A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 1"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 1
MF 8 de 97 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 1 Poderia haver uma ética não religiosa baseada numa concepção racional da dignidade da pessoa humana. Mas é difícil fundamentar valores universais válidos para todos os povos e que todos se sintam obrigados a praticá-los, sem recorrer a Deus. Pío XI não aceitou as tentativas de separar a moral da religião (nazismo) Pío XII: “Quando temerariamente se nega Deus, todo o princípio de moralidade fica a oscilar e perece, a voz da natureza cala-se ou pelo menos debilita-se paulatinamente” (Summi pontificatus 21). João XXIII: “A base dos preceitos morais é Deus. Se se nega a ideia de Deus, tais preceitos necessariamente se desintegram por completo” (Mater et magistra 208).

2 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 2
MF 9 de 97 O homem distingue-se dos outros animais porque pensa, é social e deve viver eticamente. Sendo um ser inteligente e livre, deve orientar os seus actos de modo racional, com pleno uso da sua inteligência e da sua liberdade responsável. Quando se considera que as normas morais estão impostas por agentes externos (família, sociedade, Estado, Religião, etc.) e ti- ram assim a liberdade, então ou se nega a ciência moral, ou se propõe uma doutrina ética que faz depender o juízo moral das circunstâncias, do fim que se tem ao actuar, das consequên- cias que advêm da acção, dos costumes de cada sociedade ou das valorações sociais de cada época histórica.

3 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 3
MF 10 de 97 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 3 Existe uma íntima relação entre Ética e Antropologia: a conduta que se proponha e exija ao homem depende do conceito que se tenha dele. Antropologia cristã: 1 O homem reflecte no seu próprio ser a “imagem” de Deus (criação). Tem de actuar em conformidade com esta dignidade. Novidade da graça baptismal: faz-nos filhos de Deus no Filho, participantes da natureza divina, identifi- ca-nos com Cristo. Por isso devemos actuar como Cristo actuou, seguir os seus passos. 2

4 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 4
MF 11 de 97 Outras características da antropologia cristã: Unidade da pessoa: o homem é pessoa na unidade de corpo e espírito. “A sua união constitui uma única na- tureza” (CCE 365). a A natureza humana foi ferida pelo pecado original. “Ignorar que o homem possui uma natureza ferida, inclinada para o mal, dá lugar a graves erros no domínio da educação, da política, da acção social e dos costumes“ (CCE 407). b O homem foi redimido e elevado à vida divina. A adopção filial torna o homem “capaz de actuar recta- mente e de praticar o bem. (...) O discípulo alcança a perfeição da caridade, a santidade. A vida moral, ama- durecida na graça, culmina em vida eterna” (CCE 1709). c

5 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 5
MF 12 de 97 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 5 Noções mestras da Moral Fundamental A liberdade: sem ela as acções não seriam ”morais”, pois não se poderiam imputar à pessoa. A consciência: ao modo como a razão elabora juízos teóricos sobre se algo é verdadeiro ou errado, de modo semelhante, a consciência emite “juízos práticos” acerca da bondade ou malícia de um acto. A norma moral: o cristão deve orientar a sua conduta em ordem a cumprir as normas morais que Deus ditou à huma- nidade (desde o Decálogo até ao mandamento novo do amor). A Moral tem que harmonizar libertade-consciência-norma.

6 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 6
MF 13 de 97 Para julgar da bondade ou malícia dos actos humanos há-de considerar-se, simultaneamente, um triplo critério: 1. A objectividade da acção que se realiza ou se omite; 2. O fim que persegue o sujeito ao actuar; 3. As condições em que se leva a cabo a acção ou as circunstâncias em que se encontra o sujeito. O objecto, o fim e as circunstâncias constituem-se em “fontes” da moralidade dos actos humanos.

7 FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 7
MF 14 de 97 “Em qualquer campo da vida pes- soal, familiar, social e política, a moral, que se baseia na verdade e que através dela se abre à autêntica liberdade, oferece um serviço origi- nal insubstituível e de enorme valor, não só para a pessoa e para o seu crescimento no bem, mas também para a sociedade e seu verdadeiro desenvol- vimento” (Veritatis splendor 101).


Carregar ppt "FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google