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PublicouEmanuel Loureiro Alterado mais de 9 anos atrás
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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Inteligência Artificial 2010/01 UNIPAC - FACAE Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas Araguari - MG
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Inteligência Artificial Introdução a Agentes Aula 06
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3 O que é um agente? é uma entidade real ou virtual que está inserida em um ambiente que pode perceber o seu ambiente que pode agir no ambiente que pode se comunicar com outros agentes que tem um comportamento autônomo Agentes
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4 São sistemas que podem decidir por si próprios o que é necessário fazer para satisfazer o objetivo para o qual foram projetados. Tais sistemas: Estão situados em algum ambiente Possuem controle parcial sobre o ambiente São capazes de ação autônoma Exemplo: Sistemas de controle: termostato
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5 Um Agente e seu Ambiente Russell & Norvig (2003)
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Agente é qualquer entidade que: percebe seu ambiente através de sensores (ex. câmeras, microfone, teclado,mensagens de outros agentes,...) age sobre ele através de efetuadores (ex. vídeo, auto-falante, impressora, braços, ftp, mensagens para outros agentes,...) Medida de desempenho: Critério que define o grau de sucesso das ações sensores Agente efetuadores a m b i e n t e Raciocinador modelo do ambiente O que é um Agente
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7 Agentes Inteligentes Agentes que operam em ambientes imprevisíveis, abertos e em constante mudança, onde há elevada possibilidade de que ações possam falhar. Agentes que são capazes de ação autônoma flexível, incluindo reatividade, aprendizado, pró-atividade e habilidade social.
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Um agente humano Sensores: olhos, ouvidos,... Atuadores: mãos, pernas, boca,... Um agente robótico Sensores: câmeras, detectores da faixa de infravermelho,... Atuadores: motores,... Um agente de software Sensores: teclas digitadas, conteúdo de arquivos, pacotes de redes,... Atuadores: exibição de algo na tela, gravação de arquivos, envio de pacotes de rede,... Exemplos de Agentes
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Fonte: Russel e Norvig, Inteligência Artificial.
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10 Exemplo: Um Táxi Automático AAmbiente: Ruas, estradas, tráfego, pedestres, tempo... MMedida de Desempenho: Segurança, destino, conforto, rendimento... AAtuadores: Direção, acelerador, freios... SSensores: Velocímetro, sensores do motor, GPS...
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11 Agente de policia Ambiente Agente raciocínio Conhecimento: - leis - comportament o dos indivíduos,... Objetivo: - fazer com que as leis sejam respeitadas Ações: - multar - apitar - parar,... execuçãopercepção
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12 Um Agente de Compras na Internet Como seriam: OO Ambiente? AA Medida de Desempenho? OOs Atuadores? OOs Sensores?
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13 Agentes: metodologia de desenvolvimento Decompõe problema em: percepções, ações, objetivos e ambiente (e outros agentes) Decompõe tipo de conhecimento em: Quais são as propriedades relevantes do mundo? Como o mundo evolui? Como identificar os estados desejáveis do mundo? Como interpretar suas percepções? Quais as conseqüências de suas ações no mundo? Como medir o sucesso de suas ações? Como avaliar seus próprios conhecimentos? Indica arquitetura e método de resolução de problema
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14 Exemplos de Agentes Fonte: Teresa Ludermir & Jacques Robin, Fundamentos de Inteligência Artificial, Cin-UFPE AgenteDados perceptivos AçõesObjetivosAmbiente Diagnóstico médico Sintomas, paciente, exames respostas,... Perguntar, prescrever exames, testar Saúde do paciente, minimizar custos Paciente, gabinete,... Análise de imagens de satélite Pixelsimprimir uma categorização categorizar corretamente Imagens de satélite Tutorial de português Palavras digitadas Imprimir exercícios, sugestões, correções,... Melhorar o desempenho do estudante Conjunto de estudantes Filtrador de emails mensagensAceitar ou rejeitar mensagens Aliviar a carga de leitura do usuário Mensagens, usuários Motorista de táxi Imagens, velocímetro, sons brecar, acelerar, dobrar, falar com passageiro,... Segurança, rapidez, economia, conforto,... Ruas, pedestres, carros,... Músico de jazzSons seus e de outros músicos, grades de acordes Escolher e tocar notas no andamento Tocar bem, se divertir, agradar Músicos, publico, grades de acordes
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15 A Metáfora de agente decompõe 1) Problema em: percepções, ações, objetivos, e ambiente (e outros agentes) 2) Tipo de conhecimento em: Quais são as propriedades relevantes do mundo Como o mundo evolui Como identificar os estados desejáveis do mundo Como interpretar suas percepções Quais as conseqüências de suas ações no mundo Como medir o sucesso de suas ações Como avaliar seus próprios conhecimentos 3) Arquitetura e método de resolução de problema
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16 Ambientes: propriedades Acessível: quando os sensores do agente conseguem perceber o estado completo do ambiente. Determinista: o próximo estado do ambiente pode ser completamente determinado pelo estado atual e as ações selecionadas pelo agente. Episódico: a experiência do agente é dividida em episódios. Cada episódio consiste em o agente perceber e então agir. Cada episódio não depende das ações que ocorreram em episódios prévios.
