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1º SEMINÁRIO DE CULTURA DA MODA

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Apresentação em tema: "1º SEMINÁRIO DE CULTURA DA MODA"— Transcrição da apresentação:

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2 1º SEMINÁRIO DE CULTURA DA MODA
MODA, CULTURA E ECONOMIA GLOBAL Salvador / Bahia 27/09/2010

3 Uma Visão das Oportunidades No Mercado Têxtil Brasileiro
Setembro 2010

4 Cadeia Produtiva Têxtil
Ambiente Econômico Ambiente Econômico Cadeia Produtiva Têxtil Oportunidades de Mercado

5 Ambiente Econômico O Brasil de hoje:
As mudanças impostas em 1994 transformaram o Brasil e devolveram todo seu potencial de desenvolvimento: 2010 ¹ 2009 Brasil US$ 30 bilhões US$ 290 bilhões US$ 240 bilhões US$ 178 bilhões US$ 190 bilhões 5% ao ano US$ 9,8 mil ano US$ bilhões 193,3 milhões + 20% US$ 25 bilhões Inv. Estrangeiro + 21% US$ 239 bilhões Reservas Intl. + 19% US$ 202 bilhões Dívida Externa + 39% US$ 128 bilhões Importações + 24% US$ 153 bilhões Exportações + 16% 4,3% ao ano Inflação US$ 8,2 mil ano PIB Per capta US$ bilhões PIB + 1% 191,5 milhões População US$ 285 mês + 22% US$ 233 mês Salário Mínimo Fonte: Banco Central do Brasil & IBGE – elaboração IEMI; Nota: (1) Estimativas

6 Cadeia Produtiva Têxtil
Ambiente Econômico Cadeia Produtiva Têxtil Cadeia Produtiva Têxtil Oportunidades de Mercado

7 Cadeia Produtiva Têxtil
Posicionamento Global (2008): Em milhões de toneladas . China e Hong Kong convertem 48% das fibras e filamentos consumidos no mundo . USA é o 2º. maior convertedor com 7% . Brasil é o 5º. convertendo 2,7% do total Total convertido no Mundo: 71,6 milhões de toneladas Fonte: Fiber Organon & IEMI

8 Cadeia Produtiva Têxtil
Cadeia Têxtil Segmento Vestuário IEMI 2009 30 mil indústrias 23 mil indústrias 1,6 milhões de empregos 1,1 milhões de empregos 1,8 milhões tons / ano1 1,2 milhões tons / ano1 US$ 47 bilhões em vendas US$ 36 bilhões em vendas US$ 1,9 bilhões exportados US$ 162 milhões exportados US$ 811 milhões investidos2 US$ 181 milhões investidos2 (1) – volume de produção (2) – em equipamentos

9 Cadeia Produtiva Têxtil
Fibras e Filamentos (22 fábricas1) Naturais Químicas 1.250 mil tons 633 mil tons1 Manufaturas Têxteis (4,7 mil fábricas) Fios 1.409 mil tons2 426 fábricas Tecidos Malhas 1.376 mil tons 583 fábricas 672 mil tons 2,5 mil fábricas Beneficiamento 1.713 mil tons 1.133 fábricas Confeccionados (25,7 mil fábricas) Vestuário Outros 1.169 mil tons 23,3 mil fábricas 681 mil tons3 2,4 mil fábricas (1) – de fibras e filamentos químicos de uso têxtil; (2) – não inclui fios de filamentos contínuos; (3) – inclui Cameba e artigos técnicos e industriais. Fonte: IEMI

10 Cadeia Produtiva Têxtil
Concentração Regional: . Sul e Sudeste somam 76% da produção têxtil nacional . O Nordeste soma 21% 28% Até 15% Até 10% Até 5% Até 1% Até 0,1% Fonte: IEMI

11 Cadeia Produtiva Têxtil
Composição: Naturais versus Químicas . Fibras químicas respondem por fatias relevantes da produção de artigos técnicos . Nos outros, há predomínio das fibras naturais Em mil toneladas Fonte: IEMI

12 Cadeia Produtiva Têxtil
Produção Têxtil no Brasil1: . No período cresceu 25% em volume . Em dólares cresceu 118% (1) – inclui fios, tecidos e confeccionados (2) – estimativas Fonte: IEMI

13 Cadeia Produtiva Têxtil
Produção de Vestuário no Brasil1: . No período, a produção cresceu 26% (peças) . Em US$ cresceu 171% devido ao câmbio . Em R$, descontada a inflação, houve aumento de 30,2% . Em 2010, estima-se crescimento de 9,8% (em peças) (1) – inclui vestuário, meias e acessórios (2) – estimativas Fonte: IEMI

14 Cadeia Produtiva Têxtil
Destino das Exportações1: . Argentina é o principal destino das exportações . Estados Unidos aparece em segundo com 22% . 10 maiores destinos somam 79% do total % / valor em US$ (1) – não inclui fibras naturais e sintéticas Fonte: SECEX

15 Cadeia Produtiva Têxtil
Origem das Importações1: . China supre 40% das importações brasileiras . Índia aparece em 2º. com 9% . As 10 maiores origens somam 81% % / valor em US$ (1) – não inclui fibras naturais e sintéticas Fonte: SECEX

