A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Departamento de Métodos e Técnicas Projeto Extensão: Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital Equipe: Coordenação do CEFORT: Luiz Carlos Cerquinho de Brito Coordenação Geral: Zeina Rebouças Corrêa Thomé Coordenação Pedagógica: Maria de Jesus Belém Apóio administrativo e tecnológico: Rosangela Castilho, Fernanda Gurgel e Ionei Carvalho

2 Inclusão social para nós?
Incluir é dar condições, pensar estas condições, planejá-las e replanejá-las. Incluir alunos na escola e a escola no bairro, na cidade, no estado e no país é excluir o tempo de espera no qual muitos de nós estamos. De que precisam esses jovens para aprender? Como aprenderão melhor? Quem são seus pais? O que pensam? O que sabem? O que desejam? O que podemos criar na comunidade, para que alguns jovens possam beneficiar-se do processo de ensino?

3 Compromisso social e político da universidade pública
Criar e manter estruturas de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e temático que se volte para investigar os processos socioculturais, de relacionamentos familiares, ambientais e comunitários de formação e inserção no mundo do trabalho, desenvolvendo projetos e estabelecendo parcerias com programas que contribuam com a ampliação do universo de oportunidades de pessoas, hoje marginalizadas.

4 Inclusão Social e Digital
Comunidades Atendidas Grande Vitória – 4º Distrito Policial Jorge Teixeira – Paróquia Sta. Maria Goretti

5 Curso oferecido: Introdução ao trabalho e inclusão digital
Composição de turmas: através de processo seletivo; Grande Vitória: 1 turma matutino e 1 turma vespertino; Jorge Teixeira: 1 turma matutino e 1 turma vespertino; Total de atendidos em cada semestre: 60 adolescentes; Metodologia Utilizada: Cadernos / Planos de Aula / Diários de acompanhamento de freqüência.

6 Oficinas dos Módulos Fundamentos básicos de Informática;
Editor de texto; Produção de texto. Relações Interpessoais; Editor de Apresentação; Cidadania e diversidade cultural; Esporte e Saúde; Planilha eletrônica; Fundamentos básicos de Internet; Navegando na Internet.

7 Objetivo e linhas de atuação do Projeto
Contribuir com a formação para o trabalho de jovens/ adolescentes, disponibilizando os conteúdos à comunidade através de serviços e tecnologia de informação e comunicação virtual. 1ª - Concepção de um modelo tecnológico – infra-estrutura e organização interna e externa dos infocentros (laboratório associado à FACED); 2ª - Reengenharia da plataforma de aprendizagem Moodle (ações auto-organizadas geradas nos 2 infocentros; 3ª - Desenvolvimento da pesquisa relacionada aos programas sócio-educacionais, curriculares e de formação para o trabalho; 4ª - Investigação das condições contextuais, sócio-econômicas e ambientais e do desenvolvimento e implantação de programas comunitários, presenciais e à distância.

8 Infocentro Finalidade
Infra-estrutura pedagógica e tecnológica, de produção e socialização do conhecimento, de fácil acesso aos sujeitos, constituindo-se em campo de pesquisa e desenvolvimento de projetos sociais, econômicos, educacionais e tecnológicos. Finalidade Favorecer a formação e o exercício da cidadania, através de ações de desenvolvimento curricular (escolar), comunitário e de formação para o trabalho, orientados pelos princípios da auto-organização e da sustentabilidade.

9 Comunidade de aprendizagem
É uma comunidade humana organizada que constrói um projeto educativo e cultural próprio, para educar a si própria, suas crianças, jovens e adultos, graças a um esforço endógeno, cooperativo e solidário, baseado em um diagnóstico, não apenas de suas carências, mas, sobretudo de suas forças para superar essas carências.

10 Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital
Ambiente virtual de ensino e aprendizagem – AVEA


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google