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A Estrutura do Mercado Internet no Brasil

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Apresentação em tema: "A Estrutura do Mercado Internet no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 A Estrutura do Mercado Internet no Brasil
Aloysio Xavier Gerente Geral Unidade de Internet Embratel

2 Objetivo da Palestra “A Internet no Brasil vai muito bem, obrigado!”
Sem Barreiras de Entrada Ampliação de Fornecedores Competição Interna Mercado Consumidor Crescente Acesso a Novas Tecnologias

3 Tópicos da Palestra Quais são os principais papéis e players ?
(a estrutura do mercado) Qual é a dimensão da Internet brasileira ? (os números que caracterizam o seu potencial) Como está o Brasil, comparado com outros países ? (a evolução do mercado) Qual é a dinâmica do mercado Internet no Brasil ? (a competitividade do mercado)

4 Estrutura do Mercado de Serviços Internet
última milha provedores de serviços data centers redes Internet Trans- missão C-ISPs Massa CSPs Last Mile Providers IDCs Redes Internet Telcos Business B-ISPs ASPs

5 Estrutura do Mercado: Mercado de Massa mercado última milha provedores
de serviços data centers redes Internet trans- missão Massa

6 Quantos são os Usuários Internet no Brasil?
1. dois a quatro milhões 2. quatro a seis milhões 3. seis a oito milhões 4. oito a dez milhões 5. dez a doze milhões

7 Evolução da Base de Usuários
usuários x 1000 fonte: IDC IDC = 7.6 milhões Jupiter = 8.4 milhões Media Metrix = 8.6 milhões Ibope = 9.6 milhões em 2000

8 Computadores Conectados
Crescimento da Base de Computadores Conectados crescim. 6 meses US + gen 36 mi 44 mi 58 mi 78 mi 34% Canada 1 mi 1.7 mi 1.8 mi 2,4 mi 31% Brasil 170,000 450,000 663,000 876,600 32% Mexico 84,000 405,000 495,000 559,200 Argentina 56,000 140,000 175,000 270,300 Chile 23,000 40,000 51,000 74,700 Uruguai 16,000 25,000 36,000 54,000 Jul/1998 Jan/2000 Jul/2000 Jan/2001 47% 32% 1 host = 10 usuários Fonte: Network Wizards

9 Internet ainda imatura, mas em evolução
concentração nas classes de maior renda usuários jovens (menos de 30 anos) mais usuários do sexo masculino A Internet free ajudou a popularizar a Internet em classes mais baixas e em outras regiões. Principais fatores para manter o crescimento: distribuição de renda acesso a PCs tarifa telefônica Distribuição nas Classes

10 Mercado de Acesso Dialup Internet em 2001
8.6 milhões de usuários (média anual) 50% de pagantes = 4.3 milhões R$ 20 / mês aprox. R$ 90 milhões / mês aprox. R$ 1.1 Bilhão / ano

11 Provedores de Acesso (C-ISP)
Estrutura do Mercado: Provedores de Acesso (C-ISP) mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Massa C-ISPs

12 provedores de acesso do Brasil?
Quais são os 3 maiores provedores de acesso do Brasil? na ordem decrescente de usuários pagantes: 1. UOL, Terra, PSInet 2. AOL, UOL, Terra 3. AOL, UOL, PSInet 4. UOL, Terra, AOL 5. Terra, UOL, AOL

13 Maiores Provedores para Massa
Uso de Provedores de Acesso IG UOL TERRA AOL PSINET TERRA LIVRE 10 maiores = 80% do mercado ZIP.NET O SITE MATRIX AT&T GNS Via Net-Works Ajato Outro Gratuito Outro Pago 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45% 50% taxa de uso Fonte: Pesquisa Ibope - 8ª Onda Internet POP - Ago/2000

14 2 3 1 4 Como contar o número de usuários de Free ISPs ? Usuário
Ocasional Usa só de vez em quando 3 Usuário One Time Testou, mas usa ISP pago 1 Free ISP Usuário Full Time Só usa o Free ISP Não Usuário Registrado, mas nunca usou 4

15 Qual é a participação da rede Internet no custo/usuário ?
relativa a R$ 20: 1. 25% 2. 35% 3. 50% 4. 60% 5. 75% Custo do Acesso = rede Internet + call center + mídia + outros

16 Custo da Rede Internet para Provedores de Acesso
Preço médio de mercado para 1 porta dial, incluindo banda (6 Kbps/user), equipamento, gerência de rede e linha telefônica: R$ 75,00/porta 1 porta = 15 usuários Porta dial = R$ 5 / usuário % custo = 25 % de R$ 20,00 Acesso nos EUA: R$ 40,00 (US$ 20) %custo: 12,5%

17 ser Sustentados por Publicidade
Usuários em 2001 que podem ser Sustentados por Publicidade mercado de aprox. R$ 1.1 Bilhão / ano custo de acesso IP por usuário é de R$ 20 reais / mês (custo = preço) total de publicidade online em 2001 = R$ 290 milhões número de usuários suportados por publicidade no ano = 1,2 milhões

