A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO"— Transcrição da apresentação:

1 REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO

2 Josefina Sanches Costa
Em dezembro de 2005, o Hospital José Soares Hungria aceitou ser uma “unidade de saúde piloto” na implantação do Sistema de Informação para a Vigilância de Violência e Acidentes – SIVVA. Josefina Sanches Costa Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus/SMS

3 Notificações: Revelam um fenômeno que teimava em permanecer oculto: a existência de usuários vítimas de violência doméstica necessitando de um atendimento diferenciado nas unidades de saúde e, com isso, a urgência de se implantar uma rede de atendimento a esses usuários, agora, notificados, ou seja, existentes e conhecidos.

4 A REDE DE PREVENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Sensibilização e habilitação dos profissionais da saúde para uma Cultura de Paz; Atenção integral às vítimas de violência; Formação de Rede Sociais de Atenção e Prevenção.

5 Cadastro de Instituições:
Falta de instituições para o atendimento aos idosos vítimas de violência; Existência de 25 grupos de 3ª idade e diversos grupos da Pastoral da Saúde e do Idoso, na região de Pirituba/Perus.

6 Objetivos: 1. Promover a organização de idosos;
2. Aumentar a integração entre as unidades de saúde, os idosos e as organizações sociais da região; 3. Possibilitar um intercâmbio entre as ações dos diversos recursos da comunidade;

7 4. Estimular o “viver solidário” ou “viver juntos”;
5.Articular a formação de uma rede social, que possibilite auxiliar pessoas em situação de sofrimento (aqui incluídas as vítimas de violência); 6. Possibilitar à comunidade descobrir e reconstruir novos conhecimentos em relação à saúde;

8 7. Implantar a prática de visitas solidárias, que propaguem a paz e a amizade na comunidade;
8. Possibilitar aos integrantes da rede adquirirem hábitos saudáveis e transformarem-se em agentes multiplicadores de novos conhecimentos e exemplo de mudanças de atitude.

9 Implantação do projeto:
Iniciou-se um grande trabalho de mobilização dos grupos de 3ª Idade e da Pastoral para se organizarem junto às unidades de saúde na formação de uma rede.

10 Parceiros iniciais: A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social O Fórum do Idoso de Pirituba A Pastoral da Saúde e do Idoso

11 2º Momento: Eventos de Sensibilização e Capacitação
Palestras sobre tema envelhecimento e violência; Curso de 12 horas para 61 idosos, programa: SUS e Rede de Pirituba/Perus; Cultura da Paz; Noções sobre os cuidados de enfermagem aos acamados e medicamentos; Visitas (abordagem, diálogo, ética, entre outros).

12

13

14

15 Atuação: Integrantes da Rede:
Realização de visitas solidárias (domiciliares e hospitalares); Participação em reuniões mensais com a Unidade Básica de Saúde para discussão dos casos; Solicitar, quando necessário, auxílio a outras instituições parceiras e colaborar com a formação dessa Rede.

16 Atuação: UBS: Realização de reuniões mensais para discussão dos casos, orientação aos visitadores e outros encaminhamentos; Participar da primeira visita domiciliar dos integrantes da rede; Solicitar, quando necessário, auxílio às instituições parceiras e colaborar com a formação da Rede.

17 Atuação: Supervisão: Realizar reuniões mensais para avaliação com o grupo de coordenação; Realizar Fóruns de Capacitação; Articular Rede de Parceria com outras instituições da comunidade.

18 Princípios: O papel dos idosos integrantes da rede não é substituir o profissional da saúde ou qualquer outro funcionário público; A missão dos idosos da rede é levar solidariedade, orientação e conhecimento às famílias assistidas, além de serem os interlocutores da comunidade junto às instituições públicas; 3. Os profissionais das instituições públicas participantes devem compreender a importância da interlocução e integração com a comunidade.

19 A Rede hoje: 3 UBS implantaram a rede e a colocaram em prática;
5 UBS pretendem iniciar o projeto nos próximos meses; Diversos grupos da pastoral e alguns de 3ª Idade desejam participar.


Carregar ppt "REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google