A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO

4 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura
Compreender o conjunto do texto. 2ª leitura Marcar expressões e trechos significativos. Sublinhar, fazer anotações à margem. Compreender as ideias de cada parte do texto e as relações entre elas.

5 2º - Os Enunciados das Questões
Ler com atenção, sublinhando palavras que indiquem o objetivo das questões. Em seu sentido global, o texto discute Assinale a afirmação que está de acordo com o texto. De acordo com o texto, pode-se afirmar que

6 Quais propostas de reescrita mantêm o sentido do texto?
Quais propostas de reescrita mantêm a correção e o sentido do texto?

7 Da leitura do texto, podemos inferir que
Lembrando... Inferência é o processo de tirar conclusões, fazer deduções por raciocínio a partir de dados do texto.

8 Exemplo: Sem dúvida, há um “problema Pablo Neruda”. Foi o outro grande poeta chileno, seu contemporâneo Nicanor Parra quem o formulou com maliciosa concisão. Do fragmento “Foi o outro grande poeta chileno”, infere-se que houve apenas dois grandes poetas no Chile. Correto

9 Lembrando... Paráfrase Maneira diferente de dizer algo que já foi dito, frase sinônima de outra.

10 Considere as propostas de reescrita abaixo para o seguinte trecho do texto.
E logo o governo brasileiro recebe os emissários de Ford como costuma receber os americanos de modo geral: de braços abertos. I E logo os emissários americanos de Ford são recebidos como costuma o governo brasileiro receber de modo geral: de braços abertos. II- E logo os emissários de Ford são recebidos pelo governo brasileiro como costumam ser recebidos os americanos de modo em geral: de braços abertos. III- E logo os emissários de Ford são recebidos pelo governo brasileiro como este costuma receber os americanos de modo geral: de braços abertos.   Quais propostas mantêm a correção e o sentido do texto original?

11 3º - As Alternativas Analisar cada uma atentamente.
Eliminar as não adequadas ao enunciado da questão. Ler todas as outras alternativas, mesmo já tendo encontrado a correta. Voltar sempre ao texto quando houver dúvidas.

12 Partindo da unidade básica de funcionamento do cérebro, que é uma célula conhecida como neurônio, e comparando-a com a memória de um computador, percebe-se que as diferenças entre este e aquele são muitas. Isto porque o computador é um processador determinístico, operando sempre de acordo com as entradas. Já o cérebro humano é uma espécie de computador probabilístico, que funciona através de associações.

13 Partindo da unidade básica de funcionamento do cérebro, que é uma célula conhecida como neurônio, e comparando-a com a memória de um computador, percebe-se que as diferenças entre este e aquele são muitas. Isto porque o computador é um processador determinístico, operando sempre de acordo com as entradas. Já o cérebro humano é uma espécie de computador probabilístico, que funciona através de associações.

14 Cérebro x Computador Probabilístico Determinístico Palavras-chave
Funciona através de associações. Opera de acordo com as entradas.

15 Assinale a afirmativa que encontra suporte no texto.
(A) O computador, ao contrário do cérebro humano, determina as entradas de informação. (B) O cérebro humano tem seu funcionamento determinado pela entrada da informação na memória. (C) A diferença fundamental entre o cérebro humano e o computador reside nos princípios básicos de funcionamento de um e de outro. (D) A semelhança entre o computador e a memória humana está em que ambos funcionam de acordo com as probabilidades das informações neles armazenadas. (E) O cérebro humano e o computador, apesar das muitas diferenças entre eles, funcionam com a mesma unidade básica, o neurônio.

16 Assinale a afirmativa que encontra suporte no texto.
(A) O computador, ao contrário do cérebro humano, determina as entradas de informação. (B) O cérebro humano tem seu funcionamento determinado pela entrada da informação na memória. (C) A diferença fundamental entre o cérebro humano e o computador reside nos princípios básicos de funcionamento de um e de outro. (D) A semelhança entre o computador e a memória humana está em que ambos funcionam de acordo com as probabilidades das informações neles armazenadas. (E) O cérebro humano e o computador, apesar das muitas diferenças entre eles, funcionam com a mesma unidade básica, o neurônio.

17 Da leitura do texto, podemos inferir que
o computador poderá funcionar como um cérebro humano, caso se consiga acoplar neurônios a ele. (B) neurônio iguala, em seu funcionamento, a memória de um computador. (C) o cérebro e o computador são igualmente aptos a processar informações, ainda que a partir de comportamentos diferentes. (D) o cérebro humano, diferindo do computador em sua constituição, funciona, no entanto, da mesma maneira que este. (E) é possível criar máquinas copiando o funcionamento do cérebro humano.

18 Da leitura do texto, podemos inferir que
o computador poderá funcionar como um cérebro humano, caso se consiga acoplar neurônios a ele. (B) neurônio iguala, em seu funcionamento, a memória de um computador. (C) o cérebro e o computador são igualmente aptos a processar informações, ainda que a partir de comportamentos diferentes. (D) o cérebro humano, diferindo do computador em sua constituição, funciona, no entanto, da mesma maneira que este. (E) é possível criar máquinas copiando o funcionamento do cérebro humano.

19 Importante: O que está sendo avaliado é a sua compreensão daquilo que o texto apresenta, e não sua opinião sobre o texto ou sobre o tema em questão.

20


Carregar ppt "OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google