18 Mercado Corporativo (Business)
Estrutura do Mercado: Mercado Corporativo (Business) mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão C-ISPs Massa Business

19 Uso de Internet nas Empresas
Fonte: Pesquisa CPqD - Nov/2000

20 Aplicação da Internet nas Empresas Transformação Transação
(e-commerce/integração - 15%) Interação Básica (troca de info. - 36%) Presença na Web (institucional - 94%) Fonte: Gartner Group / FGV-SP e outros

21 Por que não usa? Sem infra estrutura informática telecomunicações
Sem interesse/ necessidade Aumento do custo telecomunicações Fonte: Pesquisa CPqD - Nov/2000

22 Qual é o principal aspecto negativo da Internet ?
Na opinião das empresas ... 1. preço 2. velocidade 3. segurança 4. tecnologia 5. outros

23 Aspectos Negativos da Internet
Fonte: Pesquisa CPqD - Nov/2000

24 Provedor Corporativo (B-ISP)
Estrutura do Mercado: Provedor Corporativo (B-ISP) mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Massa C-ISPs Business B-ISPs

25 Provedores para Empresas
Principais Provedores para Empresas Embratel IBM AT&T Latam Unisys Global One Telefonica Telemar Brasil Telecom Impsat ... e centenas de pequenas/médias empresas de consultoria / integração Mercado muito fragmentado !!

26 A Evolução dos Serviços para o mercado Corporativo
NetSourcing Application Services E-commerce infra structure Security services Web Hosting Valor Adicionado Network services Serviços - dedicated - dial up - broadband - mobile - VoIP - SLA - service differentiation - co-location - shared dedicated - firewall - VPN - IDR - PKI - managed services - payment systems - directories - store fronts - e-catalogs - B2C software - B2B software - EDI software - unified messaging - ERP applications - supply chain - e-procurement - custom care - multimedia distribution - collaboration tools - data centers

27 valor adicionado passa de 20% (2000)
Crescimento dos Serviços de Valor Adicionado valor adicionado passa de 20% (2000) para 45% (2005)

28 Qual foi a redução do preço do 64 Kbps entre 1995 e 2000 ?
preço = porta de roteador + acesso local % % % % %

29 70% Evolução do Preço do acesso 64 Kbps + LP redução redução total
ano a ano redução total R$ 3.200 R$ 2.500 R$ 1.800 R$ 1.300 R$ 1.000 22% 28% 24% 70% preços médios de mercado reflexo da competição

30 Qual é o principal critério de escolha do provedor ?
Na opinião das empresas ... 1. preço 2. indicação 3. velocidade 4. qualidade 5. outros

31 Critério para a escolha do Provedor Corporativo
Fonte: Pesquisa CPqD - Nov/2000

32 Provedores de Conteúdo (CSP)
Estrutura do Mercado: Provedores de Conteúdo (CSP) mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet Trans- missão C-ISPs Massa CSPs B-ISPs Business

33 Provedores de Conteúdo Mais Visitados no Brasil
milhões de pageviews/mês 1. UOL 555 2. IG 211 3. BOL 170 4. Globo.com 155 5. Terra 155 6. msn US 135 7. yahoo 111 8. Zip.net 107 9. Guialocal 68 10. Hpg 61 11. Cadê? 55 12. Geocities 52 13. starmedia 46 14. acerte 36 15. msn BR 36 entre os 50 principais sites, 20% dos pageviews foram relativos a sites nos EUA. Embratel estima que: - 60% de interesse de tráfego é nacional x 40% internacional Fonte: Alexa Research - Dez/2000

34 Redes Internet (backbones)
Estrutura de Mercado: Redes Internet (backbones) mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão C-ISPs Massa Redes Internet CSPs B-ISPs Business

35 Principais Provedores de Backbone Internet
Embratel AT&T Latam Global One Telefonica Telemar Brasil Telecom Impsat Negócio intensivo em capital, que exige ganhos de escala para suportar a triplicação do tráfego por ano.

36 Peering X Trânsito Embratel: adota conceitos de peering mundialmente
aceitos e praticados fora do Brasil por AT&T (AT&T LA) Sprint (Intelig e GlobalOne) Telefonica (Telefonica) Italia Telecom (Brasil Telecom) British Telecom (Impsat) France Telecom (Intelig e GlobalOne) WorldCom (Embratel)

37 Crescimento do Backbone Embratel
Evolução do Número de Portas no ano Kbps Total Mbps 1995 = 1996 = 1997 = 1998 = 1999 = x 2000 = x 2001 = x Crescimento relativo a 98 capacidade de 1998 e´ 4% da capacidade atual

38 Em qual país o acesso de 2 Mbps é mais barato ?
1. África do Sul 2. Argentina 3. Austrália 4. Brasil 5. Chile

39 (*) preço médio de mercado
Preço Mensal do 2 Mbps (porta de roteador) Brasil US$ 7,500 (*) Argentina US$ 9, % Chile US$ 11, % Austrália US$ 11, % África Sul US$ 24, % Alemanha US$ 4, % Reino Unido US$ 3, % US US$ 3, % Japão US$ 3, % (*) preço médio de mercado