16 Oportunidades do Mercado
Ambiente Econômico Cadeia Produtiva Têxtil Oportunidades do Mercado

17 Oportunidades do Mercado
Perfil Demográfico: 191 milhões de habitantes IBGE 2009 1,0% aa. taxa demográfica 83% residem nas cidades 51% são mulheres 53% abaixo de 30 anos R$ 16,4 mil aa. renda/hab. 80% Alfabetizada Fonte: IBGE

18 Demanda Interna de Vestuário
57% é consumido pelas classes B2/C (66% da população) 36% é consumido pela classe A/B1 (14% da população) A1 responde por 2,6% da demanda e 0,6% da população O mercado de vestuário A/B1 no Brasil é de R$ 41(1) bilhões (varejo) O mercado de vestuário A1 no Brasil é de R$ 3(1) bilhões (varejo) 59% do consumo ocorre nas 150 maiores cidades do país Em 10 anos, 22 milhões a mais de consumidores no mercado Em 10 anos, a renda per capta aumentou 22% (em termos reais) (Resultado) Mais consumidores, com maior poder de compra – valores a preços de varejo incluindo meias e acessórios 18

19 População e Renda no Brasil
. Em 10 anos, 223milhões a mais de brasileiros . Com uma renda per capita 22% superior . Resultado: mais consumidores com maior renda Fonte: IEMI / IBGE Nota: (1) Estimativas

20 População e Consumo de Vestuário
. A maior parcela da população é da classe C . O maior consumo é o da classe B (43,5%) . A representa apenas 5% da população, mas responde por 16,5% do consumo. Poder de compra – Critério Brasil* * A1 acima de 45 sal. mínimos | A2 de 26 a 45 sal. mínimos | B1 de 16 a 25 sal. mínimos | B2 de 11 a 15 sal. mínimos | C de 5 a 10 sal. mínimos | D de 3 a 4 sal. mínimos | E até 2 salários mínimos 20

21 De olho em 2015 Puxado pela demanda interna, o consumo de têxteis no Brasil deverá chegar a 3,6 milhões de ton. por ano em 2015 (47% acima do volume registrado em 2009) Isto significaria um consumo de 18 kg por habitante ano, para uma população de 201 milhões de pessoas (estimativas IBGE) A produção nacional, mantido o ritmo atual de crescimento, chegará a 2,5 milhões de toneladas neste mesmo ano, pelo critério da soma da produção de manufaturas (um crescimento de 21% sobre o volume registrado em 2009) Este volume resultaria em uma produção per capita de 12,6 kg por ano Dentro deste cenário, nada menos que 30% do consumo interno será suprido por manufaturas e bens confeccionados importados A produtividade por funcionário na indústria têxtil brasileira quadruplicou (4x maior) entre 1990 e 2009 Mudanças estruturais, econômicas e nas relações do país com seus parceiros comerciais, serão fundamentais para reduzir a participação dos importados no suprimento do mercado brasileiro

22 Oportunidades do Mercado
Canais de Distribuição: . Redes especializadas distribuem 41% da produção . Lojas independentes de vestuário somam 35% . Redes não especializadas respondem por 13% 120 mil Pontos de Venda de Vestuário no Brasil % / volume em peças Fonte: IEMI 22

23 Oportunidades do Mercado
Segmentação por Público Alvo: . O segmento feminino representa 52% da produção . O segmento infantil (incluindo bebê), 24% % / volume em peças Fonte: IEMI 23

24 Oportunidades do Mercado
Demanda Regional: 49% NORTE 8% C. OESTE 7% 16% 6% SUDESTE 42% 21% 28% NORDESTE 14% SUL Consumo Vestuário Habitantes . 65% do consumo no S/SE . 2o. maior mercado é o NE Fonte: IEMI & IBGE

25 Oportunidades do Mercado IPC Residente de Vestuário
Concentração do Consumo de Vestuário: . 60% do consumo de confeccionados se concentra nas 150 maiores cidades IPC Residente de Vestuário Fonte: IEMI & IBGE 25

26 Oportunidades do Mercado Cobertura Brasil – PDVs de Vestuário
Estratificação do Consumo Interno: . Cidades Cobertura Brasil – PDVs de Vestuário Cidades População IPC1 PDVs2 PDVs/Cid Acima de 1 milhão 14 39.427 28% 28.908 2.065 500 mil a 1 milhão 26 17.900 12% 10.289 396 250 mil a 500 mil 60 20.552 13% 16.470 275 150 mil a 250 mil 74 14.515 8% 10.164 137 100 mil a 150 mil 100 11.917 6% 8.484 85 50 mil a 100 mil 316 22.139 11% 15.387 49 . Subtotal 590 78% 89.702 152 Até 50 mil 4.975 65.030 22% 30.033 6 . Total (e médias) 5.565 100,0% 22 (1) – IPC:Índice de Potencial de Consumo (2) – PDVs: Pontos de Venda (Lojas) Fonte: IEMI / IBGE / MTE 26

27 Obrigado!


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