A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”"— Transcrição da apresentação:

1 “Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”
XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva Tema: “Atenção em saúde: formação e serviço integrados para o cuidado” “Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil” Aline Martinelli Piccinini Prof. do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Coordenadora de Ensino do Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETES) do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana/RS

2 Acesso a Atenção Fisioterapêutica: Vivências e experiência no SUS
Pesquisa e Extensão; Prática Docente; Prática em “Serviço”.

3 A Saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas socias e econômicas que visam a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso UNIVERSAL E IGUALITÁRIO às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (Art.196 – Brasil, 1988).

4 O acesso indica o grau de facilidade ou dificuldade com que as pessoas obtêm serviços de saúde – Encontro “Terapêutico”. Reflete as características do sistema de saúde que atuam aumentando ou diminuindo obstáculos à obtenção de serviços de saúde pela população. Donabedian (2003); Travassos e Viacava (2007)

5 Acesso precisar garantir as necessidades dos usuários com:
*Atenção integral em Fisioterapia: da educação à reabilitação na saúde funcional individual e coletiva; *Fisioterapia de forma coletiva, social e organizada, com o intuito de responder às necessidades da população; *Garantia do atendimento prestado de qualidade.

6 Acesso para além da eliminação de Barreiras Geográficas/Físicas
Particularidades individuas e coletivas

7 Condicionantes para o acesso da população aos Serviços de Saúde:
Crenças religiosas ou os tratamentos caseiros; Automedicação; Disponibilidade de serviços e de transporte; Organização da Rede de Assistência - Pessoas; Distâncias geográficas; Notícias vinculadas pela mídia em relação aos Serviços Públicos e Privados; Propaganda da indústria médico-farmacêutica; Gestão local da saúde; e, Populações e urbanas e rurais.

8 Itinerário do Usuário na Busca pela Saúde/Fisioterapia
Consulta Médica Exames Consulta Médica Agendamento Fisioterapia Barreiras Econômicas Barreiras Geográficas Autorização Fisioterapia Barreiras Burocráticas Barreiras Físicas Lista de Espera Agendamento Fisioterapia Fisioterapia – 10 atendimentos:1 cota Ausência de continuidade Lista de Espera Profissionais

9 Itinerário terapêutico
Lacuna na rede Encontro com a atenção Acometimento Ausência de escuta e acolhimento Dificuldade de acesso nas diversas formas Intersetorialidade não resolutiva. Itinerário terapêutico

10 Serviços: Centralizados e desarticulados
Repercutem negativamente para os usuários Tavares et al.(2003) - Avaliação do acesso ao SUS a partir da percepção dos usuários de uma Unidade de Saúde no município de Vitória (ES). Resultados >> falta de informação coloca-se em muitas situações como uma estratégia de (in)visibilidade sobre os direitos dos usuários e deveres do Estado no papel de gestores e trabalhadores de saúde.

11 o médico pediu (prescrição), levei no Posto de Saúde e eles autorizaram (autorização), aí eu levei pra lá (Serviço de Fisioterapia) e ficou naquele banco (lista de espera) pois não tinha vaga” (Usuário A) ““

12 “Quando eu fazia lá (outro serviço), eu dependia de carona, porque nem sempre eu tinha passagem pro ônibus. É longe pra ir lá, né... tinha dias que eu ia a pé... ... e aqui (ESF II) é bem mais perto de casa, facilita muito.” (Usuário F) OFERTA ≠ EXISTÊNCIA EXISTÊNCIA + ACESSO

13 Características da Assistência em Fisioterapia
-1 cota = 10 atendimentos –> retorno ao itinerário/ Burocracia; - Número limitado de serviços; Lista de Espera: -Demanda maior que oferta; -Indicativo da não cobertura dos Serviços; -Não resolutiva;

14 -Atendimento da demanda e não das necessidades dos usuários;
-Atendimentos fragmentados e centrados na técnica/Limitado ao físico. (...) eu faço só uma vez por semana terapia, acho pouco, pro meu problema teria que ser no mínimo 3 vezes por semana (...) (Usuário). (...) e quando se tem dor nos ombros como é o meu caso, nos 2, primeiro tenho que fazer terapia num e depois no outro, é difícil assim (Usuário)

15 Fisioterapia na Atenção Básica
Ampliação do Acesso descentralização dos serviços para garantir o acesso Assistência próxima do usuário: Regionalização UBS (Unidade Básica de Saúde); ESF (Estratégia de Saúde da Família); NASF (Núcleo de Atenção a Saúde da Família); Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

16 A Fisioterapia na Atenção Básica propõe uma nova estratégia
- Ações multiprofissionais em nível primário; - Atendimento a demanda reprimida nos serviços; - Serviço mais resolutivo; - Colaboração com a mudança no modelo assistencial.

17 Considerações Finais A organização dos serviços de saúde >> não retrata uma rede efetiva e articulada que permita a oferta de serviços capazes de atender todas as necessidades em saúde, como preconizam os princípios do SUS; Serviços de Fisioterapia >> apresentam-se insuficientes para atender à demanda Distante dos usuários Número de profissionais >> Reduzidos para a demanda

18 Acesso aos Serviços (Re)pensado, Organizado e Planejado no usuário Ultrapassar as Barreiras Físicas, Econômicas, Sociais, Culturais, Geográficas…… Como ampliar as formas de acesso e entrada no Sistema???

19 E-mail: aaline-martinelli@hotmail.com
Muito Obrigada! (55) // (51)


Carregar ppt "“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google