A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O NOBEL DA PAZ 2007 VAI PARA A QUESTÃO AMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O NOBEL DA PAZ 2007 VAI PARA A QUESTÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 O NOBEL DA PAZ 2007 VAI PARA A QUESTÃO AMBIENTAL
Al Gore e o IPCC Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática ganham o Premio Nobel da Paz 2007 Ex-vice-presidente dos EUA Al Gore Rajendra Pachauri, cientista indiano que preside o IPCC

2 O IPCC, criado em 1988, reúne mais de cientistas de todo o mundo, dentre os quais alguns brasileiros, e é presidido pelo cientista indiano Rajendra Pachauri. O trabalho sobre mudança climática, de um grupo do IPCC, por mais de seis anos, divulgado em 2007, concluiu que o aquecimento global é inequívoco, causado pelas atividades humanas e que as emissões de gases têm de ser cortadas em 15% para frear conseqüências mais graves. Al Gore produziu e divulga, em todo o mundo, o filme “Uma verdade inconveniente”, que recebeu o Oscar de melhor documentário de 2007. Recentemente um juiz britânico apontou nove afirmações duvidosas no filme. O Nobel reitera a importância da mensagem do filme e o serviço por ele prestado em seus 96 minutos de projeção.

3 O Comitê do Nobel, em comunicado sobre o prêmio, disse que
Gore “é provavelmente o indivíduo que mais contribuiu para criar entendimento global sobre o que precisa ser feito; o IPCC criou um consenso crescente sobre o elo entre a atividade humana e o aquecimento global.”

4 Para o físico Marcelo Leite, com o prêmio, o Comitê ressalta que “existe um consenso científico, sim, produzido por centenas de pesquisadores de dezenas de países com base em milhares de conjuntos de dados compilados nos últimos vinte anos. Para o italiano Carlo Rubbia, Nobel de Física de 1984: "Estamos de acordo com o diagnóstico: estamos em estado crítico. É preciso criar uma nova sociedade" Para a professora Suzana Kahn Ribeiro (Coppe – UFRJ) o prêmio “ressalta a necessidade de união. Não foi bem um prêmio associado à ciência, mas a um movimento para criar uma força maior entre os países.”

5 É a segunda vez no séc. XXI que o Nobel da Paz vai para ambientalistas
Wangari Maathaí, ambientalista que ganhou o Nobel da Paz em 2004: “Ao escolher Al Gore e o IPCC, o comitê (do prêmio Nobel) chama a atenção para o fato de que a mudança climática é a maior ameaça individual à paz mundial que já enfrentamos” A relação da questão ambiental com guerras e paz é cada vez mais evidente e expressa-se em conflitos como o de Darfur, na África. O conflito de Darfur começou com uma disputa por terras em regiões semidesérticas e já contabiliza mais de 300 mil mortos.

6 “Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz.” Carta da Terra


Carregar ppt "O NOBEL DA PAZ 2007 VAI PARA A QUESTÃO AMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google