A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica Epidemiológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica Epidemiológica"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica Epidemiológica
O objeto da Epidemiologia é “o risco e os seus determinantes”. Conceito de RISCO – perigo potencial. É o correspondente Epidemiológico do conceito matemático de probabilidade. - a probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito ou condição relacionada à saúde (incluindo cura, recuperação ou melhora), em uma população ou grupo, durante um período de tempo determinado.

2 Risco Na epidemiologia o risco é estimado sob a forma de uma proporção, definida como uma razão entre duas grandezas, na qual o numerador se encontra necessariamente contido no denominador. 45% = 45 unidades destacadas de um conjunto formado por 100 unidades. 1: : : (geralmente usado para o cálculo de risco de doenças menos freqüentes.

3 Definição Epidemiológica de Risco
É preciso observar a presença de três elementos, que SEMPRE compõem a definição epidemiológica do risco: Ocorrência de casos de óbito-doença-saúde (numerador). Base de referência populacional (denominador) Base de referência de tempo.

4 Definição Epidemiológica de Risco (cont)
População – é um conjunto ou uma série homogênea de elementos, formado por membros de uma mesma classe. {1,2,3,4,5,6,7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, n} = P Sub-conjunto portador da ocorrência (dano, doença, saúde, óbito, cura, etc) {1,2,3,4} = D (contido no sub-conjunto população) {{1,2,3,4} 5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15....n} = D c P

5 Objeto Epidemiológico Primitivo
R = D/P

6 Fator de Risco e de Proteção
Fator de Risco – é o atributo de um grupo da população que apresenta maior incidência de uma doença ou agravo à saúde em comparação com outros grupos definidos pela ausência ou menos exposição a tal característica. Fator de Proteção – é o atributo de um grupo com menor incidência de um determinado distúrbio em relação a outros grupos, definidos pela ausência ou baixa dosagem de tal fator.

7 Objeto Epidemiológico Desdobrado
RE = DE/PE – Risco nos Expostos RE = DE/PE – Risco nos não-Expostos

8 RR - Risco Relativo ou Razão de Riscos (cálculo da relação entre os dois riscos
RR = RE/RE RA – Risco Atribuível ou Diferença de Risco (Cálculo da Diferença entre dois riscos RA = RE – RE

9 IE > IE por conseguinte: RR > 1, RA > 0
Onde RE é medido pela Incidência nos Expostos e RE pela Incidência nos Não-Expostos. Portanto, RR = IE /IE e RA = IE - IE IE > IE por conseguinte: RR > 1, RA > 0


Carregar ppt "Lógica Epidemiológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google