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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
3o. Seminário Nacional HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Gestão de competências com base na estratégia do negócio “Case Ericsson” Apresentação: Juliano Benatti – consultor e diretor executivo da All Shift Local: Hotel Blue Tree Morumbi – São Paulo -SP Data: 28 de novembro de 2002
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Como tudo começou ...
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Nova forma de fazer negócios Capacitar os colaboradores
Cenário em 1999 Nova Tecnologia Nova forma de fazer negócios Recomendação Capacitar os colaboradores
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Programa de Capacitação dos Colaboradores
Desafio Competência certa, no tempo certo e a baixo custo! Como ? Gerenciando o programa como um projeto!
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Estratégia utilizada ...
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Formação de um grupo de especialistas;
Criação de um programa com identificação própria; Forte processo de endomarketing; Desenvolvimento de metodologias, processos e ferramentas; Estabelecimento de metas de aquisição de competências; Comprometimento da alta direção.
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Como funcionou na prática ...
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Diagnóstico do mercado brasileiro em 2000 e 2001
Convergência tecnológica: Voz, dados e imagem em uma única rede; Redes multimídia. Introdução de novas tecnologias: Datacom, GSM e CDMA; Novas tecnologias para suportar a migração dos sistemas móveis existentes (2G) para a geração 2,5 (2,5G) e 3a. geração (3G); Novo lógica dos negócios: Privatização; Novas operadoras. Onde estávamos
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Identificação das competências necessárias para a empresa se reposicionar e crescer em 2000 e 2001
O que precisávamos Competências: Tecnológicas; De negócio; Comportamentais. Reposicionamento: A empresa deveria estar preparada para prover soluções completas tanto para as operadoras já estabelecidas quanto p/ as entrantes que desejassem utilizar as tecnologias GSM e CDMA e sua evolução para as redes 2,5G e 3G.
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Definição da missão e identificação do público alvo
Contribuir para o sucesso dos negócios da empresa, através do desenvolvimento de seus empregados nas competências críticas e estratégicas alinhadas às tendências do mercado e estratégias corporativas. Público alvo Foco nos colaboradores das áreas de Vendas & Marketing, Técnica e de Serviços. Primeiras ações
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Metodologia e Processo
Facilitadores Metodologia e Processo Áreas de Vendas & Marketing Pessoal Técnico Área de Serviços Público alvo Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento Desenvolvimento do conteúdo Entrega dos Produtos Educacionais Necessidades Tecnologia Comunicação Controles & Qualidade Programa “Competence Shift” Universidades Centro de Educação Tecnológico Recursos Internos Parceiros
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Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento ...
Exemplo de um plano de desenvolvimento de competência
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Plano de Desenvolvimento de Competência:
Visão estratégica: Identificar as oportunidades de negócio com as áreas de Vendas & Marketing, com base nos seus Planos de Negócio. Foco: Serviços; Produtos para redes multi-serviço; Migração das tecnologias. Desenvolvimento das competências: Identificar as competências críticas e estratégicas (Plano de Metas de Competência): Plano de competência para serviços; Plano de competência para produtos e tecnologia; Plano de competência para vendas e negócios.
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Competências críticas e estratégicas para 2000-2001
Vice-presidência RMS Competências críticas e estratégicas para
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Competências de Negócio
Currículo para a Vice-presidência RMS para 2001 Competências Profissionais Competências de Negócio Competências Humanas
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Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento ...
Práticas de compartilhamento do conhecimento
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Compartilhando o conhecimento através de:
Melhores práticas; Chats; Grupos de aprendizado: Disseminação de conhecimento especializado; Certificações com reconhecimento internacional. Seminários para “Facilitadores”: Troca das experiências acumuladas em cada área; Iniciativas para aquisição de competências de negócio: Seminários de negócio; Insights de negócio; Painéis de negócio.
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Desenvolvimento de conteúdo ... programa de capacitação no negócio
Exemplo de um programa de capacitação no negócio
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Programa de Capacitação no Negócio:
É um programa com foco no negócio do cliente. Especificamente desenhado para as áreas que geram negócios para a empresa, é ágil e flexível, permitindo a troca constante de conhecimento dos empregados envolvidos no dia a dia dos negócios da empresa. Sua principal vantagem é permitir a discussão e a disseminação das estratégias de negócio e permitir a elaboração de planos de ação objetivos. O programa é suportado por três diferentes tipos de eventos: Seminário de negócio (aplicação horizontal - pares); Insight de negócio (aplicação vertical – hierarquia); Painel de negócio (aplicação mista – pares subordinados e palestrantes externos).