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17 Ambientes: propriedades Estático: o ambiente não muda enquanto o agente está escolhendo a ação a realizar. Semi-estático: o ambiente não muda enquanto o agente delibera, mas o "score" do agente muda. Discreto: quando existe um número distinto e claramente definido de percepções e ações em cada turno. Contínuo: percepções e ações mudam em um espectro contínuo de valores. O Tamanho do ambiente é dado por:número de percepções, ações e objetivos possíveis
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18 Algoritmo básico função agenteSimples (percept) retorna ação memória := atualizaMemória (memória, percept) ação := escolheMelhorAção(memória) memória := atualizaMemória (memória, ação) retorna ação Arquiteturas Agente tabela Agente reativo Agente reativo com estado interno (autômato) Agente cognitivo (baseado em objetivos) Agente otimizador Agente adaptativo autonomia complexidade
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19 Agentes - Ambiente Completamente observável versus parcialmente observável Determinístico versus estocástico Episódico versus seqüencial Estático versus dinâmico Discreto versus contínuo Agente único versus multiagente
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20 Agentes - Ambiente Fonte: Russel e Norvig, Inteligência Artificial.
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21 Agentes - Estrutura Agentes reativos simples Agentes reativos baseados em modelo Agentes baseados em objetivos Agentes baseados na utilidade Agentes com aprendizagem O processo de tomada de decisão através do raciocínio e com conhecimento é central em IA e no projeto de um agente de sucesso meios para representar conhecimento são importantes.
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22 Agentes - Estrutura Agentes reativos simples
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23 Agentes - Estrutura Agentes reativos baseados em modelo
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24 Agentes - Estrutura Agentes baseados em objetivos
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25 Agentes - Estrutura Agentes baseados na utilidade
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26 Agentes - Estrutura Agentes com aprendizagem
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27 IA Clássica Metáfora basicamente psicológica Uma pessoa ou entidade resolve o problema. Inteligência atomizada, restrita aos micro aspectos de sua própria racionalidade.
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28 Inteligência : Centralizada ou Distribuída? Cada um fa(e)z um pouco, e... somos UM! Não aproveitamos muito o trabalho alheio. A Internet nos faz trabalhar de forma mais inteligente (nenhum componente é crítico). Resolução de problemas: Há alguns cuja solução é inerentemente distribuída ou fica mais fácil distribuindo! Somos centralizados ou distribuídos ??
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29 Porque pensar a inteligência/racionalidade como propriedade de um único indivíduo? Não existe inteligência... Em um time de futebol? Em um formigueiro? Em uma empresa (ex. correios)? Na sociedade? Solução: IA Distribuída Agentes simples que juntos resolvem problemas complexos tendo ou não consciência do objetivo global Proposta por Marvin Minsky e em franca expansão... O próprio ambiente pode ser modelado como um agente Inteligência : Centralizada ou Distribuída?
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30 IA Distribuída (IAD) População de agentes Autônomos que podem interagir metáfora da organização social realça a ação e a interação entre os agentes Relacionada aos macro aspectos dos agentes: agentes enquanto sociedade. Inspirada também em lingüística, sociologia, economia,filosofia, biologia e... Redes Neurais! Metáfora basicamente sociológica
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31 IAD - Quando usar? Problema complexo Dividir e conquistar ex. jogo dos 8 números, ordenação, etc. Problema intrinsecamente distribuído ex. jogos com personagens, administração de sistemas, controle de tráfego, etc. Problemas exigindo rápido tempo de resposta processamento paralelo ex. busca na internet. Problema com domínios de conhecimento ou tarefas um agente para cada tipo de conhecimento/tarefa ex. usina nuclear
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32 Experimento do Robô Multi-Humano Robô simulado por 4 humanos: 1 Cérebro (1 pessoa), raciocinador 2 Braços (1 por pessoa = 2 pessoas), atuadores 1 sistema de visão (1 pessoa), sensor Raciocínio Agente Ambiente Sensores Atuadores Objetivos Interpretação das percepções: I = f(P) Escolha das ações: A = g(I,O) A P 1.Percepções ambientais 2.Própriocepções 3.Percepções comunicativas 1.Ações de alterações ambientais 2.Ações perceptivas 3.Ações comunicativas
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33 Robô Multi-Humano: regras do jogo Braços não podem ver não devem ouvir o que diz o sistema de visão tem tato pouco refinado podem responder apenas sim ou não ao cérebro seguem instruções do cérebro Sistema de visão não pode fornecer informação sem ter sido claramente perguntado pelo cérebro pode distinguir diferentes objetos e estimar distâncias pode mover-se de forma a dar informações visuais a partir de diferentes ângulos Cérebro não pode ver fala com todas as partes do robô controla os braços indicando ângulos de giro deslocamento em uma direção e distância dadas força a aplicar pode fazer perguntas aos braços e sistema de visão pode pedir para o sistema de visão se deslocar para obter outros ângulos de visão pode desenhar ambiente em uma folha de papel Voluntários? Braços e olhos saem da sala... Cérebro recebe a tarefa
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34 Exemplos Agentes
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35 Problema: Auxílio á Compras na Web Como localizar a informação relevante? Como modelar o interesse de um usuário particular?
