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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

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Apresentação em tema: "HABILIDADES E COMPETÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
3o. Seminário Nacional HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Gestão de competências com base na estratégia do negócio “Case Ericsson” Apresentação: Juliano Benatti – consultor e diretor executivo da All Shift Local: Hotel Blue Tree Morumbi – São Paulo -SP Data: 28 de novembro de 2002

2 Como tudo começou ...

3 Nova forma de fazer negócios Capacitar os colaboradores
Cenário em 1999 Nova Tecnologia Nova forma de fazer negócios Recomendação Capacitar os colaboradores

4 Programa de Capacitação dos Colaboradores
Desafio Competência certa, no tempo certo e a baixo custo! Como ? Gerenciando o programa como um projeto!

5 Estratégia utilizada ...

6 Formação de um grupo de especialistas;
Criação de um programa com identificação própria; Forte processo de endomarketing; Desenvolvimento de metodologias, processos e ferramentas; Estabelecimento de metas de aquisição de competências; Comprometimento da alta direção.

7 Como funcionou na prática ...

8 Diagnóstico do mercado brasileiro em 2000 e 2001
Convergência tecnológica: Voz, dados e imagem em uma única rede; Redes multimídia. Introdução de novas tecnologias: Datacom, GSM e CDMA; Novas tecnologias para suportar a migração dos sistemas móveis existentes (2G) para a geração 2,5 (2,5G) e 3a. geração (3G); Novo lógica dos negócios: Privatização; Novas operadoras. Onde estávamos

9 Identificação das competências necessárias para a empresa se reposicionar e crescer em 2000 e 2001
O que precisávamos Competências: Tecnológicas; De negócio; Comportamentais. Reposicionamento: A empresa deveria estar preparada para prover soluções completas tanto para as operadoras já estabelecidas quanto p/ as entrantes que desejassem utilizar as tecnologias GSM e CDMA e sua evolução para as redes 2,5G e 3G.

10 Definição da missão e identificação do público alvo
Contribuir para o sucesso dos negócios da empresa, através do desenvolvimento de seus empregados nas competências críticas e estratégicas alinhadas às tendências do mercado e estratégias corporativas. Público alvo Foco nos colaboradores das áreas de Vendas & Marketing, Técnica e de Serviços. Primeiras ações

11 Metodologia e Processo
Facilitadores Metodologia e Processo Áreas de Vendas & Marketing Pessoal Técnico Área de Serviços Público alvo Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento Desenvolvimento do conteúdo Entrega dos Produtos Educacionais Necessidades Tecnologia Comunicação Controles & Qualidade Programa “Competence Shift” Universidades Centro de Educação Tecnológico Recursos Internos Parceiros

12 Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento ...
Exemplo de um plano de desenvolvimento de competência

13 Plano de Desenvolvimento de Competência:
Visão estratégica: Identificar as oportunidades de negócio com as áreas de Vendas & Marketing, com base nos seus Planos de Negócio. Foco: Serviços; Produtos para redes multi-serviço; Migração das tecnologias. Desenvolvimento das competências: Identificar as competências críticas e estratégicas (Plano de Metas de Competência): Plano de competência para serviços; Plano de competência para produtos e tecnologia; Plano de competência para vendas e negócios.

14 Competências críticas e estratégicas para 2000-2001
Vice-presidência RMS Competências críticas e estratégicas para

15 Competências de Negócio
Currículo para a Vice-presidência RMS para 2001 Competências Profissionais Competências de Negócio Competências Humanas

16 Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento ...
Práticas de compartilhamento do conhecimento

17 Compartilhando o conhecimento através de:
Melhores práticas; Chats; Grupos de aprendizado: Disseminação de conhecimento especializado; Certificações com reconhecimento internacional. Seminários para “Facilitadores”: Troca das experiências acumuladas em cada área; Iniciativas para aquisição de competências de negócio: Seminários de negócio; Insights de negócio; Painéis de negócio.

18 Desenvolvimento de conteúdo ... programa de capacitação no negócio
Exemplo de um programa de capacitação no negócio

19 Programa de Capacitação no Negócio:
É um programa com foco no negócio do cliente. Especificamente desenhado para as áreas que geram negócios para a empresa, é ágil e flexível, permitindo a troca constante de conhecimento dos empregados envolvidos no dia a dia dos negócios da empresa. Sua principal vantagem é permitir a discussão e a disseminação das estratégias de negócio e permitir a elaboração de planos de ação objetivos. O programa é suportado por três diferentes tipos de eventos: Seminário de negócio (aplicação horizontal - pares); Insight de negócio (aplicação vertical – hierarquia); Painel de negócio (aplicação mista – pares subordinados e palestrantes externos).