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Exemplo de um painel de negócios
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Programa de “Facilitadores” …
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Objetivo do programa de “Facilitadores”
Formação de um grupo de colaboradores, onde seus membros conhecem o negócio da empresa e possuem visão estratégica das áreas onde atuam e representam; Cada “facilitador” age com um braço avançado da área gestora da competência, aumentando sua capilaridade e contribuindo para melhorar sua performance.
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Formação do grupo de “Facilitadores”
Definição das habilidades e características pessoais requeridas; Definição de papéis e responsabilidades; Processo de seleção e treinamento; Processo de reciclagem e reconhecimento.
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Tecnologia Exemplo: “CSS-Competence Shift System” - ferramentas para suporte administrativo e de aprendizado
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Gestão de Competências
Ferramentas para suporte administrativo Gestão de Metas Gestão de Competências Gestão de Facilitadores Gestão de Treinamento Gestão de Eventos de Negócios Gestão de Experts Gestão do Conhecimento
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Ferramentas para aprendizado
Web courses Quiz games Ambiente Virtual Gestão do Aprendizado Simuladores em 3G Laboratório Virtual Tutor Virtual
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Exemplo de produtos de Endomarketing
Comunicação ... Exemplo de produtos de Endomarketing
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Logotipo do programa
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Produtos de comunicação
Campanha de incentivo
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Produtos de comunicação (cont.)
Web Site
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Exemplos de parcerias estabelecidas
Parceiros ... Exemplos de parcerias estabelecidas
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Parcerias internas e externas com:
Recursos internos especialistas em sua áreas de competência - técnica ou de negócio; Centro de Educação Tecnológico da Ericsson; Universidades locais: USP – Universidade de São Paulo; UNICAMP – Universidade de Campinas; INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações; UFC – Universidade Federal do Ceará.
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Metas ...
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Metas Definição de metas de aquisição de competência em conjunto com a alta direção da empresa; Monitoramento permanente com reporte mensal dos resultados alcançados; Preocupação com a qualidade dos eventos (conteúdo, instrutor, instalações, recursos educacionais, participação do aluno, retenção do conhecimento); Realinhamento permanente com a realidade do mercado.
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Custos ...
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Custos Definição de orçamento anual;
Monitoramento permanente com reporte mensal das despesas e investimentos; Realinhamento permanente com a realidade da empresa.
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Resultados ...
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Alunos hora Mais de 3 mil presenças em 2000, significando que cada colaborador, em média, participou de pelo menos 1 evento no ano; Mesmo nível de participação em 2001.
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Eventos realizados Quase 500 eventos presenciais realizados em 2000, e mais de 650 em 2001; Estes eventos se classificaram entre palestras (de 1 a 2 horas), seminários (meio dia até uma semana), workshops (1 a 2 dias), eventos de negócio, e cursos técnicos (de 1 dia a 4 semanas).
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Custos incorridos Despesas entre R$ 2 e 3 milhões para 2000 e 2001, de acordo com os orçamentos aprovados, significando um investimento médio mensal por empregado de R$ 50,00; Este valor incluiu a melhoria das ferramentas, a administração geral do sistema e a logística dos eventos; Não incluía o desenvolvimento de conteúdo para eventos específicos.
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Dez fatores que realmente contribuíram para o sucesso do programa
Resumo: Dez fatores que realmente contribuíram para o sucesso do programa
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Equipe multidisciplinar e de alta performance;
Equipe orientada para resultado; Foco no negócio e nas áreas “Core” da empresa; Qualidade dos eventos educacionais; Forte processo de endomarketing; Programa de Facilitadores; Ferramentas amigáveis; Permanente monitoramento (follow up) e atualização dos eventos educacionais; Inovação permanente; Comprometimento da alta direção da empresa.
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Maiores informações através do IBAP
Obrigado a todos pela presença. Maiores informações através do IBAP 1: 2: fones: (11) ou
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