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AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
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INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M
CONSIDERAÇÕES FINAIS. SCOPINO TREINAMENTOS
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Já tivemos aula sobre: EGR, RELÉ DA BOMBA E A/C.
Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 10 CONSIDERAÇÕES FINAIS.
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E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA *
VÁLVULA EGR LINEAR * ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE * DETONAÇÃO * 04 INJETORES * COMANDO A/C * MÓDULO DIS * FASE * CANISTER * POSIÇÃO BORBOLETA * ELETROVENTILADOR * VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA * RELÉ BOMBA * SENSOR MAP * AR CONDICIONADO * TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR * CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR
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IMOBILIZADOR É UM OPCIONAL NO SISTEMA ANTIFURTO DO MULTEC M, SENDO UM SISTEMA CAPAZ DE EVITAR O FURTO DO VEÍCULO, OU SEJA, SEM A CHAVE CODIFICADA A INJEÇÃO ELETRÔNICA NÃO PERMITE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.
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A ECU RECEBE/COMANDA O SINAL
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A BOBINA ANTENA
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DETALHES É UM SISTEMA COMANDADO PELA ECU MAS COMPOSTO PELAS CHAVES COM TRANSPONDER, CHAMADAS DE CHAVES CODIFICADAS, A BOBINA ANTENA E A ECU DO IMOBILIZADOR, QUE ESTÁ JUNTO DA BOBINA ANTENA.
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LÂMPADA DO IMOBILIZADOR
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FUNCIONAMENTO TODA VEZ EM QUE É LIGADA A IGNIÇÃO A ECU DO IMOBILIZADOR ALIMENTA A BOBINA ANTENA, NESTE CASO BOBINA, QUE ATRAVÉS DE CAMPO MAGNÉTICO ENERGIZA A CHAVE (QUE NÃO TEM BATERIA) E DEPOIS RECEBE, NESTE CASO A ANTENA, O CÓDIGO DA CHAVE ENVIANDO-O À ECU PARA RECONHECER OU NÃO.
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PINOS ECU IMOBILIZADOR
LIGAÇÕES: TERMINAL 1=> ANTIFURTO TERMINAL 2=> ANOMALIA INJEÇÃO TERMINAL 4=> TERRA TERMINAL 5=> IGNIÇÃO TERMINAL 6=> SENSOR VSS TERMINAL 7=> DEMAIS ECU´S TERMINAL 8=> DIAGNOSE TERMINAL 9=> BATERIA
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LÂMPADA DO IMOBILIZADOR
É UTILIZADA A LÂMPADA DE ANOMALIA DA INJEÇÃO, COM UMA CARACTERÍSTICA DIFERENTE, AO NÃO SER RECONHECIDO O CÓDIGO DA CHAVE, A ECU FAZ COM QUE A LÂMPADA FIQUE PISCANDO EM RITMO CONSTANTE E SEM INTERVALO. É LIGAR A IGNIÇÃO, O MOTOR NÃO FUNICONARÁ E A LÂMPADA PISCA.
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DICA PARA PROGRAMAR CHAVES OU REPROGRAMAR, APAGAR OU GRAVAR NOVAS CHAVES, É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE SCANNER HABILITADO E SABER A SENHA, QUE É O CÓDIGO GRAVADO NO CARTÃO INFO CARD, QUE VÊM JUNTO COM OS DOCUMENTOS DO VEÍCULO.
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FALHAS COMUNS
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CABEÇOTE NO SISTEMA MULTEC, O CABEÇOTE, POR POSSUIR 16 VÁLVULAS APRESENTA GRAVES FALHAS DE VEDAÇÃO DE VÁLVULAS E DE SUAS HASTES. O TESTE MAIS EFICIENTE PARA SE DESCOBRIR ESTA FALHA É O TESTE DE VAZÃO DE CILINDROS, APRESENTANDO QUEDA DE VAZAMENTO SUPERIOR A 25% INDICA FALHAS.
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MAL CONTATO
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SONDA LAMBDA OUTRA FALHA QUE OCORRE É A QUEBRA OU MAL CONTATO NO FIO DE SINAL DO SENSOR DE OXIGÊNIO, POR ESTAR MUITO PRÓXIMO AO MOTOR DO ELETROVENTILADOR E SOFRER COM VIBRAÇÕES E TEMPERATURA ALTA ACABA ALTERANDO O SINAL DE RESPOSTA À ECU.
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SINCRONISMO MECÂNICO QUANDO TEMOS MUITA OSCILAÇÃO NO MOTOR, PRINCIPALMENTE EM REGIME DE MARCHA LENTA PODEMOS TER ERRO NO SINCRONISMO DA CORREIA DENTADA, QUE MONTADA APENAS COM UM DENTE ERRADO É O SUFICIENTE PARA CAUSAR OSCILAÇÃO OU ATÉ FALHAÇÃO NO MOTOR.
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DICA QUANDO NÃO HÁ IMOBILIZADOR, A LIGAÇÃO DO SENSOR VSS AO SISTEMA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA É FEITO POR UM JAMPER (LIGAÇÃO) PRÓXIMO AO COMUTADOR DA IGNIÇÃO. SEM ESTA LIGAÇÃO É GRAVADO FALHA NO SINAL DO SENSOR DE VELOCIDADE.
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É DIFÍCIL FAZER A MANUTENÇÃO NO SISTEMA MULTEC M ?
PERGUNTA É DIFÍCIL FAZER A MANUTENÇÃO NO SISTEMA MULTEC M ?
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RESPOSTA NÃO. COM AS DICAS DA UMEC É MAIS FÁCIL AINDA.
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OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ O PRÓXIMO ANO
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ O PRÓXIMO ANO. INJEÇÃO ELETRÔNICA Instrutor Scopino
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