40 Embratel desenvolveu modelo inédito de transição para peering !!
Nova Política de Interligação para Backbones Internet Embratel desenvolveu modelo inédito de transição para peering !! Transição Full Transit Full Peering Peer Customer Abrangência Geográfica Dispersão da Interligação Capacidade de Backbone Volume de Tráfego Trocado Perfil de Troca de Tráfego

41 Estrutura do Mercado: Telcos mercado última milha provedores
de serviços data centers redes Internet trans- missão C-ISPs Massa CSPs Redes Internet Telcos B-ISPs Business

42 Cenário Competitivo na Transmissão nacional internacional Embratel
Telefonica Telemar Brasil Telecom Intelig Impsat Empresas Energia ... Embratel Intelig 360 Global Crossing Emergia ... incumbents new entrants

43 Provedores de Última Milha
Estrutura do Mercado: Provedores de Última Milha mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão C-ISPs Massa CSPs Last Mile Providers Redes Internet Telcos B-ISPs Business

44 Comparando as alternativas ...
Serviço Características Veloc. Custo/mês Linha Analógica barata, disponível 56 Kbps R$ 25 ISDN pouco disponível 128 Kbps R$ 75 DSL aumentando disp. 1.5 Mbps R$ 75 rede dedicada falta expertise Cable modems grande disp Kbps R$ 75 rede compartilhada Satélite 2-way em introdução 256 Kbps R$ 150 acessibilidade

45 no Brasil (mercado residencial)
Números do NarrowBand no Brasil (mercado residencial) usuários Internet: 8.6 milhões % de usuários residenciais: 65% horas de uso por mês: 15 horas (900 min) tarifa telefônica média : R$ 0,02/min tráfego telefônico por user: R$ 18/mês receita telefônica anual: R$ 1.2 bilhões Fonte: Embratel

46 Quantos serão os assinantes BroadBand em 2003 no Brasil ?
mil mil 3. 1 milhão 4. 2 milhões 5. 3 milhões

47 no Brasil (mercado residencial)
Números do BroadBand no Brasil (mercado residencial) DSL Hoje: 60 a 80 mil DSL em 2003: 1 milhão % da Internet Brasil: 7% Outras tecnologias: 5 a 7% Total broadband em 2003: 2 milhões Receita / user: R$ 75/mês Mercado anual: R$ 1.8 bilhões Fonte: Yankee Group - Nov/2000

48 Internet Data Centers (IDCs)
Estrutura do Mercado: Internet Data Centers (IDCs) mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão C-ISPs Massa IDCs CSPs Last Mile Providers Redes Internet Telcos B-ISPs Business

49 Principais Provedores de Internet Data Centers
Plataformas e Serviços Embratel Diveo OptiGlobe AT&T Latam PSInet Com.Dominio Telefonica Dedalus IDC “Pipe, Ping and Power” Rede Internet + HW + SW

50 Evolução do Mercado de IDCs
R$ milhões Managed Hosting High end Medium Co-location Shared Hosting Low entry Fonte: Merrill Lynch - Nov/2000

51 Application Service Providers (ASP)
Estrutura do Mercado: Application Service Providers (ASP) mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão C-ISPs Massa CSPs Last Mile Providers IDCs Redes Internet Telcos B-ISPs Business ASPs

52 Integrando serviços e Aplicações ASP = software+ Serviços de ASP:
hardware + serviços de IT + redes Internet Serviços de ASP: Acesso Integração Treinamento Disponibilização Gerenciamento Suporte US$ milhões ASP Serviços Infraestrutura Aplicação Fonte: Forrester

53 Estrutura do Mercado: Cyber Carriers mercado última milha provedores
de serviços data centers redes Internet trans- missão C-ISPs Massa CSPs Last Mile Providers IDCs Redes Internet Telcos B-ISPs Business ASPs

54 Concluindo....

55 Dinâmica da Internet no Brasil
Barreiras ao Uso Impulsionadores do Uso Renda disponível Falta de crédito Penetração de PCs Penetração de Telefones Infra-estrutura de telecom Educação Desregulamentação Competição crescente Redução da tarifa de acesso Redução do preço dos PCs Globalização Conteúdo em português fonte: Merryl Lynch

56 A Internet brasileira ... ainda imatura, mas em evolução
uma das que mais crescem no mundo extremamente competitiva (R$20/mês) oferta de serviços avançados (banking, IR) R$ 3 a 5 bilhões em serviços em 2001 26a. em 1997 18a. em 1998 13a. em 1999 9a. em 2000 10.a em 2001 1. US 2. Japão 3. Canadá 4. Reino Unido 5. Alemanha 6. Itália 7. Austrália 8. Holanda 9. França 10. Brasil Posição do Brasil no Mundo em hosts Fonte: Network Wizards

57 “A Internet no Brasil é um sucesso.”
Ivan de Moura Campos

58 Obrigado por sua atenção !
Aloysio Xavier Gerente Geral Unidade de Internet Embratel


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