A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes."— Transcrição da apresentação:

1 CONTROLE DO TABAGISMO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

2 O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes por câncer 90% das mortes por câncer de pulmão 25% das mortes por doença coronariana 85% das mortes por DPOC 25% das mortes por doença cerebrovascular

3 O Início do Programa Na SMS-Rio o Programa de
Controle do Tabagismo existe Desde 1994, inserido na Coordenação de Doenças Crônicas

4 Estratégias Sensibilização de profissionais divulgando informações sobre o impacto do fumo na saúde, as leis, o papel do profissional de saúde, ações no mundo, poder da mídia e da propaganda. Fornecimento de material e sugestão de atividades nas datas comemorativas: 31 de maio, 29 de agosto, 27 de novembro, ... Ações estruturadas: Ambiente Livre de Fumo, Abordagem Mínima e Grupo de Apoio para Deixar de Fumar.

5 Ambiente Livre de Fumo Processo educativo para estimular a mudança de comportamento de fumantes e não fumantes (técnicas de abordagem, levantamento do perfil do tabagismo, sinalização e outras ações educativas contínuas) Lei Federal nº 9.294/96: restringe o uso do tabaco em recintos fechados de uso coletivo, só em áreas ao ar livre ou destinadas unicamente para esse fim. Lei Municipal nº 3366/02: Proíbe o fumo em todos os imóveis do Município, determina a reserva de locais onde seja permitido fumar.

6 Ambiente Livre de Fumo Hoje temos: para usuários
22 Unidades Livres de Fumo e estamos implantando o Ambiente Livre de Fumo no nível central da SMS serve de exemplo para usuários PS Eitel Pinheiro – Bangu

7 Material de divulgação produzido pela SMS-Rio
CARTAZ ETIQUETAS

8 DIA MUNDIAL SEM TABACO NA PRAÇA SAENS PENA CMS HEITOR BELTRÃO – AP 2.2
DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER P.S. EITEL PINHEIRO – AP 5.1 CAMPANHA DE SÍFILIS NA UNIDADE EM QUE É ABORDADO O TEMA TABAGISMO P.S. EITEL PINHEIRO – AP 5.1

9 Mensagens nos meios de comunicação
o Diário Oficial, o contracheque e outras publicações internas, além da parceria com a Comunicação Social.

10 Abordagem Mínima – PAPA Pergunte, Aconselhe, Prepare, Acompanhe
Abordagem Máxima Apoio para deixar de fumar

11 Projeto Saber Saúde Na escola, propõe atividades didáticas, em todas as matérias, voltadas para os fatores de risco de câncer e outras doenças. Suas atividades estão de acordo com o projeto Escola Promotora de Saúde.

12 Cartaz e Colante

13 Colantes O local escolhido para o fumódromo deve ser arejado, não compartilhar da refrigeração central e ser o mais isolado possível do resto do ambiente

14 DIA 31 / 05 DIA MUNDIAL SEM TABACO 2002

15 Superintendência de Saúde Coletiva Coordenação de Doenças Crônicas
Gerência do Programa de Câncer Tels: /2218 fax:


Carregar ppt "O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google