A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSANGÜINIDADE É um tipo de acasalamento preferencial onde os indivíduos que se casam possuem algum grau de parentesco genético. O efeito da consangüinidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSANGÜINIDADE É um tipo de acasalamento preferencial onde os indivíduos que se casam possuem algum grau de parentesco genético. O efeito da consangüinidade."— Transcrição da apresentação:

1 CONSANGÜINIDADE É um tipo de acasalamento preferencial onde os indivíduos que se casam possuem algum grau de parentesco genético. O efeito da consangüinidade é alterar as freqüências genotipicas da população sem modificar as freqüências gênicas.

2 CONSANGÜINIDADE A consangüinidade é importante, pois aumenta a probabilidade de homozigose, elevando o risco de anomalias devidas a genes recessivos.

3 A endogamia: Aumenta as chances de expressão de genes recessivos deletérios;

4

5 CONSEQÜÊNCIAS

6 Alteração da Freqüência Genotipica
loco autossômico com dois alelos, A e a; freqüências alélicas p e q população em equilíbrio de Hardy- Weinberg. Genótipos AA p2 Aa 2pq aa q2 Freqüências Genotipicas

7 Coeficiente de Endogamia de uma População
Fração de decréscimo na freqüência de heterozigotos que resulta em um aumento das freqüências dos homozigotos. Genótipos AA Aa 2pq aa + pqF - 2pqF Freq. Genotípicas (F  0) p2 q2

8 Em resumo Freqüência com Freqüência F  0 Inicial, F=0 Genótipo
2pq q2 Freqüência com F  0 p2 + pqF = p2(1-F) + pF 2pq - 2pqF = 2pq(1-F) q2 + pqF = q2(1-F) + qF Genótipo AA Aa aa f(a) = p2 + pqF + 1/2(2pq - 2pqF) = p

9 Depressão pela Endogamia
Redução no valor fenotípico médio Capacidade reprodutiva Eficiência fisiológica Reduz o valor adaptativo dos animais.

10 COEFICIENTE DE PARENTESCO
O coeficiente de parentesco genético entre dois indivíduos é uma medida da correlação genética entre eles, sendo simbolizado pela letra r. Na realidade expressa a probabilidade de dois indivíduos terem genes idênticos, herdados de ancestrais comuns.

11 EXEMPLO 1 2 4 6 5 3 Calcular o coeficiente de parentesco (r) entre os primos 5 e 6

12 RESOLUÇÃO Probabilidade do alelo a ser transmitido pelo ancestral 1 para os primos 5 e 6: 1 3  5 e 1 4  6 Probabilidade do alelo a ser transmitido pelo ancestral 2 para os primos 5 e 6: 2 3  5 e 2 4  6 x x

13 RESOLUÇÃO Probabilidade do alelo a ter sido transmitido por um ou outro ancestral comum aos dois primos (5 e 6): ø è 8 1 16 2 r 4 = + ÷ ö ç æ

14 CONCLUSÃO Visto que o valor 12,5% é a probabilidade de dois primos em primeiro grau herdarem o mesmo alelo de ancestrais comuns, pode-se dizer que o coeficiente de parentesco de primos em primeiro grau é 12,50% ou r =12,50%

15 EXEMPLO 1 2 4 6 5 3 Calcular o coeficiente de parentesco (r) entre os primos 5 e 6

16 OBSERVAÇÃO Se existirem mais de dois ancestrais em comum, todos eles devem ser levados em conta no cálculo do coeficiente de parentesco.

17 FÓRMULA DE CÁLCULO A indicação do cálculo do coeficiente de parentesco pode ser resumida pela fórmula , onde N é o número de gerações (passos genéticos) que unem dois parentes genéticos a um ancestral comum.

18 COEFICIENTE DE ENDOGAMIA
É a probabilidade de um indivíduo ser autozigoto de um gene qualquer presente em seus ancestrais comuns. É simbolizado por F.

19 Cálculo do coeficiente de endogamia
Onde: AC=ancestral comum dos pais de X; k= número de ancestrais comuns no pedigree de X; n1 = número de gerações separando o ancestral comum do pai de X; n2= número de gerações separando o ancestral comum da mãe de X; FAC = coeficiente de endogamia do ancestral comum.

20 EXEMPLO 1 2 3 4 5 6 7 Calcular o coeficiente de endogamia (F) do indivíduo 7

21 EXERCÍCIO 2 Calcular os coeficientes r e F e interpretá-los

22 EXERCÍCIO 4 Calcular os coeficientes r e F e interpretá-los

23 EXERCÍCIO 6 Calcular os coeficientes r e F e interpretá-los

24 GRATO PELA PACIÊNCIA


Carregar ppt "CONSANGÜINIDADE É um tipo de acasalamento preferencial onde os indivíduos que se casam possuem algum grau de parentesco genético. O efeito da consangüinidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google