A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Igreja Medieval

4 Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa;
Terras doadas por fiéis ao longo da vida, pagamento de dízimo; Tribunal da Inquisição: descobrir, julgar e punir os hereges; auxiliaram os reis na repressão sócio-política de opositores; Tinham o poder sobre o nascimento, casamento, morte, tempo, etc.

5 O renascimento comercial
Impulsionado pelo fim das invasões, “Trégua de Deus”, “Asilos de Deus” e cruzadas. E a burguesia se organiza: as Corporações de Ofício. regular a produção,  fixar preços, garantir a qualidade do produto, impedir a entrada de concorrentes, organizar as festas do santo padroeiro da cidade. Seria possível unir os interesses da burguesia com o fortalecimento do poder do rei?

6 Crise do Século XIV Crise agrária: plantações não suportam a população, problemas climáticos; Crise monetária: falta de metais para o comércio com o Oriente; Crise populacional: fome; doenças; guerras; Crise Política: disputas nacionais; guerra dos 100 anos.

7

8 Renascimento das cidades

9

10

11

12

13

14

15

16 O renascimento cultural
Não negam a fé cristã; Valores greco-romanos: Humanismo: Racionalismo; Antropocentrismo; Individualismo Otimismo; Hedonismo

17 Por que a Itália? Concentração de mecenas (interesses burgueses)
* a Igreja também era mecenas; Capital do Império Romano; Importantes portos comerciais no Mediterrâneo; “Fuga de cérebros” de Constantinopla para Itália – 1453.

18

19 Limites do Renascimento
Movimento elitista – burguesia; Limitado pelo número de adeptos em função do forte analfabetismo; Limitado pelos interesses de seus defensores. Permanências medievais: forte misticismo e falta de liberdade religiosa.

20 Reforma Protestante

21 disputas políticas entre papas e reis desenvolvimento do nacionalismo
CAUSAS: disputas políticas entre papas e reis desenvolvimento do nacionalismo ascensão da burguesia choques ideológicos interesses pelos bens da Igreja Ambos questionam alguns dogmas da Igreja.

22 “Trazei o dinheiro. Salvai vossos antepassados
“Trazei o dinheiro! Salvai vossos antepassados! Assim que o dinheiro tilintar em nossa sacola, suas almas passarão imediatamente ao paraíso.” Pregação de indulgências – século XVI

23 Práticas da Igreja desde a Idade média
Venda de indulgências; Simonia; Bíblia somente em latim; Inquisição; Despreparo dos padres; Igreja Católica condenava os lucros e a riqueza: descontentamento da burguesia PRECURSORES: John Wyclif e Jon Huss

24 Martinho Lutero 95 teses ( 1517 ) contra a venda de perdão;
Defende a predestinação; A salvação pela fé; A livre leitura da bíblia em língua nacional; A submissão da Igreja ao Estado: teve o apoio de reis e príncipes. Condena o anabatismo

25 Dieta de Worms ( 1521) – condenação de Lutero por Carlos V.     
Dieta de Spira (1529) – tolerância ao luteranismo onde estivesse instalado: príncipes protestam. Paz de Augsburgo (1555) – vitória do luteranismo

26

27

28 João Calvino / John Knox
Criou o Calvinismo Predestinação aprovava o lucro e a riqueza através do trabalho Recebe apoio dos comerciantes Leva o luteranismo para a Escócia. Escócia: presbiterianos; França: huguenotes; Inglaterra: puritanos.

29 Anglicanismo - Inglaterra
Henrique VIII cria tensão com a Igreja: deseja separar-se; Diante da proibição da Santa Sé, o parlamento inglês aprova a separação em 1533. Em 1534 Henrique VIII cria a Igreja Anglicana. Confisca os bens da Igreja na Inglaterra.

30 Contra-Reforma Católica
O Concilio de Trento (1545): Decisões para combater o avanço protestante: Tribunal da Inquisição: combate aos "infiéis Index de Livros Proibidos Companhia de Jesus (1534)  jesuítas para divulgar e espalhar a religião católica. Tem forte atuação nas colônias da América.


Carregar ppt "A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google