A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe Técnica: Gladys I. Gonsales Maria G. Valente Milton S. Lapchik

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe Técnica: Gladys I. Gonsales Maria G. Valente Milton S. Lapchik"— Transcrição da apresentação:

1 2º Reunião dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar dos Hospitais da cidade de São Paulo 2006
Equipe Técnica: Gladys I. Gonsales Maria G. Valente Milton S. Lapchik Valquiria O. Carvalho Vera Regina de P. Costa Tel: NÚCLEO MUNICIPAL DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR GERÊNCIA DO CENTRO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS /COVISA

2 Diretrizes para elaboração do PCIH
Estabelecer diagnóstico situacional referente à prevalência das infecções hospitalares de acordo com: Sítio de infecção; Gravidade relacionada à infecção; Unidade de internação: Terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal

3 Diretrizes para elaboração do PCIH
Avaliar, com base na RDC Nº 48 da ANVISA se há atendimento aos itens: IMPRESCINDÍVEIS NECESSÁRIOS RECOMENDÁVEIS

4 Diretrizes para elaboração do PCIH
Identificar oportunidades de melhorias das práticas de controle de infecção hospitalar, com atenção às especificidades de cada hospital. Atenção às interfaces do SCIH com as áreas de apoio, buscando a discussão de aspectos educativos e assistenciais.

5 Diretrizes para elaboração do PCIH
Elaboração das metas: CONSIDERAR PREVALÊNCIA das infecções hospitalares em hospitais semelhantes (observar parâmetros locais, mediana dos indicadores de infecção). HISTÓRICO da performance do hospital no controle das infecções hospitalares e possibilidades de melhoria das práticas assistenciais, com redução da prevalência de IH.

6 Diretrizes para elaboração do PCIH
PLANEJAMENTO OPERACIONAL - Estabelecer: METAS OBJETIVOS PLANO DE AÇÃO PRAZO PARA EXECUÇÃO RESPONSÁVEIS

7 Diretrizes para elaboração do PCIH
METAS: Ações a serem desenvolvidas: Protocolos Treinamentos Participação em Congressos e Eventos Análise e Elaboração de relatório com Indicadores Epidemiológicos Campanhas de Prevenção Elaboração de manuais técnicos

8 SCIH Metas Objetivos Plano de Ação Prazo Responsável
Treinamentos técnicos CIH Atualização e capacitação dos profissionais de saúde Treinamento nas integrações, atendendo calendário de treinamentos 1º e 2º semestre SCIH Prevenção das infecções hospitalares ocupacionais Desenvolver ações preventivas com destaque para uso de EPI, vacinação e biossegurança Reuniões com Medicina e segurança do trabalho, CIPA Medicina ocupacional Campanha de higienização das mãos Sensibilizar os prof.saúde para prática correta Elaborar campanha alusiva ao dia nacional de CIH Maio Educação Continuada

9 Diretrizes para elaboração do PCIH
Estabelecer prioridades com base nas ações de vigilância epidemiológica e identificação de problemas por risco à saúde. Estabelecer metas a serem atingidas e prever ações preventivas e ações corretivas com base nos indicadores do sistema de vigilância epidemiológica.

10 Diretrizes para elaboração do PCIH
METAS: Exemplos: Manter incidência de ITU rel SVD < 7/1000 sonda vesical de demora dia na UTI adulto. Reduzir a incidência de infecção.em sítio de inserção de CVC em 50% em relação à taxa de 2005 Reduzir a mortalidade por sépsis neonatal precoce em 40% quando comparado ao ano anterior Reduzir a prevalência de infecção por rotavírus de origem hospitalar em até x%.

11 Diretrizes para elaboração do PCIH
Participação dos profissionais de cada setor envolvido, em busca da melhoria contínua de assistência. Divulgação e discussão periódica dos indicadores de maneira setorizada, observando a qualidade dos processos inerentes à prevenção e controle de IH.

12 Diretrizes para elaboração do PCIH
Ações Preventivas: tem por objetivo de minimizar o impacto ou mesmo reduzir a ocorrência de não conformidades, em um cenário onde não ultrapassamos a meta previamente estabelecida; Ações Corretivas: Idem ao anterior, porém foi observada ultrapassagem de meta previamente estabelecida.

13 Diretrizes para elaboração do PCIH
Avaliar o impacto das ações preventivas e corretivas: Metodologia de treinamentos. Possibilidades de melhoria para a adesão às rotinas de CIH. Construir indicadores de processos e de resultados específicos.

14

15 Análise Crítica para elaboração do novo PCIH
Diretrizes para elaboração do PCIH Análise Crítica para elaboração do novo PCIH Avaliar a presença de fatores de dificuldade para atingir a meta estabelecida ou mesmo para reduzir a meta; Possibilidades de resolução dos fatores de dificuldade: Melhoria do clima organizacional. Auditorias internas para a pesquisa de não conformidades. Interface do SCIH com: Comissão para análise de óbitos, Comissão para análise da qualidade de prontuários, Comissões de Ética, CIPA.

16 Diretrizes para elaboração do PCIH
Evidências de atuação do SCIH com os demais serviços do hospital. Eficácia das ações do SCIH: Treinamentos Campanhas de prevenção Uso racional de antimicrobianos Melhoria das práticas assistenciais

17 Melhoria do Clima Organizacional e o PCIH
Atitude pró-ativa dos profissionais do hospital no CIH. Melhoria do fluxo de informações entre os vários setores e o SCIH. Envolvimento da administração: o SCIH como parceiro do gestor do hospital. Busca de soluções em conjunto com os profissionais de cada setor para melhoria das práticas de prevenção e controle de IH.

18 Auditorias Internas e o PCIH
Identificar situações não-conforme com a legislação sanitária atualizada. Avaliar a prática do que é recomendado pelo SCIH no processo de atendimento (análise da adesão aos protocolos e rotinas do SCIH). Avaliar a prática do que é recomendado pelo SCIH e a adesão pelo próprio SCIH (auto-avaliação).

19 Interface do SCIH com: Comissão para análise de óbitos, Comissão para análise da qualidade de prontuários, Comissões de Ética, CIPA. Avaliar impacto da IH com óbito, registros de pistas de IH em prontuário, infrações ao código de ética e biossegurança. Óbito por IH: Diagnóstico e terapia apropriada. Condição de base dos pacientes.

20 Diretrizes para elaboração do PCIH
RELATÓRIO PERIÓDICO A SER ENVIADO AO NMCIH: RELATÓRIO PARCIAL RELATÓRIO FINAL METAS ATINGIDAS E NÃO ATINGIDAS. MOTIVOS/JUSTIFICATIVAS QUE LEVARAM A NÃO ATINGIR AS METAS. AÇÕES TOMADAS PARA ATINGIR AS METAS PRÉ-ESTABELECIDAS.

21 Diretrizes para elaboração do PCIH
APROVAÇÃO DO PROGRAMA ANUAL PELA CCIH: ATA DE REUNIÃO. APROVAÇÃO DA DIRETORIA.


Carregar ppt "Equipe Técnica: Gladys I. Gonsales Maria G. Valente Milton S. Lapchik"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google