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36 Automatização de sistemas de potência objetos: rios, barragens, turbinas, transformadores, linhas,... Como modelar os componentes do sistema e dar-lhes autonomia? Como assegurar uma boa comunicação e coordenação entre estes componentes?
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37 Produção de histórias interativas. Criar ilusão da vida (ex. Walt Disney). Permitir interação com usuário. Modelar comportamento e personalidade (ex. tamagotchi)
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38 Produção de jogos e histórias interativas Como modelar o comportamento e personalidade para criar ilusão da vida? Como permitir uma boa interação com usuário e um comportamento adequado? Woggles Deep Blue
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39 Exemplos CyberLife: Creatures OZ: Woggles El Fish PFMagic: Petz
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40 Entretenimento Diversos tipos de aplicações histórias interativas animações em ambientes virtuais jogos Requisitos p/ sucesso em jogos bons níveis de interação bons níveis de realismo gráfico ótimo gameplaying Para gerar ilusão de vida é preciso expressar e controlar personalidade, emoções, atitudes => atores sintéticos
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41 Exemplos Maxis: SimLife Fujitsu: Fin Fin
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42 Robótica Robôs Médios Robôs Pequenos
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43 Controlar robôs Como obter navegação segura e eficiente, estabilidade, manipulação fina e versátil? E no caso de ambientes dinâmicos não deterministas? HAZBOT: ambientes com atmosfera inflamável
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44 Comércio Eletrônico Hoje informação marketing processamento do pedido Problemas O que comprar? Onde comprar? Quanto pagar? Amanhã shoppings eletrônicos, com agentes representando vendedores e compradores leilões, com agentes fazendo lançes
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45 Modelo de compra identificação da necessidade recomendação de produtos pesquisa de mercado negociação compra e envio serviço e avaliação de produtos MEDIADOS POR AGENTES Agent-Mediated Electronic Commerce
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46 Identificação da necessidade Agentes de notificação exemplos: amazon.com (novos livros disponíveis) fastparts.com (novos lançes afetam os seus) classifieds 2000 (produto específico disponível por um preço específico) produtos: Firefly Microsoft Oracle,...
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47 Recomendação de produtos Agentes de recomendação exemplos: amazon.com, barnesandnoble.com, ZDNet.com, mylaunch.com, personalogic - AOL,...
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48 Pesquisa de mercado Agentes de comparação. exemplos: bargainfinder, jango (excite), fido. miner (uol), priceline … produtos: agentsoft, Israel junglee
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49 Negociação Agentes de negociação pesquisa: Kasbah - MarketMaker (MIT Media Lab) Tete-a-Tete (MIT Media Lab) AuctionBot (Univ. of Michigan) ShopBot(DI-UFPE)... produtos comerciais: Moai Technologies, Inc BusinessBots, Inc agente de compra consumidoragentes de venda lojas
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50 Negociação: leilão AuctionWeb Auction Fever!
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51 Agentes em Intranets Gerência de redes e sistemas distribuídos Monitoramento e diagnóstico de falhas Balanceamento de carga Detecção de intrusão Etc…
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52 Gerenciamento de redes e sistemas distribuídos heterogêneos Problemas da política centralizada Gargalo no administrador; Requer muito processamento na plataforma de administração; Excesso de tráfego na rede Tarefas de Gerenciamento Monitorar estado e tráfego em conexões; Manter operacionais os nós da conexão; Automatizar distribuição de arquivos; Manter inventário de HW; Gerenciar recursos compartilhados; Gerenciar SW instalado; Atualizar versões de SO’s e SW’s; Implantar e manter políticas de segurança; Atender as necessidades dos usuários;...
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53 Manutenção remota de elementos diversos
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54 Detecção de Intrusão Motivação: Firewalls só conseguem conter ataques conhecidos. Firewalls não conseguem conter ataques oriundos da rede interna. Ataques (internos ou externos) deixam sintomas. Possibilidade de previsão de ataques.
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55 Detecção de Intrusão – Onde os agentes entram ? Detectando sintomas: Periodicamente verificando permissões etc... Detectando cenários: Periodicamente analisando o tráfego etc... Possibilidade de oferecer serviços adicionais: Otimizando a coleta de informações relevantes; Disparando “triggers”; Possibilidade de oferecer “capacidade reativa” automática da rede atacada. Desconectando o intruso; Bloqueando o tráfego para a Internet etc… Enviando mensagem para o operador do backbone
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56 Exemplos – Sistemas Multiagentes SMarket: Um Sistema Multiagentes para Compras on-line Fonte: http://wwwhome.cs.utwente.nl/~alme/cvitae/smarket-techreport.pdf Aplicações de Interfaces Comuns para Gateways (CGI, Common Gateway Interface) http://www.fundao.wiki.br/articles.asp?cod=88
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