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GRUPO 1 ACRE, ALAGOAS, AMAZONAS, AMAPÁ, BAHIA APRESENTADORA: TERESA MARIA BRAGA – SEDUC/AL Sobre o atual formato do monitoramento os itens abaixo devem.

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1 GRUPO 1 ACRE, ALAGOAS, AMAZONAS, AMAPÁ, BAHIA APRESENTADORA: TERESA MARIA BRAGA – SEDUC/AL
Sobre o atual formato do monitoramento os itens abaixo devem ser mantidos?

2 1) Reuniões com as equipes técnicas das SEDUC e SEMED.
Sim COMENTÁRIO: Deve ocorrer em todos os Estados .

3 b) Secretario (a) Municipal da Capital.
2) Audiência com o: a) Secretário(a) Estadual Sim b) Secretario (a) Municipal da Capital. Sim c) Presidente da UNDIME. Sim

4 a) Aplicação de questionário durante as palestras.
3) Palestras para diretores, professores, bibliotecários, pedagogos das escolas estaduais e municipais. Sim Comentários: Considerar a participação não só de bibliotecários, como também dos responsáveis pelas Bibliotecas, bem como dos representantes dos Conselhos Escolares. a) Aplicação de questionário durante as palestras. Sim

5 4) Palestras para os Secretários Municipais de Educação.
Sim Comentários: Adequação do Monitoramento de SEDUC e SEMED, com os fóruns municipais, através de agendamento prévio, pois os custos para garantir a participação dos Secretários Municipais são onerosos para a Secretaria Estadual, às vezes sendo um impedimento para sua realização. a) Aplicação de questionários para os Secretários Municipais de Educação. Sim

6 5) Capacitação do SISCORT.
Sim 6) Visitas as escolas. Sim Comentários: É necessário estender as visitas para mais escolas e de forma diversificada.

7 7) - Manter o monitoramento por 4 dias.
Não Por que? É necessário ampliar para 5 dias, visando o melhor agendamento dos trabalhos realizados. 8) - Manter o monitoramento no período de março a maio. Sim

8 9) - Nos Estados que possuem estrutura, utilizar a vídeo conferência?
Sim 10) - O monitoramento do FNDE tem contribuído para divulgação das informações sobre os programas do livro, orientações e  capacitações?   Sim

9 SUGESTÕES Considerando a complexidade da logística para o monitoramento de todo o programa, sugere-se a descentralização das operações por regiões, com a criação de representações regionais do MEC, contando com técnicos para monitoramento mais próximo aos Estados. Realização de Encontros Regionais dos Programas do Livro, organizados pelo FNDE. Sugere-se a firmatura de Termo de Compromisso com as Secretarias de Educação Municipais, com vistas a maior envolvimento na operacionalização do Programa. Verificar uma forma para reunir as Secretarias Municipais e as Undimes para haver um maior comprometimento no monitoramento dos Programas.


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