requisitos legais; Exigência de programa de gestão da qualidade.

3 Uma nova visão da assistência laboratorial
O desafio atual: qualidade operacional; desenvolvimento tecnológico; otimização de recursos humanos; custo racional. Aliar a aplicação das boas práticas na especialidade, com relação custo-efetividade adequada.

4 Assistência laboratorial no SUS
BALANÇA ECONÔMICO-FINANCEIRA Déficit Regulação e Recursos Tecnológicos Demanda dos pacientes

5 Assistência laboratorial no SUS
BALANÇA ECONÔMICO-FINANCEIRA Déficit Demanda dos pacientes Regulação e Recursos tecnológicos

6 Assistência laboratorial no SUS
BALANÇA ECONÔMICO-FINANCEIRA Regulação e Recursos Tecnológicos Demanda dos pacientes

7 Situação Atual da Assistência Laboratorial – Outros países
Laboratórios públicos e privados Redes de laboratórios; Processos automatizados/informatizados; Custo otimizado; Eficiente; Gestão da Qualidade; Certificação e acreditação; Acesso universal; Laboratório de universidades: Laboratório de referência, presta serviço para outros laboratórios.

8 Situação Atual da Assistência Laboratorial Pública – Brasil
Outros exemplos: Curitiba: Prefeitura municipal; Porto Alegre: Santa Casa de Misericórdia; Campinas: Prefeitura municipal.

9 Situação Atual da Assistência Laboratorial Pública – SUS/MG
Processos manuais, não automatizados; Ausência de informatização; Baixa produtividade; Ineficiência - tempo prolongado: coleta e a entrega do resultado; Deficiência na qualificação dos profissionais; Terceirização (e até “quarteirização”) de exames para laboratórios da rede privada; Controle da Qualidade (interno/externo) precário ou ausente; Laboratórios não certificados ou acreditados; Ausência de indicadores de desempenho dos serviços; Valor gasto com exames laboratoriais/ano  R$ ,00.

10 Situação Atual da Assistência Laboratorial Pública – SUS/MG

11 Situação Atual da Assistência Laboratorial Pública – SUS/MG

12 Terceirização exames de baixa demanda ou alta complexidade
Mudança de Paradigma Laboratórios de Pequeno Porte Ponto de Coleta Ponto de Coleta Ponto de Coleta Ponto de Coleta Ponto de Coleta Terceirização exames de baixa demanda ou alta complexidade Laboratório Centralizado Laboratório Referência

13 Rede de Assistência Laboratorial
Ponto de coleta Plataforma hospitalar Lab. Regional Lab. Referência Fluxo de amostras e laudos de resultados

14 Obrigado!


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