20 Exemplo de um painel de negócios

21 Programa de “Facilitadores” …

22 Objetivo do programa de “Facilitadores”
Formação de um grupo de colaboradores, onde seus membros conhecem o negócio da empresa e possuem visão estratégica das áreas onde atuam e representam; Cada “facilitador” age com um braço avançado da área gestora da competência, aumentando sua capilaridade e contribuindo para melhorar sua performance.

23 Formação do grupo de “Facilitadores”
Definição das habilidades e características pessoais requeridas; Definição de papéis e responsabilidades; Processo de seleção e treinamento; Processo de reciclagem e reconhecimento.

24 Tecnologia Exemplo: “CSS-Competence Shift System” - ferramentas para suporte administrativo e de aprendizado

25 Gestão de Competências
Ferramentas para suporte administrativo Gestão de Metas Gestão de Competências Gestão de Facilitadores Gestão de Treinamento Gestão de Eventos de Negócios Gestão de Experts Gestão do Conhecimento

26 Ferramentas para aprendizado
Web courses Quiz games Ambiente Virtual Gestão do Aprendizado Simuladores em 3G Laboratório Virtual Tutor Virtual

27 Exemplo de produtos de Endomarketing
Comunicação ... Exemplo de produtos de Endomarketing

28 Logotipo do programa

29 Produtos de comunicação
Campanha de incentivo

30 Produtos de comunicação (cont.)
Web Site

31 Exemplos de parcerias estabelecidas
Parceiros ... Exemplos de parcerias estabelecidas

32 Parcerias internas e externas com:
Recursos internos especialistas em sua áreas de competência - técnica ou de negócio; Centro de Educação Tecnológico da Ericsson; Universidades locais: USP – Universidade de São Paulo; UNICAMP – Universidade de Campinas; INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações; UFC – Universidade Federal do Ceará.

33 Metas ...

34 Metas Definição de metas de aquisição de competência em conjunto com a alta direção da empresa; Monitoramento permanente com reporte mensal dos resultados alcançados; Preocupação com a qualidade dos eventos (conteúdo, instrutor, instalações, recursos educacionais, participação do aluno, retenção do conhecimento); Realinhamento permanente com a realidade do mercado.

35 Custos ...

36 Custos Definição de orçamento anual;
Monitoramento permanente com reporte mensal das despesas e investimentos; Realinhamento permanente com a realidade da empresa.

37 Resultados ...

38 Alunos hora Mais de 3 mil presenças em 2000, significando que cada colaborador, em média, participou de pelo menos 1 evento no ano; Mesmo nível de participação em 2001.

39 Eventos realizados Quase 500 eventos presenciais realizados em 2000, e mais de 650 em 2001; Estes eventos se classificaram entre palestras (de 1 a 2 horas), seminários (meio dia até uma semana), workshops (1 a 2 dias), eventos de negócio, e cursos técnicos (de 1 dia a 4 semanas).

40 Custos incorridos Despesas entre R$ 2 e 3 milhões para 2000 e 2001, de acordo com os orçamentos aprovados, significando um investimento médio mensal por empregado de R$ 50,00; Este valor incluiu a melhoria das ferramentas, a administração geral do sistema e a logística dos eventos; Não incluía o desenvolvimento de conteúdo para eventos específicos.

41 Dez fatores que realmente contribuíram para o sucesso do programa
Resumo: Dez fatores que realmente contribuíram para o sucesso do programa

42 Equipe multidisciplinar e de alta performance;
Equipe orientada para resultado; Foco no negócio e nas áreas “Core” da empresa; Qualidade dos eventos educacionais; Forte processo de endomarketing; Programa de Facilitadores; Ferramentas amigáveis; Permanente monitoramento (follow up) e atualização dos eventos educacionais; Inovação permanente; Comprometimento da alta direção da empresa.

43 Maiores informações através do IBAP
Obrigado a todos pela presença. Maiores informações através do IBAP 1: 2: fones: (11) ou


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