A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil
Objetivo: coletar dados para verificar o choque cultural dos falantes nativos de espanhol ao chegarem no brasil.

2 Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil
Para a analise levamos em conta os seguintes fatores: Alimentação; Educação; Vestuário; Idioma; Clima; Relacionamento interpessoal; Violência; Infra-estrutura da cidade.

3 Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil
Para a analise destes fatores elaboramos um questionário que consistiu nos seguintes tópicos: Motivo da vinda para o Brasil e os dados pessoais de cada entrevistado; Idéia do Brasil antes de estar aqui; Dificuldades, as diferenças e as semelhanças com o país de origem; Sentimento atual que o estrangeiro sente no que converge ao Brasil (jogo de futebol, por exemplo).

4 Choque Cultural: “Hispano- Hablantes no Brasil”
Dados obtidos com o questionário: Entrevistados: 12 Faixa etária: de 20 à 47 anos, com a maioria entre 22 à 25 anos. Profissão: professores, estudantes e atendentes de telemarketing bilíngue. País de origem: Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru, sendo a maior parte chilenos e paraguaios.

5 Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil
5 .Tempo que estão no Brasil: 85% de 2 à 4 anos, o restante estão a mais tempo. 6 . Motivo da vinda: 65% imposição familiar, 20% estudar, 15% o marido é brasileiro. 7. Definição (idéia) de Brasil, antes de estar aqui: Carnaval, praia, mulher bonita, País lindo, com muitas árvores, Muito feriado, festa, Favela (somente 1 resposta negativa).

6 Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil
8.     Maiores dificuldades em aprender o português: 45% pronúncia, 25% nasalização, 10% sotaque, 10% gírias, 10% não teve dificuldades.

7 Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil
Diferenças que sentiu em relação a: 9 . Clima: mais frio, mais úmido, falta de calefação, quatro estações em um dia 10 . Relações interpessoais: pessoas frias, pouco carinhosas, difícil fazer amizade, as pessoas “enrolam” nas respostas, não são diretas, sem nenhuma educação, são mais hospitaleiras, se visitam mais (uma resposta)

8 Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil
11 . Violência: 50% aqui é bem maior, 25% aqui é menor, 25% é a mesma coisa. 12 . Educação: Chile e Uruguai- são mais rígidos, Colômbia - é bem melhor, mais qualificada, Paraguai – a pública é igual, Argentina- tem mais qualidade, Brasil- fraca, fraquíssima (duas respostas).

9 Choque cultural: “Hispano- Hablantes”no Brasil
13. Infra-estrutura: aqui as cidades são mais avançadas, aqui é tudo super organizado, não há comparação, aqui é tudo péssimo ( uma resposta). 14 . Vestuário: no Chile é parecido, mas é um pouco mais formal, no Uruguai não é tão alegre, na Argentina é igual, o Brasil é mais colorido.

10 Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil
15. Em relação ao Brasil hoje, como você se sente? Mais estrangeiro ou mais brasileiro? 50% estrangeiro, 15% mais brasileiro, Não me sinto brasileiro, mas quando vou para Argentina, me sinto estranho. Não sou de lá (Argentina), nem de cá. 16. Por que optou por ser ou não naturalizado? 30% naturalizados brasileiros, para não ter problemas no trabalho ou com a Polícia Federal. O restante não se naturalizou, por opção de não abandonar sua nacionalidade.

11 Choque cultural: “Hispano- Hablantes"
17. Para quem você torce na copa? Brasil ou seu país? 70% para seu país, 30% para o Brasil.

12 Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil
Conclusão: Nossa primeira idéia de que, apesar da proximidade entre os países a diferença cultural existe e se apresenta de maneira forte, confirma-se com essa pesquisa.


Carregar ppt "Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google